A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias Cavalcante, Maria Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993
Resumo: Este trabalho apresenta o cenário da produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mapeamento dos trabalhos acadêmicos foi realizado, em setembro/2014, no banco de dados de dissertações e teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos Encontros de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Em relação ao recorte temporal, definimos o período entre 2005 e 2014. Os estudos analisados destacam a importância das instituições de ensino criarem espaços de formação continuada, assumindo a responsabilidade de sustentar o desenvolvimento profissional dos professores e reforçam a necessidade de uma base epistemológica e metodológica fundamentar essa formação.  
id IFRN-3_89d91f7533da72cac59af78a99a62842
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5993
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALFormação de professoresDesenvolvimento profissionalEducação ProfissionalEste trabalho apresenta o cenário da produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mapeamento dos trabalhos acadêmicos foi realizado, em setembro/2014, no banco de dados de dissertações e teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos Encontros de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Em relação ao recorte temporal, definimos o período entre 2005 e 2014. Os estudos analisados destacam a importância das instituições de ensino criarem espaços de formação continuada, assumindo a responsabilidade de sustentar o desenvolvimento profissional dos professores e reforçam a necessidade de uma base epistemológica e metodológica fundamentar essa formação.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/599310.15628/holos.2018.5993HOLOS; v. 3 (2018); 201-2271807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaid Pierre Carneiro, Isabel MagdaDias Cavalcante, Maria Marina2022-05-01T19:31:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5993Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Educação Profissional
title_short A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
author Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
author_facet Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
Dias Cavalcante, Maria Marina
author_role author
author2 Dias Cavalcante, Maria Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Said Pierre Carneiro, Isabel Magda
Dias Cavalcante, Maria Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Educação Profissional
topic Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Educação Profissional
description Este trabalho apresenta o cenário da produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mapeamento dos trabalhos acadêmicos foi realizado, em setembro/2014, no banco de dados de dissertações e teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos Encontros de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Em relação ao recorte temporal, definimos o período entre 2005 e 2014. Os estudos analisados destacam a importância das instituições de ensino criarem espaços de formação continuada, assumindo a responsabilidade de sustentar o desenvolvimento profissional dos professores e reforçam a necessidade de uma base epistemológica e metodológica fundamentar essa formação.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993
10.15628/holos.2018.5993
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.5993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2018); 201-227
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623654899712