O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2602 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre as teorias pedagógicas e os materiais escolares, em particular o livro didático. Fundamenta-se nas teorias que enfocam o ensino a partir de uma visão dialética e histórico-antropológica. Reflete sobre as contribuições históricas, sociológicas, filosóficas e psicológicas que articuladas constroem um campo de saber no qual floresce o fazer pedagógico. Considera que as teorias pedagógicas influenciam o livro didático com implicações que determinam sua estruturação metodológica e conceitual. Destaca a importância de o professor posicionar-se diante dos fundamentos educacionais e de suas implicações no processo de escolha do livro didático. |
id |
IFRN-3_51a9318d05d1bd14e849c799b07fce06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2602 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICASEducação escolarTeorias pedagógicasLivro didático Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre as teorias pedagógicas e os materiais escolares, em particular o livro didático. Fundamenta-se nas teorias que enfocam o ensino a partir de uma visão dialética e histórico-antropológica. Reflete sobre as contribuições históricas, sociológicas, filosóficas e psicológicas que articuladas constroem um campo de saber no qual floresce o fazer pedagógico. Considera que as teorias pedagógicas influenciam o livro didático com implicações que determinam sua estruturação metodológica e conceitual. Destaca a importância de o professor posicionar-se diante dos fundamentos educacionais e de suas implicações no processo de escolha do livro didático.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/260210.15628/holos.2015.2602HOLOS; v. 6 (2015); 402-4141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2602/1238Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão de Carvalho Neto, Eulália Raquel2022-05-01T20:24:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2602Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:24:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS |
title |
O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS Gusmão de Carvalho Neto, Eulália Raquel Educação escolar Teorias pedagógicas Livro didático |
title_short |
O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS |
title_full |
O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS |
title_sort |
O LIVRO DIDÁTICO E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS |
author |
Gusmão de Carvalho Neto, Eulália Raquel |
author_facet |
Gusmão de Carvalho Neto, Eulália Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gusmão de Carvalho Neto, Eulália Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar Teorias pedagógicas Livro didático |
topic |
Educação escolar Teorias pedagógicas Livro didático |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre as teorias pedagógicas e os materiais escolares, em particular o livro didático. Fundamenta-se nas teorias que enfocam o ensino a partir de uma visão dialética e histórico-antropológica. Reflete sobre as contribuições históricas, sociológicas, filosóficas e psicológicas que articuladas constroem um campo de saber no qual floresce o fazer pedagógico. Considera que as teorias pedagógicas influenciam o livro didático com implicações que determinam sua estruturação metodológica e conceitual. Destaca a importância de o professor posicionar-se diante dos fundamentos educacionais e de suas implicações no processo de escolha do livro didático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2602 10.15628/holos.2015.2602 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2602 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.2602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2602/1238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2015); 402-414 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621013536768 |