EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3197 |
Resumo: | A proposição básica deste artigo é apresentar um estudo exploratório acerca de violência e sociedade com ênfase em estudos sobre violência juvenil. Objetiva-se, assim, compreender o fenômeno da violência de forma situada nos espaços nos quais os jovens se inserem no Brasil, visando detectar os prolegômenos que incidem sobre as práticas de violência: sofrida e cometida por jovens. Assim, apreende-se a problemática que envolve a violência em suas diversas modalidades e dimensões, inserida no contexto histórico das sociedades do Século XXI, por meio de estudos em autores que discutem sobre o tema no cenário mundial e brasileiro; bem como apresentando dados disponibilizados em domínio público sobre violência e sociedade no Brasil. Considera-se que, a violência vivenciada pelos jovens tem consequências e repercussões em suas vidas e na sociedade. Desse modo, requer compreendê-la como prática social aética, como um impedimento de fato; uma ação contrária a qualquer processo socializador. |
id |
IFRN-3_709d30f3bb39da32400e2e77b7b4bc1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3197 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENILEducaçãoViolênciaJuventudeSocializaçãoPráticas violentasA proposição básica deste artigo é apresentar um estudo exploratório acerca de violência e sociedade com ênfase em estudos sobre violência juvenil. Objetiva-se, assim, compreender o fenômeno da violência de forma situada nos espaços nos quais os jovens se inserem no Brasil, visando detectar os prolegômenos que incidem sobre as práticas de violência: sofrida e cometida por jovens. Assim, apreende-se a problemática que envolve a violência em suas diversas modalidades e dimensões, inserida no contexto histórico das sociedades do Século XXI, por meio de estudos em autores que discutem sobre o tema no cenário mundial e brasileiro; bem como apresentando dados disponibilizados em domínio público sobre violência e sociedade no Brasil. Considera-se que, a violência vivenciada pelos jovens tem consequências e repercussões em suas vidas e na sociedade. Desse modo, requer compreendê-la como prática social aética, como um impedimento de fato; uma ação contrária a qualquer processo socializador.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/319710.15628/holos.2015.3197HOLOS; v. 4 (2015): Edição Especial - Dossiê Educação e Juventude; 52-621807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3197/1126Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Adriana Aparecida2022-05-01T20:25:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3197Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENIL |
title |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENIL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENIL Souza, Adriana Aparecida Educação Violência Juventude Socialização Práticas violentas |
title_short |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENIL |
title_full |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENIL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENIL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENIL |
title_sort |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS MEANDROS DA VIOLÊNCIA JUVENIL |
author |
Souza, Adriana Aparecida |
author_facet |
Souza, Adriana Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Adriana Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Violência Juventude Socialização Práticas violentas |
topic |
Educação Violência Juventude Socialização Práticas violentas |
description |
A proposição básica deste artigo é apresentar um estudo exploratório acerca de violência e sociedade com ênfase em estudos sobre violência juvenil. Objetiva-se, assim, compreender o fenômeno da violência de forma situada nos espaços nos quais os jovens se inserem no Brasil, visando detectar os prolegômenos que incidem sobre as práticas de violência: sofrida e cometida por jovens. Assim, apreende-se a problemática que envolve a violência em suas diversas modalidades e dimensões, inserida no contexto histórico das sociedades do Século XXI, por meio de estudos em autores que discutem sobre o tema no cenário mundial e brasileiro; bem como apresentando dados disponibilizados em domínio público sobre violência e sociedade no Brasil. Considera-se que, a violência vivenciada pelos jovens tem consequências e repercussões em suas vidas e na sociedade. Desse modo, requer compreendê-la como prática social aética, como um impedimento de fato; uma ação contrária a qualquer processo socializador. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3197 10.15628/holos.2015.3197 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3197 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.3197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3197/1126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2015): Edição Especial - Dossiê Educação e Juventude; 52-62 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621434015744 |