Organização do trabalho e formação dos trabalhadores numa microárea do Programa Saúde na Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7136 |
Resumo: | O Programa Saúde na Escola (PSE) situa-se no contexto das políticas públicas de saúde implementadas nas primeiras décadas desse século, as quais têm ampliado as possibilidades de acesso à informação e aos serviços de saúde dos sujeitos sociais, constituindo importante iniciativa para a ampliação da cidadania e dos direitos sociais. Apesar do significativo número pesquisas sobre o Programa, a formação dos profissionais que nele atuam, condição para seu sucesso, tem recebido muito pouca atenção. A partir de nossa experiência como profissionais em programas de educação e saúde e como pesquisadores da área da educação, nosso objetivo no presente artigo é descrever e analisar as práticas educativas de formação dos trabalhadores que atuam no PSE na microárea de um município de médio porte do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Realizado entre os anos de 2014 e 2016, com metodologia qualitativa e análise documental, o estudo teve como sujeitos profissionais da área da saúde e da educação, com os quais foram aplicadas entrevistas que posteriormente foram objeto da análise de seu conteúdo. Os resultados revelam a precariedade das condições de formação dos profissionais que atuam no PSE e suas iniciativas para superar as limitações impostas por estas condições, além de reafirmar a importância do Programa para a realidade escolar. |
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