ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, M. L. M. de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Aquino, J. A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87
Resumo: A flotação é um dos processos de concentração mais utilizados na indústria mineral, possibilitando o aproveitamento de minérios complexos e/ou de baixo teor de forma econômica e com rendimentos satisfatórios. A importância desse processo tem motivado o desenvolvimento de novos equipamentos dentre os quais se destaca a coluna de flotação. As melhorias substanciais das características dos concentrados obtidos nas colunas em diversas unidades industriais, operando com diferentes tipos de minérios, somadas ao melhor desempenho metalúrgico e à economia nos custos de capital e de operação, demonstram a importância desse equipamento para a indústria mineral. Tais fatores têm sido decisivos para a aplicação das colunas em processos de flotação, tanto para novos projetos, como para expansões industriais. O sucesso das instalações industriais de colunas de flotação depende substancialmente das bases consideradas no scale up e do projeto do equipamento. O primeiro passo consiste na realização de teste de flotação em uma unidade piloto que permita definir as condições de flotação e os resultados que serão obtidos. Os parâmetros definidos em escala piloto são aplicados a modelos matemáticos específicos que permitem o escalonamento e projeto final. Esses modelos assumem simplificações que acarretam diferenças na resposta metalúrgica das colunas industriais, quando comparadas aos resultados dos testes piloto. Além disso, as colunas de flotação são operadas freqüentemente de forma similar às células mecânicas convencionais sem considerar as diferenças entre esses equipamentos, principalmente no que se refere à geometria (relação altura/diâmetro efetivo), à adição de água de lavagem, a ausência de agitação mecânica e ao sistema de geração de bolhas, contribuindo para obtenção de rendimentos metalúrgicos inferiores aos esperados. Apresenta-se neste trabalho uma abordagem específica sobre os principais problemas encontrados na operação de colunas industriais. Palavras-chave: flotação, coluna, scale up.
id IFRN-3_606eb3acaee91c27c84ca4d3013ba4a1
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/87
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃOA flotação é um dos processos de concentração mais utilizados na indústria mineral, possibilitando o aproveitamento de minérios complexos e/ou de baixo teor de forma econômica e com rendimentos satisfatórios. A importância desse processo tem motivado o desenvolvimento de novos equipamentos dentre os quais se destaca a coluna de flotação. As melhorias substanciais das características dos concentrados obtidos nas colunas em diversas unidades industriais, operando com diferentes tipos de minérios, somadas ao melhor desempenho metalúrgico e à economia nos custos de capital e de operação, demonstram a importância desse equipamento para a indústria mineral. Tais fatores têm sido decisivos para a aplicação das colunas em processos de flotação, tanto para novos projetos, como para expansões industriais. O sucesso das instalações industriais de colunas de flotação depende substancialmente das bases consideradas no scale up e do projeto do equipamento. O primeiro passo consiste na realização de teste de flotação em uma unidade piloto que permita definir as condições de flotação e os resultados que serão obtidos. Os parâmetros definidos em escala piloto são aplicados a modelos matemáticos específicos que permitem o escalonamento e projeto final. Esses modelos assumem simplificações que acarretam diferenças na resposta metalúrgica das colunas industriais, quando comparadas aos resultados dos testes piloto. Além disso, as colunas de flotação são operadas freqüentemente de forma similar às células mecânicas convencionais sem considerar as diferenças entre esses equipamentos, principalmente no que se refere à geometria (relação altura/diâmetro efetivo), à adição de água de lavagem, a ausência de agitação mecânica e ao sistema de geração de bolhas, contribuindo para obtenção de rendimentos metalúrgicos inferiores aos esperados. Apresenta-se neste trabalho uma abordagem específica sobre os principais problemas encontrados na operação de colunas industriais. Palavras-chave: flotação, coluna, scale up.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2007-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8710.15628/holos.2006.87HOLOS; v. 1 (2006); 44-521807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87/91Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, M. L. M. deAquino, J. A. de2022-05-01T20:54:01Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/87Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:54:01Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO
title ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO
spellingShingle ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO
Oliveira, M. L. M. de
title_short ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO
title_full ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO
title_fullStr ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO
title_full_unstemmed ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO
title_sort ASPECTOS RELEVANTES DAS COLUNAS DE FLOTAÇÃO
author Oliveira, M. L. M. de
author_facet Oliveira, M. L. M. de
Aquino, J. A. de
author_role author
author2 Aquino, J. A. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, M. L. M. de
Aquino, J. A. de
description A flotação é um dos processos de concentração mais utilizados na indústria mineral, possibilitando o aproveitamento de minérios complexos e/ou de baixo teor de forma econômica e com rendimentos satisfatórios. A importância desse processo tem motivado o desenvolvimento de novos equipamentos dentre os quais se destaca a coluna de flotação. As melhorias substanciais das características dos concentrados obtidos nas colunas em diversas unidades industriais, operando com diferentes tipos de minérios, somadas ao melhor desempenho metalúrgico e à economia nos custos de capital e de operação, demonstram a importância desse equipamento para a indústria mineral. Tais fatores têm sido decisivos para a aplicação das colunas em processos de flotação, tanto para novos projetos, como para expansões industriais. O sucesso das instalações industriais de colunas de flotação depende substancialmente das bases consideradas no scale up e do projeto do equipamento. O primeiro passo consiste na realização de teste de flotação em uma unidade piloto que permita definir as condições de flotação e os resultados que serão obtidos. Os parâmetros definidos em escala piloto são aplicados a modelos matemáticos específicos que permitem o escalonamento e projeto final. Esses modelos assumem simplificações que acarretam diferenças na resposta metalúrgica das colunas industriais, quando comparadas aos resultados dos testes piloto. Além disso, as colunas de flotação são operadas freqüentemente de forma similar às células mecânicas convencionais sem considerar as diferenças entre esses equipamentos, principalmente no que se refere à geometria (relação altura/diâmetro efetivo), à adição de água de lavagem, a ausência de agitação mecânica e ao sistema de geração de bolhas, contribuindo para obtenção de rendimentos metalúrgicos inferiores aos esperados. Apresenta-se neste trabalho uma abordagem específica sobre os principais problemas encontrados na operação de colunas industriais. Palavras-chave: flotação, coluna, scale up.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87
10.15628/holos.2006.87
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87
identifier_str_mv 10.15628/holos.2006.87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/87/91
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2006); 44-52
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617225031680