REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4759 |
Resumo: | Este texto parte de um recorte da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Mestrado – UFPel, na qual se objetivou investigar as percepções, os sentidos e a construção de identidades de alunos do quinto ano do ensino fundamental em contato com as imagens da cultura visual contemporânea. Procurei ainda verificar as possibilidades de mudança na apreensão destas imagens, proporcionadas pelas atividades desenvolvidas nas aulas de Artes Visuais, por meio de uma educação crítica e estética. As referências fundamentais são: Hernández (2000; 2007), que aborda a importância do trabalho com as imagens da cultura visual na escola ; Hall (2005), que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno e Meira e Pillotto (2010) que refletem sobre o afeto como fator essencial nos processos de ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados através de registros fotográficos, das imagens produzidas pelos alunos e dos relatos escritos pelos mesmos. Fundamentados com base no referencial proposto, os dados da pesquisa revelaram que é possível realizar um trabalho utilizando imagens e objetos do cotidiano dos estudantes, promovendo uma educação crítica e estética dos alunos a partir destas visualidades. Ainda, é relevante salientar que os estudantes demonstraram processos de identificação, pertencimento e afetos e memórias em relação às imagens escolhidas por eles para o trabalho realizado em sala de aula. |
id |
IFRN-3_7d14785425329a22cfd575182239d664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/4759 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAISCultura visualEnsino de Artes VisuaisidentidadeafetoEste texto parte de um recorte da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Mestrado – UFPel, na qual se objetivou investigar as percepções, os sentidos e a construção de identidades de alunos do quinto ano do ensino fundamental em contato com as imagens da cultura visual contemporânea. Procurei ainda verificar as possibilidades de mudança na apreensão destas imagens, proporcionadas pelas atividades desenvolvidas nas aulas de Artes Visuais, por meio de uma educação crítica e estética. As referências fundamentais são: Hernández (2000; 2007), que aborda a importância do trabalho com as imagens da cultura visual na escola ; Hall (2005), que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno e Meira e Pillotto (2010) que refletem sobre o afeto como fator essencial nos processos de ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados através de registros fotográficos, das imagens produzidas pelos alunos e dos relatos escritos pelos mesmos. Fundamentados com base no referencial proposto, os dados da pesquisa revelaram que é possível realizar um trabalho utilizando imagens e objetos do cotidiano dos estudantes, promovendo uma educação crítica e estética dos alunos a partir destas visualidades. Ainda, é relevante salientar que os estudantes demonstraram processos de identificação, pertencimento e afetos e memórias em relação às imagens escolhidas por eles para o trabalho realizado em sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/475910.15628/holos.2018.4759HOLOS; v. 7 (2018); 77-901807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4759/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUZA, FABIANA LOPES2022-05-01T19:30:15Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4759Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:15Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS |
title |
REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS |
spellingShingle |
REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS DE SOUZA, FABIANA LOPES Cultura visual Ensino de Artes Visuais identidade afeto |
title_short |
REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS |
title_full |
REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS |
title_fullStr |
REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS |
title_full_unstemmed |
REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS |
title_sort |
REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS |
author |
DE SOUZA, FABIANA LOPES |
author_facet |
DE SOUZA, FABIANA LOPES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE SOUZA, FABIANA LOPES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura visual Ensino de Artes Visuais identidade afeto |
topic |
Cultura visual Ensino de Artes Visuais identidade afeto |
description |
Este texto parte de um recorte da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Mestrado – UFPel, na qual se objetivou investigar as percepções, os sentidos e a construção de identidades de alunos do quinto ano do ensino fundamental em contato com as imagens da cultura visual contemporânea. Procurei ainda verificar as possibilidades de mudança na apreensão destas imagens, proporcionadas pelas atividades desenvolvidas nas aulas de Artes Visuais, por meio de uma educação crítica e estética. As referências fundamentais são: Hernández (2000; 2007), que aborda a importância do trabalho com as imagens da cultura visual na escola ; Hall (2005), que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno e Meira e Pillotto (2010) que refletem sobre o afeto como fator essencial nos processos de ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados através de registros fotográficos, das imagens produzidas pelos alunos e dos relatos escritos pelos mesmos. Fundamentados com base no referencial proposto, os dados da pesquisa revelaram que é possível realizar um trabalho utilizando imagens e objetos do cotidiano dos estudantes, promovendo uma educação crítica e estética dos alunos a partir destas visualidades. Ainda, é relevante salientar que os estudantes demonstraram processos de identificação, pertencimento e afetos e memórias em relação às imagens escolhidas por eles para o trabalho realizado em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4759 10.15628/holos.2018.4759 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4759 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.4759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4759/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 7 (2018); 77-90 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622720618496 |