RELAÇÕES E INTERAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA COM AS TECNOLOGIAS
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/945 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação sinalizam possíveis transformações e uma reforma nos sistemas de educação; sabe-se que as mídias por si só, tomadas isoladamente, não irão influenciar o desempenho dos estudantes. É com essa crença que neste trabalho objetiva-se investigar como ocorrem as relações e interações dos professores de Ciências e Matemática com as Tecnologias. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 57 professores que trabalham com o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Médio. Alguns dos resultados foram: a maioria dos professores possui uma relação e interação amigável com a informática e com a internet, entretanto as relações e interações com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e com os Objetos de Aprendizagem são incipientes; alguns professores utilizam tecnologias em seu trabalho docente; recebeu destaque o uso da internet e do e-mail; a maior parte dos professores reconheceu a potencialidade das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem; os professores apontam muitas vantagens e desvantagens para o uso das tecnologias aplicadas à educação. |
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RELAÇÕES E INTERAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA COM AS TECNOLOGIASAs Tecnologias da Informação e Comunicação sinalizam possíveis transformações e uma reforma nos sistemas de educação; sabe-se que as mídias por si só, tomadas isoladamente, não irão influenciar o desempenho dos estudantes. É com essa crença que neste trabalho objetiva-se investigar como ocorrem as relações e interações dos professores de Ciências e Matemática com as Tecnologias. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 57 professores que trabalham com o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Médio. Alguns dos resultados foram: a maioria dos professores possui uma relação e interação amigável com a informática e com a internet, entretanto as relações e interações com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e com os Objetos de Aprendizagem são incipientes; alguns professores utilizam tecnologias em seu trabalho docente; recebeu destaque o uso da internet e do e-mail; a maior parte dos professores reconheceu a potencialidade das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem; os professores apontam muitas vantagens e desvantagens para o uso das tecnologias aplicadas à educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/94510.15628/holos.2012.945HOLOS; v. 4 (2012); 226-2411807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/945/584Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Ivo de JesusAmaral, Luiz Henrique2022-05-01T20:38:12Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/945Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:12Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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