ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcoverde, Sálvio Napoleão Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cortez, Jorge Wilson, Pereira, Janiellle de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6418
Resumo: O uso agrícola e a retirada da caatinga podem alterar a qualidade dos atributos físicos do solo do semiárido nordestino. Assim, objetivou-se avaliar as alterações de atributos físicos do solo sob diferentes usos na região do semiárido baiano. Foram selecionadas vinte e quatro propriedades rurais localizadas nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé e Remanso. Em cada propriedade foram coletadas três amostras de solo, compostas a partir de dez amostras simples, nas camadas de 0,00-0,10; 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m, tanto na área agrícola como na área de caatinga, perfazendo 18 amostras, a fim de avaliar os atributos físicos: diâmetro médio ponderado (DMP), diâmetro médio geométrico (DMG), densidade do solo (Ds), porosidade total do solo (Pt), argila (ARG), silte (SIL), areia (ARE), grau de floculação (GF) e argila dispersa em água (ADA). Os dados foram submetidos ao teste t de Student para comparação das médias de cada atributo entre as áreas e, em seguida à análise multivariada pela técnica de análise de componentes principais (ACP). A conversão da caatinga em sistemas agrícolas promove mudanças nos atributos físicos do solo, sugerindo efeito do manejo agrícola. A partir do uso da ACP, os atributos relacionados à estruturação (DMG, DMP, Ds, Pt) mostraram-se sensíveis às alterações nas áreas com uso agrícola dos municípios. A variabilidade de classes de solos estudados influencia as alterações na camada de 0,20-0,40 m, onde a textura condiciona à estruturação.
id IFRN-3_762c140a23072eb41ca3907ba2422a45
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6418
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANOComponente principalQualidade do soloSolos arenososVegetação nativaO uso agrícola e a retirada da caatinga podem alterar a qualidade dos atributos físicos do solo do semiárido nordestino. Assim, objetivou-se avaliar as alterações de atributos físicos do solo sob diferentes usos na região do semiárido baiano. Foram selecionadas vinte e quatro propriedades rurais localizadas nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé e Remanso. Em cada propriedade foram coletadas três amostras de solo, compostas a partir de dez amostras simples, nas camadas de 0,00-0,10; 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m, tanto na área agrícola como na área de caatinga, perfazendo 18 amostras, a fim de avaliar os atributos físicos: diâmetro médio ponderado (DMP), diâmetro médio geométrico (DMG), densidade do solo (Ds), porosidade total do solo (Pt), argila (ARG), silte (SIL), areia (ARE), grau de floculação (GF) e argila dispersa em água (ADA). Os dados foram submetidos ao teste t de Student para comparação das médias de cada atributo entre as áreas e, em seguida à análise multivariada pela técnica de análise de componentes principais (ACP). A conversão da caatinga em sistemas agrícolas promove mudanças nos atributos físicos do solo, sugerindo efeito do manejo agrícola. A partir do uso da ACP, os atributos relacionados à estruturação (DMG, DMP, Ds, Pt) mostraram-se sensíveis às alterações nas áreas com uso agrícola dos municípios. A variabilidade de classes de solos estudados influencia as alterações na camada de 0,20-0,40 m, onde a textura condiciona à estruturação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/641810.15628/holos.2018.6418HOLOS; v. 5 (2018); 65-771807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6418/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessArcoverde, Sálvio Napoleão SoaresCortez, Jorge WilsonPereira, Janiellle de Souza2022-05-01T19:30:51Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6418Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:51Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANO
title ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANO
spellingShingle ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANO
Arcoverde, Sálvio Napoleão Soares
Componente principal
Qualidade do solo
Solos arenosos
Vegetação nativa
title_short ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANO
title_full ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANO
title_fullStr ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANO
title_full_unstemmed ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANO
title_sort ATRIBUTOS FÍSICOS DE SOLOS EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS NO SEMIÁRIDO BAIANO
author Arcoverde, Sálvio Napoleão Soares
author_facet Arcoverde, Sálvio Napoleão Soares
Cortez, Jorge Wilson
Pereira, Janiellle de Souza
author_role author
author2 Cortez, Jorge Wilson
Pereira, Janiellle de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcoverde, Sálvio Napoleão Soares
Cortez, Jorge Wilson
Pereira, Janiellle de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Componente principal
Qualidade do solo
Solos arenosos
Vegetação nativa
topic Componente principal
Qualidade do solo
Solos arenosos
Vegetação nativa
description O uso agrícola e a retirada da caatinga podem alterar a qualidade dos atributos físicos do solo do semiárido nordestino. Assim, objetivou-se avaliar as alterações de atributos físicos do solo sob diferentes usos na região do semiárido baiano. Foram selecionadas vinte e quatro propriedades rurais localizadas nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé e Remanso. Em cada propriedade foram coletadas três amostras de solo, compostas a partir de dez amostras simples, nas camadas de 0,00-0,10; 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m, tanto na área agrícola como na área de caatinga, perfazendo 18 amostras, a fim de avaliar os atributos físicos: diâmetro médio ponderado (DMP), diâmetro médio geométrico (DMG), densidade do solo (Ds), porosidade total do solo (Pt), argila (ARG), silte (SIL), areia (ARE), grau de floculação (GF) e argila dispersa em água (ADA). Os dados foram submetidos ao teste t de Student para comparação das médias de cada atributo entre as áreas e, em seguida à análise multivariada pela técnica de análise de componentes principais (ACP). A conversão da caatinga em sistemas agrícolas promove mudanças nos atributos físicos do solo, sugerindo efeito do manejo agrícola. A partir do uso da ACP, os atributos relacionados à estruturação (DMG, DMP, Ds, Pt) mostraram-se sensíveis às alterações nas áreas com uso agrícola dos municípios. A variabilidade de classes de solos estudados influencia as alterações na camada de 0,20-0,40 m, onde a textura condiciona à estruturação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6418
10.15628/holos.2018.6418
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6418
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.6418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6418/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2018); 65-77
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623761854464