GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/719 |
Resumo: | Quando falamos em equação do segundo grau, é imediata a associação com a fórmula geral atribuída erroneamente à Bháskara no Brasil. Isto se deve ao uso exagerado e, muitas vezes, exclusivo dessa fórmula. O objetivo desse trabalho é incentivar e discutir a relevância e a abrangência de outros métodos de resolução de equações do segundo grau que atualmente tem sido deixado de lado pela maioria dos professores brasileiros, tais como: um método geométrico presente em “Os Elementos” de Euclides, o completamento de quadrados (onde demonstraremos a fórmula geral através do raciocínio geométrico – adição de áreas) e o método da soma e produto (no qual apresentaremos um artifício que amplia o seu uso para raízes fracionárias). |
id |
IFRN-3_7d86189bef187eff2458d8b6df2a806a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/719 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU?Quando falamos em equação do segundo grau, é imediata a associação com a fórmula geral atribuída erroneamente à Bháskara no Brasil. Isto se deve ao uso exagerado e, muitas vezes, exclusivo dessa fórmula. O objetivo desse trabalho é incentivar e discutir a relevância e a abrangência de outros métodos de resolução de equações do segundo grau que atualmente tem sido deixado de lado pela maioria dos professores brasileiros, tais como: um método geométrico presente em “Os Elementos” de Euclides, o completamento de quadrados (onde demonstraremos a fórmula geral através do raciocínio geométrico – adição de áreas) e o método da soma e produto (no qual apresentaremos um artifício que amplia o seu uso para raízes fracionárias).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/71910.15628/holos.2013.719HOLOS; v. 6 (2013); 149-1601807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/719/763Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuaranta, FranciscoLourenco, Emanuel GomesAlves, Aluízio SantosMedeiros, I. S.2022-05-01T20:34:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/719Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:34:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU? |
title |
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU? |
spellingShingle |
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU? Quaranta, Francisco |
title_short |
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU? |
title_full |
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU? |
title_fullStr |
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU? |
title_full_unstemmed |
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU? |
title_sort |
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU? |
author |
Quaranta, Francisco |
author_facet |
Quaranta, Francisco Lourenco, Emanuel Gomes Alves, Aluízio Santos Medeiros, I. S. |
author_role |
author |
author2 |
Lourenco, Emanuel Gomes Alves, Aluízio Santos Medeiros, I. S. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaranta, Francisco Lourenco, Emanuel Gomes Alves, Aluízio Santos Medeiros, I. S. |
description |
Quando falamos em equação do segundo grau, é imediata a associação com a fórmula geral atribuída erroneamente à Bháskara no Brasil. Isto se deve ao uso exagerado e, muitas vezes, exclusivo dessa fórmula. O objetivo desse trabalho é incentivar e discutir a relevância e a abrangência de outros métodos de resolução de equações do segundo grau que atualmente tem sido deixado de lado pela maioria dos professores brasileiros, tais como: um método geométrico presente em “Os Elementos” de Euclides, o completamento de quadrados (onde demonstraremos a fórmula geral através do raciocínio geométrico – adição de áreas) e o método da soma e produto (no qual apresentaremos um artifício que amplia o seu uso para raízes fracionárias). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/719 10.15628/holos.2013.719 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/719 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2013.719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/719/763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2013); 149-160 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951618545188864 |