ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Carmo, Sheila Schuindt
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Uliana, Daniel, Kahn, Henrique, Tassinari, Maria Manuela Le
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1772
Resumo: O crescimento da produção e do valor do minério de ferro frente a aumentos de demanda tem levado as mineradoras a buscar a ampliação de suas reservas a partir de recursos minerais de baixo teor. O intemperismo atuante sobre eles resulta em composições mineralógicas e aspectos de associação mineral diversa, especialmente em relação aos conteúdos de goethita e argilominerais, implicando na necessidade de estudos detalhados para avaliação da qualidade dos produtos passíveis de serem obtidos, quanto a teores de SiO2, Al2O3, P e perda ao fogo, críticos nas especificações metalúrgicas. Neste contexto, duas amostras com diferentes graus de intemperismo e composição mineralógica foram estudadas, visando avaliar a possibilidade de obtenção de produtos dentro das especificações usuais requeridas. Os estudos compreenderam cominuição em duas condições, separações minerais e avaliação dos aspectos mineralógicos por análise de imagens por feixe de elétrons (MLA). A amostra 1 é composta principalmente por hematita, quartzo e goethita e a amostra 2 por magnetita, quartzo e anfibólios. Os estudos mostram que, para uma recuperação de 95% do ferro contido nos óxidos de ferro, teoricamente, é possível obter-se produto com teor de 66% para a amostra 1 e 69% na amostra 2.
id IFRN-3_826698bce3fe56d56fc3a85d4fe696a2
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1772
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEORO crescimento da produção e do valor do minério de ferro frente a aumentos de demanda tem levado as mineradoras a buscar a ampliação de suas reservas a partir de recursos minerais de baixo teor. O intemperismo atuante sobre eles resulta em composições mineralógicas e aspectos de associação mineral diversa, especialmente em relação aos conteúdos de goethita e argilominerais, implicando na necessidade de estudos detalhados para avaliação da qualidade dos produtos passíveis de serem obtidos, quanto a teores de SiO2, Al2O3, P e perda ao fogo, críticos nas especificações metalúrgicas. Neste contexto, duas amostras com diferentes graus de intemperismo e composição mineralógica foram estudadas, visando avaliar a possibilidade de obtenção de produtos dentro das especificações usuais requeridas. Os estudos compreenderam cominuição em duas condições, separações minerais e avaliação dos aspectos mineralógicos por análise de imagens por feixe de elétrons (MLA). A amostra 1 é composta principalmente por hematita, quartzo e goethita e a amostra 2 por magnetita, quartzo e anfibólios. Os estudos mostram que, para uma recuperação de 95% do ferro contido nos óxidos de ferro, teoricamente, é possível obter-se produto com teor de 66% para a amostra 1 e 69% na amostra 2.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/177210.15628/holos.2014.1772HOLOS; v. 3 (2014); 35-431807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1772/pdf_28Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Carmo, Sheila SchuindtUliana, DanielKahn, HenriqueTassinari, Maria Manuela Le2022-05-01T20:33:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1772Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:33:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEOR
title ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEOR
spellingShingle ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEOR
do Carmo, Sheila Schuindt
title_short ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEOR
title_full ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEOR
title_fullStr ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEOR
title_full_unstemmed ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEOR
title_sort ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMOSTRAS DE MINÉRIO DE FERRO DE BAIXO TEOR
author do Carmo, Sheila Schuindt
author_facet do Carmo, Sheila Schuindt
Uliana, Daniel
Kahn, Henrique
Tassinari, Maria Manuela Le
author_role author
author2 Uliana, Daniel
Kahn, Henrique
Tassinari, Maria Manuela Le
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Carmo, Sheila Schuindt
Uliana, Daniel
Kahn, Henrique
Tassinari, Maria Manuela Le
description O crescimento da produção e do valor do minério de ferro frente a aumentos de demanda tem levado as mineradoras a buscar a ampliação de suas reservas a partir de recursos minerais de baixo teor. O intemperismo atuante sobre eles resulta em composições mineralógicas e aspectos de associação mineral diversa, especialmente em relação aos conteúdos de goethita e argilominerais, implicando na necessidade de estudos detalhados para avaliação da qualidade dos produtos passíveis de serem obtidos, quanto a teores de SiO2, Al2O3, P e perda ao fogo, críticos nas especificações metalúrgicas. Neste contexto, duas amostras com diferentes graus de intemperismo e composição mineralógica foram estudadas, visando avaliar a possibilidade de obtenção de produtos dentro das especificações usuais requeridas. Os estudos compreenderam cominuição em duas condições, separações minerais e avaliação dos aspectos mineralógicos por análise de imagens por feixe de elétrons (MLA). A amostra 1 é composta principalmente por hematita, quartzo e goethita e a amostra 2 por magnetita, quartzo e anfibólios. Os estudos mostram que, para uma recuperação de 95% do ferro contido nos óxidos de ferro, teoricamente, é possível obter-se produto com teor de 66% para a amostra 1 e 69% na amostra 2.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1772
10.15628/holos.2014.1772
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1772
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.1772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1772/pdf_28
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2014); 35-43
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620158947328