O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grangeiro, Rebeca da Rocha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6256
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como artesãos significam o trabalho que realizam. Para coleta de dados, utilizamos versão reduzida do instrumento de pesquisa construído pela equipe Meaning of Work International Research Team – MOW – durante os anos 1980, traduzido e validado no Brasil por Soares (1992). Conforme orientação do modelo teórico adotado, o significado do trabalho é analisado a partir de três dimensões: centralidade do trabalho, normas sociais do trabalho e resultados e objetivos valorizados do trabalho. A partir da realização de análises estatísticas descritivas examinamos o comportamento da amostra de artesãos investigados frente às dimensões que integram o modelo de significado do trabalho da equipe MOW (1987). Adicionalmente, operamos a comparação entre médias de quatro perfis de artesãos, para as dimensões citadas. A média de centralidade absoluta do trabalho para os artesãos é alta e não foi observada diferença relevante entre as médias dos quatro perfis analisados. Quanto à centralidade relativa, o trabalho obteve segunda maior média. Os artesãos do Cariri cearense apresentaram uma adesão levemente superior às normas de direitos quando comparadas às normas de deveres. No exame da dimensão resultados esperados do trabalho, encontramos diferenças entre as médias dos quatro perfis e na ordem dos resultados mais valorizados.
id IFRN-3_68dbe0700a7c08e39aa745a927cbf015
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6256
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSESignificado do trabalhotrabalho artesanalcentralidade do trabalhodireitos e deveres do trabalhoresultados esperados do trabalho.O objetivo deste artigo é analisar como artesãos significam o trabalho que realizam. Para coleta de dados, utilizamos versão reduzida do instrumento de pesquisa construído pela equipe Meaning of Work International Research Team – MOW – durante os anos 1980, traduzido e validado no Brasil por Soares (1992). Conforme orientação do modelo teórico adotado, o significado do trabalho é analisado a partir de três dimensões: centralidade do trabalho, normas sociais do trabalho e resultados e objetivos valorizados do trabalho. A partir da realização de análises estatísticas descritivas examinamos o comportamento da amostra de artesãos investigados frente às dimensões que integram o modelo de significado do trabalho da equipe MOW (1987). Adicionalmente, operamos a comparação entre médias de quatro perfis de artesãos, para as dimensões citadas. A média de centralidade absoluta do trabalho para os artesãos é alta e não foi observada diferença relevante entre as médias dos quatro perfis analisados. Quanto à centralidade relativa, o trabalho obteve segunda maior média. Os artesãos do Cariri cearense apresentaram uma adesão levemente superior às normas de direitos quando comparadas às normas de deveres. No exame da dimensão resultados esperados do trabalho, encontramos diferenças entre as médias dos quatro perfis e na ordem dos resultados mais valorizados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/625610.15628/holos.2018.6256HOLOS; v. 2 (2018); 190-2061807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6256/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrangeiro, Rebeca da RochaBastos, Antonio Virgílio Bittencourt2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6256Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
title O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
spellingShingle O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
Grangeiro, Rebeca da Rocha
Significado do trabalho
trabalho artesanal
centralidade do trabalho
direitos e deveres do trabalho
resultados esperados do trabalho.
title_short O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
title_full O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
title_fullStr O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
title_full_unstemmed O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
title_sort O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA OS ARTESÃOS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
author Grangeiro, Rebeca da Rocha
author_facet Grangeiro, Rebeca da Rocha
Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt
author_role author
author2 Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grangeiro, Rebeca da Rocha
Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Significado do trabalho
trabalho artesanal
centralidade do trabalho
direitos e deveres do trabalho
resultados esperados do trabalho.
topic Significado do trabalho
trabalho artesanal
centralidade do trabalho
direitos e deveres do trabalho
resultados esperados do trabalho.
description O objetivo deste artigo é analisar como artesãos significam o trabalho que realizam. Para coleta de dados, utilizamos versão reduzida do instrumento de pesquisa construído pela equipe Meaning of Work International Research Team – MOW – durante os anos 1980, traduzido e validado no Brasil por Soares (1992). Conforme orientação do modelo teórico adotado, o significado do trabalho é analisado a partir de três dimensões: centralidade do trabalho, normas sociais do trabalho e resultados e objetivos valorizados do trabalho. A partir da realização de análises estatísticas descritivas examinamos o comportamento da amostra de artesãos investigados frente às dimensões que integram o modelo de significado do trabalho da equipe MOW (1987). Adicionalmente, operamos a comparação entre médias de quatro perfis de artesãos, para as dimensões citadas. A média de centralidade absoluta do trabalho para os artesãos é alta e não foi observada diferença relevante entre as médias dos quatro perfis analisados. Quanto à centralidade relativa, o trabalho obteve segunda maior média. Os artesãos do Cariri cearense apresentaram uma adesão levemente superior às normas de direitos quando comparadas às normas de deveres. No exame da dimensão resultados esperados do trabalho, encontramos diferenças entre as médias dos quatro perfis e na ordem dos resultados mais valorizados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6256
10.15628/holos.2018.6256
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6256
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.6256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6256/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2018); 190-206
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623713619968