Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, José Yvan Pereira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araújo, André Luis Calado
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/679
Resumo: O quarto volume da Revista HOLOS de 2011 vem a público durante as comemorações do 102º aniversário desta grande rede chamada Instituto Federal do Rio Grande do Norte, no momento em que a Instituição vive um importante processo de internacionalização, com sua inserção no Programa Sem Fronteiras do Governo Brasileiro, além dos programas de cooperação com liceus e universidades franceses e com a Universidade do Minho, de Portugal. A HOLOS completa oito anos ininterruptos de publicação desde sua opção pela via digital, o que a elevou a patamares importantes de acesso (download) em todo o mundo. Atualmente, o periódico alcança os vários continentes com 6,5% dos seus acessos advindos do exterior. A internacionalização da ciência brasileira também nos obriga a pensar em apresentar os artigos em português e inglês, o que vem sendo analisado, para implantação a partir de 2012. Este volume traz quinze artigos originários das seguintes instituições: IFRN, IFPB, IFMA, IFMT, UNESP, UFRN, UFERSA, UERN, UFPI e UFCG. Trata-se de contribuições nas mais diversas áreas, incluindo as engenharias ambiental, de materiais, química, sanitária, alimentos, bem como as áreas de geociências, de ensino de ciências, de filosofia e (auto) formação docente. O primeiro artigo aborda os ciclos de cheias e secas do rio Cuiabá/MT, buscando mostrar como influenciam as relações sociais, culturais e econômicas da região, em especial a pesca e a qualidade de vida das suas comunidades ribeirinhas, que dependem da saúde ambiental do bioma. O segundo artigo, por sua vez, apresenta uma avaliação da qualidade da água do rio Açu/RN, usada na irrigação, no período compreendido entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010. Uma análise da situação de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nas secretarias de finanças, infraestrutura, saúde, meio ambiente e urbanismo do município de São Gonçalo do Amarante/RN é o tema do terceiro artigo. Já o quarto trabalho apresenta uma estudo da gestão da coleta seletiva dos resíduos sólidos pelo poder público municipal em Mossoró-RN. O estudo traz informações sobre a infraestrutura das associações que operam o sistema, e revela que, apesar do avanço, o sistema precisa ser ampliado para atender a totalidade da cidade. No quinto artigo, apresenta-se uma avaliação dos níveis de ruído no ambiente da biblioteca Tebyreça de Oliveira, considerando suas influências no desempenho de estudo dos estudantes. Os valores encontrados apontam para a necessidade de uma intervenção no sistema. Quanto ao sexto artigo, tem-se uma análise comparativa das propriedades termofísicas do gelo com fluidos secundários convencionais de uma fase usados em sistemas de refrigeração. O trabalho de número sete aborda a aplicação de compósitos com componente ecológica de sisal utilizada no tecido e matriz de resina poliéster. Os resultados dos testes de desempenho mecânico apresentam valores competitivos com aqueles convencionais. No que se refere aos dois trabalhos seguintes, estes apresentam estudos de caracterização de materiais, sendo que o primeiro analisa as características de SnO2 dopado com níquel e o segundo analisa as propriedades elétricas do SiO2 dopado com Bi2O3 sobre as propriedades elétricas e dielétricas do BaTiO3. Na sequência, a avaliação sensorial de goiabas passas obtida por técnicas combinadas de desidratação osmótica e secagem constitui o foco do décimo artigo. O décimo primeiro artigo discorre sobre a caracterização físico-química e sensorial de vinhos brancos da região do noroeste do Estado de São Paulo. Os quatro artigos seguintes trazem importantes contribuições na área de ensino, cujos objetos de investigação demonstram que a política pública educacional do governo federal foi acertada ao implantar o ensino de licenciaturas nos Institutos Federais. Assim, na área de ensino de geociência, enfocada no décimo segundo artigo, verifica-se uma técnica de replicação de fosseis de foraminífera a partir do reaproveitamento de isopor, cuja utilização foi testada com alunos do curso técnico de Mineração do IFPB. Na área de ensino de ciências, enfocada no artigo de número 13, é feito um resgate da sua evolução e suas metodologias para a inserção da história e filosofia em atividades experimentais. Nesse mesmo contexto, o décimo quarto artigo trata da filosofia aplicada na educação de jovens e adultos, sendo realizada uma contextualização histórica e apresentados os desafios da contemporaneidade. O estudo foi realizado no Campus Macau do IFRN. E, por último, mas não menos importante, o décimo quinto artigo, que é proveniente do Campus Ipanguaçu do IFRN, traz um estudo que busca estabelecer relações entre a pesquisa autobiográfica e a autoformação crítica de professores de Língua Inglesa, tendo como principal referência o pensamento do educador Paulo Freire. Finalizando mais esta edição, aproveitamos para parabenizar os autores pela publicação na HOLOS e agradecer aos avaliadores ad hoc pela valiosa colaboração na análise do material apresentado ao periódico. Fica, então, nosso convite à leitura e à interação! Os Editores Prof. José Yvan Pereira Leite e Prof. André Luis Calado de Araújo
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Este volume traz quinze artigos originários das seguintes instituições: IFRN, IFPB, IFMA, IFMT, UNESP, UFRN, UFERSA, UERN, UFPI e UFCG. Trata-se de contribuições nas mais diversas áreas, incluindo as engenharias ambiental, de materiais, química, sanitária, alimentos, bem como as áreas de geociências, de ensino de ciências, de filosofia e (auto) formação docente. O primeiro artigo aborda os ciclos de cheias e secas do rio Cuiabá/MT, buscando mostrar como influenciam as relações sociais, culturais e econômicas da região, em especial a pesca e a qualidade de vida das suas comunidades ribeirinhas, que dependem da saúde ambiental do bioma. O segundo artigo, por sua vez, apresenta uma avaliação da qualidade da água do rio Açu/RN, usada na irrigação, no período compreendido entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010. 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Quanto ao sexto artigo, tem-se uma análise comparativa das propriedades termofísicas do gelo com fluidos secundários convencionais de uma fase usados em sistemas de refrigeração. O trabalho de número sete aborda a aplicação de compósitos com componente ecológica de sisal utilizada no tecido e matriz de resina poliéster. Os resultados dos testes de desempenho mecânico apresentam valores competitivos com aqueles convencionais. No que se refere aos dois trabalhos seguintes, estes apresentam estudos de caracterização de materiais, sendo que o primeiro analisa as características de SnO2 dopado com níquel e o segundo analisa as propriedades elétricas do SiO2 dopado com Bi2O3 sobre as propriedades elétricas e dielétricas do BaTiO3. Na sequência, a avaliação sensorial de goiabas passas obtida por técnicas combinadas de desidratação osmótica e secagem constitui o foco do décimo artigo. O décimo primeiro artigo discorre sobre a caracterização físico-química e sensorial de vinhos brancos da região do noroeste do Estado de São Paulo. Os quatro artigos seguintes trazem importantes contribuições na área de ensino, cujos objetos de investigação demonstram que a política pública educacional do governo federal foi acertada ao implantar o ensino de licenciaturas nos Institutos Federais. Assim, na área de ensino de geociência, enfocada no décimo segundo artigo, verifica-se uma técnica de replicação de fosseis de foraminífera a partir do reaproveitamento de isopor, cuja utilização foi testada com alunos do curso técnico de Mineração do IFPB. Na área de ensino de ciências, enfocada no artigo de número 13, é feito um resgate da sua evolução e suas metodologias para a inserção da história e filosofia em atividades experimentais. Nesse mesmo contexto, o décimo quarto artigo trata da filosofia aplicada na educação de jovens e adultos, sendo realizada uma contextualização histórica e apresentados os desafios da contemporaneidade. O estudo foi realizado no Campus Macau do IFRN. E, por último, mas não menos importante, o décimo quinto artigo, que é proveniente do Campus Ipanguaçu do IFRN, traz um estudo que busca estabelecer relações entre a pesquisa autobiográfica e a autoformação crítica de professores de Língua Inglesa, tendo como principal referência o pensamento do educador Paulo Freire. Finalizando mais esta edição, aproveitamos para parabenizar os autores pela publicação na HOLOS e agradecer aos avaliadores ad hoc pela valiosa colaboração na análise do material apresentado ao periódico. Fica, então, nosso convite à leitura e à interação! 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Este volume traz quinze artigos originários das seguintes instituições: IFRN, IFPB, IFMA, IFMT, UNESP, UFRN, UFERSA, UERN, UFPI e UFCG. Trata-se de contribuições nas mais diversas áreas, incluindo as engenharias ambiental, de materiais, química, sanitária, alimentos, bem como as áreas de geociências, de ensino de ciências, de filosofia e (auto) formação docente. O primeiro artigo aborda os ciclos de cheias e secas do rio Cuiabá/MT, buscando mostrar como influenciam as relações sociais, culturais e econômicas da região, em especial a pesca e a qualidade de vida das suas comunidades ribeirinhas, que dependem da saúde ambiental do bioma. O segundo artigo, por sua vez, apresenta uma avaliação da qualidade da água do rio Açu/RN, usada na irrigação, no período compreendido entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010. Uma análise da situação de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nas secretarias de finanças, infraestrutura, saúde, meio ambiente e urbanismo do município de São Gonçalo do Amarante/RN é o tema do terceiro artigo. Já o quarto trabalho apresenta uma estudo da gestão da coleta seletiva dos resíduos sólidos pelo poder público municipal em Mossoró-RN. O estudo traz informações sobre a infraestrutura das associações que operam o sistema, e revela que, apesar do avanço, o sistema precisa ser ampliado para atender a totalidade da cidade. No quinto artigo, apresenta-se uma avaliação dos níveis de ruído no ambiente da biblioteca Tebyreça de Oliveira, considerando suas influências no desempenho de estudo dos estudantes. Os valores encontrados apontam para a necessidade de uma intervenção no sistema. Quanto ao sexto artigo, tem-se uma análise comparativa das propriedades termofísicas do gelo com fluidos secundários convencionais de uma fase usados em sistemas de refrigeração. O trabalho de número sete aborda a aplicação de compósitos com componente ecológica de sisal utilizada no tecido e matriz de resina poliéster. Os resultados dos testes de desempenho mecânico apresentam valores competitivos com aqueles convencionais. No que se refere aos dois trabalhos seguintes, estes apresentam estudos de caracterização de materiais, sendo que o primeiro analisa as características de SnO2 dopado com níquel e o segundo analisa as propriedades elétricas do SiO2 dopado com Bi2O3 sobre as propriedades elétricas e dielétricas do BaTiO3. Na sequência, a avaliação sensorial de goiabas passas obtida por técnicas combinadas de desidratação osmótica e secagem constitui o foco do décimo artigo. O décimo primeiro artigo discorre sobre a caracterização físico-química e sensorial de vinhos brancos da região do noroeste do Estado de São Paulo. Os quatro artigos seguintes trazem importantes contribuições na área de ensino, cujos objetos de investigação demonstram que a política pública educacional do governo federal foi acertada ao implantar o ensino de licenciaturas nos Institutos Federais. Assim, na área de ensino de geociência, enfocada no décimo segundo artigo, verifica-se uma técnica de replicação de fosseis de foraminífera a partir do reaproveitamento de isopor, cuja utilização foi testada com alunos do curso técnico de Mineração do IFPB. Na área de ensino de ciências, enfocada no artigo de número 13, é feito um resgate da sua evolução e suas metodologias para a inserção da história e filosofia em atividades experimentais. Nesse mesmo contexto, o décimo quarto artigo trata da filosofia aplicada na educação de jovens e adultos, sendo realizada uma contextualização histórica e apresentados os desafios da contemporaneidade. O estudo foi realizado no Campus Macau do IFRN. E, por último, mas não menos importante, o décimo quinto artigo, que é proveniente do Campus Ipanguaçu do IFRN, traz um estudo que busca estabelecer relações entre a pesquisa autobiográfica e a autoformação crítica de professores de Língua Inglesa, tendo como principal referência o pensamento do educador Paulo Freire. Finalizando mais esta edição, aproveitamos para parabenizar os autores pela publicação na HOLOS e agradecer aos avaliadores ad hoc pela valiosa colaboração na análise do material apresentado ao periódico. Fica, então, nosso convite à leitura e à interação! Os Editores Prof. José Yvan Pereira Leite e Prof. André Luis Calado de Araújo
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