ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Karla Angélica Silva do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Castro Filho, José Aires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3216
Resumo: Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos de uma revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem móvel no ensino fundamental. Tem como objetivo apresentar evidências empíricas na utilização de dispositivos móveis que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos do 5º ao 9º ano. Desta forma, buscou-se analisar pesquisas que tratam sobre as estratégias pedagógicas do uso de dispositivos móveis na escola, como também em aulas de campo. As pesquisas relacionadas ao objetivo central deste estudo admitiram o levantamento científico nas seguintes fontes: banco de teses e periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além dos mais conhecidos indexadores de literatura científica de abrangência temática geral: Scientific Electronic Library Online - SciELO e Web of Science   com as listas de referências citadas de artigos considerados mais importantes por especialistas em sua área de atuação. Os resultados mostraram uma carência de pesquisas que abordem a aprendizagem móvel e seus aplicativos no Ensino Fundamental.
id IFRN-3_92a33e73bb07dfca3e7b4c464645fc37
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3216
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTALAprendizagem móvelDispositivos móveisEnsino FundamentalNeste trabalho são apresentados os resultados obtidos de uma revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem móvel no ensino fundamental. Tem como objetivo apresentar evidências empíricas na utilização de dispositivos móveis que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos do 5º ao 9º ano. Desta forma, buscou-se analisar pesquisas que tratam sobre as estratégias pedagógicas do uso de dispositivos móveis na escola, como também em aulas de campo. As pesquisas relacionadas ao objetivo central deste estudo admitiram o levantamento científico nas seguintes fontes: banco de teses e periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além dos mais conhecidos indexadores de literatura científica de abrangência temática geral: Scientific Electronic Library Online - SciELO e Web of Science   com as listas de referências citadas de artigos considerados mais importantes por especialistas em sua área de atuação. Os resultados mostraram uma carência de pesquisas que abordem a aprendizagem móvel e seus aplicativos no Ensino Fundamental.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/321610.15628/holos.2017.3216HOLOS; v. 8 (2017); 191-2041807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3216/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karla Angélica Silva doCastro Filho, José Aires de2022-05-01T19:33:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3216Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Nascimento, Karla Angélica Silva do
Aprendizagem móvel
Dispositivos móveis
Ensino Fundamental
title_short ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Nascimento, Karla Angélica Silva do
author_facet Nascimento, Karla Angélica Silva do
Castro Filho, José Aires de
author_role author
author2 Castro Filho, José Aires de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Karla Angélica Silva do
Castro Filho, José Aires de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem móvel
Dispositivos móveis
Ensino Fundamental
topic Aprendizagem móvel
Dispositivos móveis
Ensino Fundamental
description Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos de uma revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem móvel no ensino fundamental. Tem como objetivo apresentar evidências empíricas na utilização de dispositivos móveis que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos do 5º ao 9º ano. Desta forma, buscou-se analisar pesquisas que tratam sobre as estratégias pedagógicas do uso de dispositivos móveis na escola, como também em aulas de campo. As pesquisas relacionadas ao objetivo central deste estudo admitiram o levantamento científico nas seguintes fontes: banco de teses e periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além dos mais conhecidos indexadores de literatura científica de abrangência temática geral: Scientific Electronic Library Online - SciELO e Web of Science   com as listas de referências citadas de artigos considerados mais importantes por especialistas em sua área de atuação. Os resultados mostraram uma carência de pesquisas que abordem a aprendizagem móvel e seus aplicativos no Ensino Fundamental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3216
10.15628/holos.2017.3216
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3216
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.3216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3216/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2017); 191-204
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621447647232