PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzinghy, Douglas Batista
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Vladmir Kronemberger, Schneider, Claudio Luiz, Galéry, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1748
Resumo: Uma campanha de testes em escala piloto com um moinho VertiMill foi realizada com amostras de minério de ferro e de minério de cobre da Vale S.A com o objetivo de avaliar a aplicação deste tipo de equipamento em moagens primárias. Os profissionais envolvidos no dimensionamento de novos circuito de moagem tem discutido bastante sobre qual metodologia utilizar para dimensionar os moinhos VertiMill. Este trabalho apresentada uma nova metodologia para escalonamento e simulação de moinho VertiMill através do modelo do balanço populacional utilizando parâmetros de quebra determinados através de um moinho de bolas tubular em escala de laboratório. O teste requer pequenas quantidades de amostras e pode ser realizado em qualquer laboratório de processo que possua um moinho de bolas para testes. Para a determinação dos parâmetros de quebra foi utilizado um software específico denominado BatchMillTM, que interpola as várias curvas granulométricas geradas nos testes de bancada de forma a obter parâmetros de quebra que representem uma ampla faixa de operação do moinho VertiMill. Estes parâmetros de quebra foram utilizados para simulação dos testes em escala piloto utilizando o software ModsimTM, que simula a operação de equipamentos de moagem e classificação. Os resultados obtidos nas simulações indicam que é possível prever a distribuição granulométrica do produto do moinho VertMill com precisão aceitável utilizando a metodologia proposta.
id IFRN-3_72a9b6d71428d1074bae9de459ac7366
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1748
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILLVertiMillMoagemSimulaçãoDimensionamentoUma campanha de testes em escala piloto com um moinho VertiMill foi realizada com amostras de minério de ferro e de minério de cobre da Vale S.A com o objetivo de avaliar a aplicação deste tipo de equipamento em moagens primárias. Os profissionais envolvidos no dimensionamento de novos circuito de moagem tem discutido bastante sobre qual metodologia utilizar para dimensionar os moinhos VertiMill. Este trabalho apresentada uma nova metodologia para escalonamento e simulação de moinho VertiMill através do modelo do balanço populacional utilizando parâmetros de quebra determinados através de um moinho de bolas tubular em escala de laboratório. O teste requer pequenas quantidades de amostras e pode ser realizado em qualquer laboratório de processo que possua um moinho de bolas para testes. Para a determinação dos parâmetros de quebra foi utilizado um software específico denominado BatchMillTM, que interpola as várias curvas granulométricas geradas nos testes de bancada de forma a obter parâmetros de quebra que representem uma ampla faixa de operação do moinho VertiMill. Estes parâmetros de quebra foram utilizados para simulação dos testes em escala piloto utilizando o software ModsimTM, que simula a operação de equipamentos de moagem e classificação. Os resultados obtidos nas simulações indicam que é possível prever a distribuição granulométrica do produto do moinho VertMill com precisão aceitável utilizando a metodologia proposta.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/174810.15628/holos.2014.1748HOLOS; v. 4 (2014); 126-1341807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1748/pdf_57Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzinghy, Douglas BatistaAlves, Vladmir KronembergerSchneider, Claudio LuizGaléry, Roberto2022-05-01T20:32:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1748Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:32:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILL
title PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILL
spellingShingle PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILL
Mazzinghy, Douglas Batista
VertiMill
Moagem
Simulação
Dimensionamento
title_short PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILL
title_full PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILL
title_fullStr PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILL
title_full_unstemmed PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILL
title_sort PREVISÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE PRODUTO DE MOINHO VERTIMILL
author Mazzinghy, Douglas Batista
author_facet Mazzinghy, Douglas Batista
Alves, Vladmir Kronemberger
Schneider, Claudio Luiz
Galéry, Roberto
author_role author
author2 Alves, Vladmir Kronemberger
Schneider, Claudio Luiz
Galéry, Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzinghy, Douglas Batista
Alves, Vladmir Kronemberger
Schneider, Claudio Luiz
Galéry, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv VertiMill
Moagem
Simulação
Dimensionamento
topic VertiMill
Moagem
Simulação
Dimensionamento
description Uma campanha de testes em escala piloto com um moinho VertiMill foi realizada com amostras de minério de ferro e de minério de cobre da Vale S.A com o objetivo de avaliar a aplicação deste tipo de equipamento em moagens primárias. Os profissionais envolvidos no dimensionamento de novos circuito de moagem tem discutido bastante sobre qual metodologia utilizar para dimensionar os moinhos VertiMill. Este trabalho apresentada uma nova metodologia para escalonamento e simulação de moinho VertiMill através do modelo do balanço populacional utilizando parâmetros de quebra determinados através de um moinho de bolas tubular em escala de laboratório. O teste requer pequenas quantidades de amostras e pode ser realizado em qualquer laboratório de processo que possua um moinho de bolas para testes. Para a determinação dos parâmetros de quebra foi utilizado um software específico denominado BatchMillTM, que interpola as várias curvas granulométricas geradas nos testes de bancada de forma a obter parâmetros de quebra que representem uma ampla faixa de operação do moinho VertiMill. Estes parâmetros de quebra foram utilizados para simulação dos testes em escala piloto utilizando o software ModsimTM, que simula a operação de equipamentos de moagem e classificação. Os resultados obtidos nas simulações indicam que é possível prever a distribuição granulométrica do produto do moinho VertMill com precisão aceitável utilizando a metodologia proposta.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1748
10.15628/holos.2014.1748
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1748
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.1748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1748/pdf_57
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2014); 126-134
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620125392896