ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benigno, Rute Carolina da Cunha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa Neto, Leão Xavier da, Cunha, Magnus Kelly Moura da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6487
Resumo: A educação ambiental tradicional não tem sido eficaz quanto à transformação das relações do homem com a natureza na direção do equilíbrio ecológico. O objetivo deste trabalho foi conhecer os significados de elementos de natureza presentes na música de Luiz Gonzaga, a fim de compreender a relação homem-natureza vivenciada pelo sertanejo do Nordeste. Para tal, foram selecionadas 10 músicas da obra de Luiz Gonzaga, as quais foram analisadas através da teoria/análise dialógica do discurso segundo Bakhtin, considerando a situação extraverbal de cada enunciação. Assim, foi revelado que a obra de Luiz Gonzaga possui elementos da natureza com relevantes significados que contribuem para a construção de uma relação mais estreita do homem nordestino com a natureza. Por isso, nos propomos a apresentar, como alternativa ao ensino tradicional, o uso da música como recurso metodológico, por ser essa expressão artística um grande veículo de significados, isto é, uma linguagem capaz de mobilizar as subjetividades dos alunos, facilitando, assim, a interiorização dos significados pertinentes.
id IFRN-3_69f1f2646dbf1e0159db83a890c9699b
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6487
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação AmbientalLuiz GonzagaEtnomusicologiaBakhtinA educação ambiental tradicional não tem sido eficaz quanto à transformação das relações do homem com a natureza na direção do equilíbrio ecológico. O objetivo deste trabalho foi conhecer os significados de elementos de natureza presentes na música de Luiz Gonzaga, a fim de compreender a relação homem-natureza vivenciada pelo sertanejo do Nordeste. Para tal, foram selecionadas 10 músicas da obra de Luiz Gonzaga, as quais foram analisadas através da teoria/análise dialógica do discurso segundo Bakhtin, considerando a situação extraverbal de cada enunciação. Assim, foi revelado que a obra de Luiz Gonzaga possui elementos da natureza com relevantes significados que contribuem para a construção de uma relação mais estreita do homem nordestino com a natureza. Por isso, nos propomos a apresentar, como alternativa ao ensino tradicional, o uso da música como recurso metodológico, por ser essa expressão artística um grande veículo de significados, isto é, uma linguagem capaz de mobilizar as subjetividades dos alunos, facilitando, assim, a interiorização dos significados pertinentes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/648710.15628/holos.2017.6487HOLOS; v. 7 (2017); 344-3641807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6487/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenigno, Rute Carolina da CunhaCosta Neto, Leão Xavier daCunha, Magnus Kelly Moura da2022-05-01T19:33:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6487Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Benigno, Rute Carolina da Cunha
Educação Ambiental
Luiz Gonzaga
Etnomusicologia
Bakhtin
title_short ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort ESTUDO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NA OBRA DE LUIZ GONZAGA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Benigno, Rute Carolina da Cunha
author_facet Benigno, Rute Carolina da Cunha
Costa Neto, Leão Xavier da
Cunha, Magnus Kelly Moura da
author_role author
author2 Costa Neto, Leão Xavier da
Cunha, Magnus Kelly Moura da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benigno, Rute Carolina da Cunha
Costa Neto, Leão Xavier da
Cunha, Magnus Kelly Moura da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Luiz Gonzaga
Etnomusicologia
Bakhtin
topic Educação Ambiental
Luiz Gonzaga
Etnomusicologia
Bakhtin
description A educação ambiental tradicional não tem sido eficaz quanto à transformação das relações do homem com a natureza na direção do equilíbrio ecológico. O objetivo deste trabalho foi conhecer os significados de elementos de natureza presentes na música de Luiz Gonzaga, a fim de compreender a relação homem-natureza vivenciada pelo sertanejo do Nordeste. Para tal, foram selecionadas 10 músicas da obra de Luiz Gonzaga, as quais foram analisadas através da teoria/análise dialógica do discurso segundo Bakhtin, considerando a situação extraverbal de cada enunciação. Assim, foi revelado que a obra de Luiz Gonzaga possui elementos da natureza com relevantes significados que contribuem para a construção de uma relação mais estreita do homem nordestino com a natureza. Por isso, nos propomos a apresentar, como alternativa ao ensino tradicional, o uso da música como recurso metodológico, por ser essa expressão artística um grande veículo de significados, isto é, uma linguagem capaz de mobilizar as subjetividades dos alunos, facilitando, assim, a interiorização dos significados pertinentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6487
10.15628/holos.2017.6487
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6487
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.6487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6487/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2017); 344-364
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623780728832