USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Silvio Roberto de Lucena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Thaís Estevão dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1850
Resumo: Entre as várias fontes para produção de energia, a biomassa vegetal apresenta um grande potencial de crescimento nos próximos anos. O objetivo deste estudo foi a avaliação das propriedades físicas, químicas e energéticas de algumas biomassas agrícolas plantadas (capim elefante e capim vertiver); biomassa disponível em corpos hídricos superficiais (macrófita) e biomassas advindas de explorações florestais (carnaúba e palmeira real), para a produção de briquetes visando a utilização deste combustível sólido nas cerâmicas vermelhas estruturais na região do baixo-açu no Rio Grande do Norte. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC) com 3 repetições para cada espécie investigada., totalizando 15 parcelas experimentais (5 biomassas X 3 repetições). Foram analisados também as densidades e o Poder Calorífico Superior de diferentes composições (blends) de capim elefante e palha de carnaúba. Os resultados mostram que os briquetes oriundos das biomassas vegetais como palha de carnaúba e capim elefante, apresentam grandes potenciais para o uso na geração de energia térmica nos fornos existentes das cerâmicas da região e que essas biomassas podem ser utilizadas na fabricação de briquetes, tanto de forma individual, como misturadas em blends de diferentes composições, visando a manutenção de fabricação de briquetes ao longo de todo o ano agrícola apresentando uma maior regularidade das características físico-térmicas dos mesmos.
id IFRN-3_66eed7b2584f95732913229d1529f356
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1850
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOSEntre as várias fontes para produção de energia, a biomassa vegetal apresenta um grande potencial de crescimento nos próximos anos. O objetivo deste estudo foi a avaliação das propriedades físicas, químicas e energéticas de algumas biomassas agrícolas plantadas (capim elefante e capim vertiver); biomassa disponível em corpos hídricos superficiais (macrófita) e biomassas advindas de explorações florestais (carnaúba e palmeira real), para a produção de briquetes visando a utilização deste combustível sólido nas cerâmicas vermelhas estruturais na região do baixo-açu no Rio Grande do Norte. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC) com 3 repetições para cada espécie investigada., totalizando 15 parcelas experimentais (5 biomassas X 3 repetições). Foram analisados também as densidades e o Poder Calorífico Superior de diferentes composições (blends) de capim elefante e palha de carnaúba. Os resultados mostram que os briquetes oriundos das biomassas vegetais como palha de carnaúba e capim elefante, apresentam grandes potenciais para o uso na geração de energia térmica nos fornos existentes das cerâmicas da região e que essas biomassas podem ser utilizadas na fabricação de briquetes, tanto de forma individual, como misturadas em blends de diferentes composições, visando a manutenção de fabricação de briquetes ao longo de todo o ano agrícola apresentando uma maior regularidade das características físico-térmicas dos mesmos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/185010.15628/holos.2013.1850HOLOS; v. 5 (2013); 19-271807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1850/723Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Silvio Roberto de LucenaSantos, Thaís Estevão dos2022-05-01T20:35:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1850Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:35:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS
title USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS
spellingShingle USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS
Tavares, Silvio Roberto de Lucena
title_short USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS
title_full USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS
title_fullStr USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS
title_full_unstemmed USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS
title_sort USO DE DIFERENTES FONTES DE BIOMASSA VEGETAL PARA A PRODUCÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS SÓLIDOS
author Tavares, Silvio Roberto de Lucena
author_facet Tavares, Silvio Roberto de Lucena
Santos, Thaís Estevão dos
author_role author
author2 Santos, Thaís Estevão dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Silvio Roberto de Lucena
Santos, Thaís Estevão dos
description Entre as várias fontes para produção de energia, a biomassa vegetal apresenta um grande potencial de crescimento nos próximos anos. O objetivo deste estudo foi a avaliação das propriedades físicas, químicas e energéticas de algumas biomassas agrícolas plantadas (capim elefante e capim vertiver); biomassa disponível em corpos hídricos superficiais (macrófita) e biomassas advindas de explorações florestais (carnaúba e palmeira real), para a produção de briquetes visando a utilização deste combustível sólido nas cerâmicas vermelhas estruturais na região do baixo-açu no Rio Grande do Norte. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC) com 3 repetições para cada espécie investigada., totalizando 15 parcelas experimentais (5 biomassas X 3 repetições). Foram analisados também as densidades e o Poder Calorífico Superior de diferentes composições (blends) de capim elefante e palha de carnaúba. Os resultados mostram que os briquetes oriundos das biomassas vegetais como palha de carnaúba e capim elefante, apresentam grandes potenciais para o uso na geração de energia térmica nos fornos existentes das cerâmicas da região e que essas biomassas podem ser utilizadas na fabricação de briquetes, tanto de forma individual, como misturadas em blends de diferentes composições, visando a manutenção de fabricação de briquetes ao longo de todo o ano agrícola apresentando uma maior regularidade das características físico-térmicas dos mesmos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1850
10.15628/holos.2013.1850
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1850
identifier_str_mv 10.15628/holos.2013.1850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1850/723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2013); 19-27
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620219764736