MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mendonça, Aline, Costa, João Felipe Coimbra Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3727
Resumo: Diversos fatores interferem na eficiência do processamento mineral e seu correto entendimento melhora a performance operacional das plantas de beneficiamento. A geometalurgia tem se tornado uma ferramenta importante nesse cenário, pois o conhecimento das propriedades da rocha – como teor, associação mineralógica, dureza da rocha, composição química – e das variáveis de processo – recuperação mássica, consumo de energia – possibilitam uma análise econômica mais acurada do processo, melhoria no prognóstico do planejamento de lavra e na avaliação dos riscos do projeto. Além disso, ao identificar a distribuição espacial do material lavrado, é possível otimizar o desempenho da planta de beneficiamento, diminuindo o impacto causado pelas diferenças na qualidade do material a ser processado. A modelagem por métodos geoestatísticos das variáveis metalúrgicas e de processo é aplicada para aumentar a previsibilidade do material enviado para o tratamento e para o melhor direcionamento das rotas de processo. Este estudo consiste na modelagem geoestatística dos litotipos da jazida – inserida no mais importante distrito zincífero do Brasil – que impactam no processo mineral e no planejamento mineiro do empreendimento. A metodologia utilizada para esta modelagem consiste em definir, inicialmente, os parâmetros de relevância para o projeto e dividi-los em categorias de acordo com a similitude e conectividade espacial para que, desta maneira, seja possível elaborar os modelos multivariáveis. O resultado mostra a distribuição destes parâmetros ao longo da jazida permitindo a otimização as rotas de processo referentes ao tratamento do material lavrado. 
id IFRN-3_528dbb973d3a6f96dbdc06fe00ba54e7
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3727
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICAGeometalurgiageoestatísticamodelagemrotas de processoDiversos fatores interferem na eficiência do processamento mineral e seu correto entendimento melhora a performance operacional das plantas de beneficiamento. A geometalurgia tem se tornado uma ferramenta importante nesse cenário, pois o conhecimento das propriedades da rocha – como teor, associação mineralógica, dureza da rocha, composição química – e das variáveis de processo – recuperação mássica, consumo de energia – possibilitam uma análise econômica mais acurada do processo, melhoria no prognóstico do planejamento de lavra e na avaliação dos riscos do projeto. Além disso, ao identificar a distribuição espacial do material lavrado, é possível otimizar o desempenho da planta de beneficiamento, diminuindo o impacto causado pelas diferenças na qualidade do material a ser processado. A modelagem por métodos geoestatísticos das variáveis metalúrgicas e de processo é aplicada para aumentar a previsibilidade do material enviado para o tratamento e para o melhor direcionamento das rotas de processo. Este estudo consiste na modelagem geoestatística dos litotipos da jazida – inserida no mais importante distrito zincífero do Brasil – que impactam no processo mineral e no planejamento mineiro do empreendimento. A metodologia utilizada para esta modelagem consiste em definir, inicialmente, os parâmetros de relevância para o projeto e dividi-los em categorias de acordo com a similitude e conectividade espacial para que, desta maneira, seja possível elaborar os modelos multivariáveis. O resultado mostra a distribuição destes parâmetros ao longo da jazida permitindo a otimização as rotas de processo referentes ao tratamento do material lavrado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/372710.15628/holos.2015.3727HOLOS; v. 7 (2015); 65-711807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3727/1271Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, MaraMendonça, AlineCosta, João Felipe Coimbra Leite2022-05-01T20:23:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3727Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:23:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA
title MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA
spellingShingle MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA
Vieira, Mara
Geometalurgia
geoestatística
modelagem
rotas de processo
title_short MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA
title_full MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA
title_fullStr MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA
title_full_unstemmed MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA
title_sort MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS APLICADOS À MODELAGEM GEOMETALÚRGICA
author Vieira, Mara
author_facet Vieira, Mara
Mendonça, Aline
Costa, João Felipe Coimbra Leite
author_role author
author2 Mendonça, Aline
Costa, João Felipe Coimbra Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Mara
Mendonça, Aline
Costa, João Felipe Coimbra Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Geometalurgia
geoestatística
modelagem
rotas de processo
topic Geometalurgia
geoestatística
modelagem
rotas de processo
description Diversos fatores interferem na eficiência do processamento mineral e seu correto entendimento melhora a performance operacional das plantas de beneficiamento. A geometalurgia tem se tornado uma ferramenta importante nesse cenário, pois o conhecimento das propriedades da rocha – como teor, associação mineralógica, dureza da rocha, composição química – e das variáveis de processo – recuperação mássica, consumo de energia – possibilitam uma análise econômica mais acurada do processo, melhoria no prognóstico do planejamento de lavra e na avaliação dos riscos do projeto. Além disso, ao identificar a distribuição espacial do material lavrado, é possível otimizar o desempenho da planta de beneficiamento, diminuindo o impacto causado pelas diferenças na qualidade do material a ser processado. A modelagem por métodos geoestatísticos das variáveis metalúrgicas e de processo é aplicada para aumentar a previsibilidade do material enviado para o tratamento e para o melhor direcionamento das rotas de processo. Este estudo consiste na modelagem geoestatística dos litotipos da jazida – inserida no mais importante distrito zincífero do Brasil – que impactam no processo mineral e no planejamento mineiro do empreendimento. A metodologia utilizada para esta modelagem consiste em definir, inicialmente, os parâmetros de relevância para o projeto e dividi-los em categorias de acordo com a similitude e conectividade espacial para que, desta maneira, seja possível elaborar os modelos multivariáveis. O resultado mostra a distribuição destes parâmetros ao longo da jazida permitindo a otimização as rotas de processo referentes ao tratamento do material lavrado. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3727
10.15628/holos.2015.3727
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3727
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.3727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3727/1271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2015); 65-71
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621874417664