ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Mariane Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Rodrigo Leite Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9776
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a viabilidade de implementação de University Coworking Space (UCS) com base na Teoria da Influência Social (TIS) sob a perspectiva discente. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. A técnica de coleta de dados foi uma entrevista de grupo focal e análise de dados foi feita através de análise do conteúdo, na qual as categorias que representam o material coletado foram obtidas através de perguntas relacionando a implementação de UCS com a TIS, proposta por Kelman (1958), sob a luz do trabalho de Grillo et al. (2014). A TIS se mostrou positivamente relacionada ao UCS, visto que as respostas dos alunos mostraram interesse em participar do modelo, por acreditarem que essa atitude seria vista como positiva por seus professores e colegas ou melhoraria os relacionamentos interpessoais. Conclui-se que o UCS traz benefícios a instituição de ensino e aos alunos que a frequentam, através de ambientes inovativos que promovem a melhoria do processo de formação discente, por permitir a comunicação, socialização e o compartilhamento de conhecimento entre os estudantes e o incentivo a pesquisa, extensão e feedback, tornando sua criação viável e seu funcionamento eficaz, e o apoio efetivo por parte da gestão de cada escola determinante da sua manutenção.
id IFRN-3_84071b6e55200eecb884f45d332fb5aa
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/9776
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)University Coworking Space (UCS)Teoria da Influência Social (TIS)Feedback.O objetivo deste artigo é analisar a viabilidade de implementação de University Coworking Space (UCS) com base na Teoria da Influência Social (TIS) sob a perspectiva discente. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. A técnica de coleta de dados foi uma entrevista de grupo focal e análise de dados foi feita através de análise do conteúdo, na qual as categorias que representam o material coletado foram obtidas através de perguntas relacionando a implementação de UCS com a TIS, proposta por Kelman (1958), sob a luz do trabalho de Grillo et al. (2014). A TIS se mostrou positivamente relacionada ao UCS, visto que as respostas dos alunos mostraram interesse em participar do modelo, por acreditarem que essa atitude seria vista como positiva por seus professores e colegas ou melhoraria os relacionamentos interpessoais. Conclui-se que o UCS traz benefícios a instituição de ensino e aos alunos que a frequentam, através de ambientes inovativos que promovem a melhoria do processo de formação discente, por permitir a comunicação, socialização e o compartilhamento de conhecimento entre os estudantes e o incentivo a pesquisa, extensão e feedback, tornando sua criação viável e seu funcionamento eficaz, e o apoio efetivo por parte da gestão de cada escola determinante da sua manutenção.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/977610.15628/holos.2020.9776HOLOS; v. 6 (2020); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9776/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Mariane BezerraAraújo, Rodrigo Leite Farias de2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9776Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)
title ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)
spellingShingle ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)
Nóbrega, Mariane Bezerra
University Coworking Space (UCS)
Teoria da Influência Social (TIS)
Feedback.
title_short ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)
title_full ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)
title_fullStr ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)
title_full_unstemmed ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)
title_sort ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UNIVERSITY COWORKING SPACE (UCS) COM BASE NA TEORIA DA INFLUÊNCIA SOCIAL (TIS)
author Nóbrega, Mariane Bezerra
author_facet Nóbrega, Mariane Bezerra
Araújo, Rodrigo Leite Farias de
author_role author
author2 Araújo, Rodrigo Leite Farias de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Mariane Bezerra
Araújo, Rodrigo Leite Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv University Coworking Space (UCS)
Teoria da Influência Social (TIS)
Feedback.
topic University Coworking Space (UCS)
Teoria da Influência Social (TIS)
Feedback.
description O objetivo deste artigo é analisar a viabilidade de implementação de University Coworking Space (UCS) com base na Teoria da Influência Social (TIS) sob a perspectiva discente. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. A técnica de coleta de dados foi uma entrevista de grupo focal e análise de dados foi feita através de análise do conteúdo, na qual as categorias que representam o material coletado foram obtidas através de perguntas relacionando a implementação de UCS com a TIS, proposta por Kelman (1958), sob a luz do trabalho de Grillo et al. (2014). A TIS se mostrou positivamente relacionada ao UCS, visto que as respostas dos alunos mostraram interesse em participar do modelo, por acreditarem que essa atitude seria vista como positiva por seus professores e colegas ou melhoraria os relacionamentos interpessoais. Conclui-se que o UCS traz benefícios a instituição de ensino e aos alunos que a frequentam, através de ambientes inovativos que promovem a melhoria do processo de formação discente, por permitir a comunicação, socialização e o compartilhamento de conhecimento entre os estudantes e o incentivo a pesquisa, extensão e feedback, tornando sua criação viável e seu funcionamento eficaz, e o apoio efetivo por parte da gestão de cada escola determinante da sua manutenção.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9776
10.15628/holos.2020.9776
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9776
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.9776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9776/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2020); 1-15
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625184772096