A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o cenário da produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mapeamento dos trabalhos acadêmicos foi realizado, em setembro/2014, no banco de dados de dissertações e teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos Encontros de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Em relação ao recorte temporal, definimos o período entre 2005 e 2014. Os estudos analisados destacam a importância das instituições de ensino criarem espaços de formação continuada, assumindo a responsabilidade de sustentar o desenvolvimento profissional dos professores e reforçam a necessidade de uma base epistemológica e metodológica fundamentar essa formação. |
id |
IFRN-3_89d91f7533da72cac59af78a99a62842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5993 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALFormação de professoresDesenvolvimento profissionalEducação ProfissionalEste trabalho apresenta o cenário da produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mapeamento dos trabalhos acadêmicos foi realizado, em setembro/2014, no banco de dados de dissertações e teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos Encontros de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Em relação ao recorte temporal, definimos o período entre 2005 e 2014. Os estudos analisados destacam a importância das instituições de ensino criarem espaços de formação continuada, assumindo a responsabilidade de sustentar o desenvolvimento profissional dos professores e reforçam a necessidade de uma base epistemológica e metodológica fundamentar essa formação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/599310.15628/holos.2018.5993HOLOS; v. 3 (2018); 201-2271807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaid Pierre Carneiro, Isabel MagdaDias Cavalcante, Maria Marina2022-05-01T19:31:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5993Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Said Pierre Carneiro, Isabel Magda Formação de professores Desenvolvimento profissional Educação Profissional |
title_short |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Said Pierre Carneiro, Isabel Magda |
author_facet |
Said Pierre Carneiro, Isabel Magda Dias Cavalcante, Maria Marina |
author_role |
author |
author2 |
Dias Cavalcante, Maria Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Said Pierre Carneiro, Isabel Magda Dias Cavalcante, Maria Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Desenvolvimento profissional Educação Profissional |
topic |
Formação de professores Desenvolvimento profissional Educação Profissional |
description |
Este trabalho apresenta o cenário da produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mapeamento dos trabalhos acadêmicos foi realizado, em setembro/2014, no banco de dados de dissertações e teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos Encontros de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Em relação ao recorte temporal, definimos o período entre 2005 e 2014. Os estudos analisados destacam a importância das instituições de ensino criarem espaços de formação continuada, assumindo a responsabilidade de sustentar o desenvolvimento profissional dos professores e reforçam a necessidade de uma base epistemológica e metodológica fundamentar essa formação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993 10.15628/holos.2018.5993 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.5993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2018); 201-227 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623654899712 |