ANÁLISE DE UM TIME DE TRABALHO À LUZ DO FRAMEWORK SCRUM: O CASO DE UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2966 |
Resumo: | O desenvolvimento de produtos exige controles e processos organizacionais eficientes para a sinergia de competências entre diferentes indivíduos de uma equipe. Partindo-se deste pressuposto, e levando-se em conta que o framework SCRUM foi desenvolvido para integrar equipes em torno do desenvolvimento de produtos complexos, o objetivo deste artigo foi analisar a dinâmica de uma equipe de trabalho de uma organização pública federal de educação profissional e tecnológica à luz do SCRUM. A pesquisa possuiu natureza quantitativa e foi realizada com cinco indivíduos, sendo que os dados sobre suas percepções foram coletados por meio de levantamento survey com itens estruturados na forma da escala Likert. Os resultados da pesquisa forneceram um diagnóstico do time de trabalho pesquisado e seu ambiente atual, sendo identificados pontos convergentes (multifuncionalidade na equipe, existência de espaço para adaptação, desenvolvimento transparente dos produtos e frequência de entregas de produtos funcionais) e pontos divergentes com princípios do SCRUM (cultura de inspeção, autogerenciamento da equipe, e realização de planejamentos contínuos). A aderência das respostas aos requisitos baseados no framework SCRUM, evidenciando os pontos fortes e fracos da equipe, poderá embasar o gestor na tomada de decisões com vistas à melhoria do gerenciamento das atividades desenvolvidas pela unidade analisada. |
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ANÁLISE DE UM TIME DE TRABALHO À LUZ DO FRAMEWORK SCRUM: O CASO DE UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAGestãoInstituto Federal de BrasíliaDiagnósticoO desenvolvimento de produtos exige controles e processos organizacionais eficientes para a sinergia de competências entre diferentes indivíduos de uma equipe. Partindo-se deste pressuposto, e levando-se em conta que o framework SCRUM foi desenvolvido para integrar equipes em torno do desenvolvimento de produtos complexos, o objetivo deste artigo foi analisar a dinâmica de uma equipe de trabalho de uma organização pública federal de educação profissional e tecnológica à luz do SCRUM. A pesquisa possuiu natureza quantitativa e foi realizada com cinco indivíduos, sendo que os dados sobre suas percepções foram coletados por meio de levantamento survey com itens estruturados na forma da escala Likert. Os resultados da pesquisa forneceram um diagnóstico do time de trabalho pesquisado e seu ambiente atual, sendo identificados pontos convergentes (multifuncionalidade na equipe, existência de espaço para adaptação, desenvolvimento transparente dos produtos e frequência de entregas de produtos funcionais) e pontos divergentes com princípios do SCRUM (cultura de inspeção, autogerenciamento da equipe, e realização de planejamentos contínuos). A aderência das respostas aos requisitos baseados no framework SCRUM, evidenciando os pontos fortes e fracos da equipe, poderá embasar o gestor na tomada de decisões com vistas à melhoria do gerenciamento das atividades desenvolvidas pela unidade analisada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/296610.15628/holos.2015.2966HOLOS; v. 5 (2015); 338-3491807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2966/1161Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Gustavo Danicki AurelianoMassukado, Luciana MiyokoStumpf, Elisabeth Regina Tempel2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2966Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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