REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Lídia D. A. de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Harima, Eiji, Leite, José Yvan Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/140
Resumo: O presente trabalho visa à caracterização tecnológica do resíduo de caulim do ponto de vista cerâmico, gerado por pequenos mineradores da região da Província Pegmatítica de Borborema do Seridó do APL (Arranjo Produtivo Local) de Base Mineral. Estas plantas operam com até 55% de recuperação levando a rejeito com ricos. O artigo apresenta resultados de análises química, mineralógica e térmica. Também foram abordados ensaios físicos-mecânicos para verificar a retração linear de queima, a absorção de água, porosidade aparente, resistência à flexão, além da análise da microestrutura dos corpos-de-prova sinterizados a 1450ºC. Os corpos-de-prova do caulim adquirido a partir do rejeito apresentaram maior retração linear de queima do que o rejeito obtido pela moagem passante de 80 mesh para as temperaturas de 950ºC, 1250ºC e 1450ºC. Em relação à absorção de água e a porosidade aparente o rejeito moído apresentou melhores resultados. Os resultados da caracterização tecnológica apontam para as possíveis aplicações desses materiais nos diversos setores produtivos, substituindo parcial ou totalmente o caulim pelo rejeito na massa cerâmica para uso em cerâmica branca, e conseqüentemente abrir novas oportunidades e dar maior sustentabilidade para as empresas locais. PALAVRAS-CHAVE: Rejeito de caulim; caracterização tecnológica; cerâmica branca.
id IFRN-3_6de81ce453d636a1af7f966bbded378c
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/140
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCAO presente trabalho visa à caracterização tecnológica do resíduo de caulim do ponto de vista cerâmico, gerado por pequenos mineradores da região da Província Pegmatítica de Borborema do Seridó do APL (Arranjo Produtivo Local) de Base Mineral. Estas plantas operam com até 55% de recuperação levando a rejeito com ricos. O artigo apresenta resultados de análises química, mineralógica e térmica. Também foram abordados ensaios físicos-mecânicos para verificar a retração linear de queima, a absorção de água, porosidade aparente, resistência à flexão, além da análise da microestrutura dos corpos-de-prova sinterizados a 1450ºC. Os corpos-de-prova do caulim adquirido a partir do rejeito apresentaram maior retração linear de queima do que o rejeito obtido pela moagem passante de 80 mesh para as temperaturas de 950ºC, 1250ºC e 1450ºC. Em relação à absorção de água e a porosidade aparente o rejeito moído apresentou melhores resultados. Os resultados da caracterização tecnológica apontam para as possíveis aplicações desses materiais nos diversos setores produtivos, substituindo parcial ou totalmente o caulim pelo rejeito na massa cerâmica para uso em cerâmica branca, e conseqüentemente abrir novas oportunidades e dar maior sustentabilidade para as empresas locais. PALAVRAS-CHAVE: Rejeito de caulim; caracterização tecnológica; cerâmica branca.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2008-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14010.15628/holos.2007.140HOLOS; v. 3 (2007); 212-2221807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/140/130Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Lídia D. A. deHarima, EijiLeite, José Yvan Pereira2022-05-01T20:51:39Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/140Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:51:39Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCA
title REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCA
spellingShingle REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCA
Sousa, Lídia D. A. de
title_short REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCA
title_full REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCA
title_fullStr REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCA
title_full_unstemmed REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCA
title_sort REJEITO DE CAULIM DE APL DE PEGMATITO DO RN/PB – UMA FONTE PROMISSORA PARA CERÂMICA BRANCA
author Sousa, Lídia D. A. de
author_facet Sousa, Lídia D. A. de
Harima, Eiji
Leite, José Yvan Pereira
author_role author
author2 Harima, Eiji
Leite, José Yvan Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Lídia D. A. de
Harima, Eiji
Leite, José Yvan Pereira
description O presente trabalho visa à caracterização tecnológica do resíduo de caulim do ponto de vista cerâmico, gerado por pequenos mineradores da região da Província Pegmatítica de Borborema do Seridó do APL (Arranjo Produtivo Local) de Base Mineral. Estas plantas operam com até 55% de recuperação levando a rejeito com ricos. O artigo apresenta resultados de análises química, mineralógica e térmica. Também foram abordados ensaios físicos-mecânicos para verificar a retração linear de queima, a absorção de água, porosidade aparente, resistência à flexão, além da análise da microestrutura dos corpos-de-prova sinterizados a 1450ºC. Os corpos-de-prova do caulim adquirido a partir do rejeito apresentaram maior retração linear de queima do que o rejeito obtido pela moagem passante de 80 mesh para as temperaturas de 950ºC, 1250ºC e 1450ºC. Em relação à absorção de água e a porosidade aparente o rejeito moído apresentou melhores resultados. Os resultados da caracterização tecnológica apontam para as possíveis aplicações desses materiais nos diversos setores produtivos, substituindo parcial ou totalmente o caulim pelo rejeito na massa cerâmica para uso em cerâmica branca, e conseqüentemente abrir novas oportunidades e dar maior sustentabilidade para as empresas locais. PALAVRAS-CHAVE: Rejeito de caulim; caracterização tecnológica; cerâmica branca.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/140
10.15628/holos.2007.140
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/140
identifier_str_mv 10.15628/holos.2007.140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/140/130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2007); 212-222
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617558478848