INVESTIGAÇÃO NUMÉRICA DA IMPORTÂNCIA DE ARMADURAS DE FRETAGEM EM VIGAS PÓS-TRACIONADAS NÃO ADERENTES
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9566 |
Resumo: | No concreto protendido, em razão da aplicação da força de protensão, a região das ancoragens é submetida à elevadas tensões. Ao longo de um trecho, denominado comprimento de regularização, a distribuição dessas tensões não é uniforme, estando a tensão de compressão, atuante na direção longitudinal do elemento estrutural, acompanhada de tensões nas direções transversais. Para resistir aos esforços transversais de tração, faz-se necessário a adoção de armaduras complementares, denominadas armaduras de fretagem, comumente utilizadas na forma de espirais, estribos secundários ou a combinação de ambos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo investigar o comportamento e a distribuição de tensões ao longo do comprimento de regularização de elementos protendidos, avaliando numericamente no software Abaqus® a influência e importância de armaduras de fretagem em tais elementos. Para tanto, foram simulados dois modelos numéricos, VE e VEF, com mesma quantidade de armadura longitudinal e transversal, diferenciando somente pelo fato de o modelo VEF possuir 3 estribos adicionais de fretagem em cada uma das extremidades da viga. No modelo VE o valor da tensão na armadura atingiu a tensão de escoamento do aço, situação indesejável em condições de serviço, enquanto no modelo VEF a tensão foi aproximadamente 20% menor, evidenciando, portanto, a importância de armaduras de fretagem em atendimento à segurança de vigas pós-tracionadas sem aderência. |
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INVESTIGAÇÃO NUMÉRICA DA IMPORTÂNCIA DE ARMADURAS DE FRETAGEM EM VIGAS PÓS-TRACIONADAS NÃO ADERENTESConcreto protendidopós-traçãocomprimento de regularizaçãosimulação numérica.No concreto protendido, em razão da aplicação da força de protensão, a região das ancoragens é submetida à elevadas tensões. Ao longo de um trecho, denominado comprimento de regularização, a distribuição dessas tensões não é uniforme, estando a tensão de compressão, atuante na direção longitudinal do elemento estrutural, acompanhada de tensões nas direções transversais. Para resistir aos esforços transversais de tração, faz-se necessário a adoção de armaduras complementares, denominadas armaduras de fretagem, comumente utilizadas na forma de espirais, estribos secundários ou a combinação de ambos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo investigar o comportamento e a distribuição de tensões ao longo do comprimento de regularização de elementos protendidos, avaliando numericamente no software Abaqus® a influência e importância de armaduras de fretagem em tais elementos. Para tanto, foram simulados dois modelos numéricos, VE e VEF, com mesma quantidade de armadura longitudinal e transversal, diferenciando somente pelo fato de o modelo VEF possuir 3 estribos adicionais de fretagem em cada uma das extremidades da viga. No modelo VE o valor da tensão na armadura atingiu a tensão de escoamento do aço, situação indesejável em condições de serviço, enquanto no modelo VEF a tensão foi aproximadamente 20% menor, evidenciando, portanto, a importância de armaduras de fretagem em atendimento à segurança de vigas pós-tracionadas sem aderência.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/956610.15628/holos.2020.9566HOLOS; v. 3 (2020); 1-181807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9566/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, João Paulo BoffNicoletti, Renato SilvaWolenski, Anderson Renato VobornikSouza, Alex Sander Clemente deChristoforo, André Luis2022-05-01T19:16:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9566Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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