PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Hilton Felipe Marinho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Cicília Maria Silva de, Rodrigues, Breno Noronha, Rodrigues Terceiro, Francisco da Costa, Soares, Maria Mariana de Freitas, Jesus, Paloma Priscila Costa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10073
Resumo: O presente estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar as características de silagem confeccionadas com forragem de sorgo associada as folhas do neem em diferentes níveis de substituição. O experimento foi realizado no IFRN – Campus Apodi. O sorgo utilizado foi da variedade BRS Ponta Negra consorciado com a  forragem do neem (folhas e pecíolos). Foram confeccionados 48 minissilos, preenchidos com as matérias-primas previamente trituradas, sendo abertos aos 28 e 35 dias após a ensilagem, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com os cinco níveis de substituição das folhas do neem (0; 25; 50; 75 e 100%) e um do neem com associação de melaço (100% + M), sendo 4 repetições. Analisando os resultados obtidos para matéria seca (MS) tem-se que a mesma sofreu influência a medida que aumentava os níveis de substituição. O teor de proteína bruta (PB) aumentou de acordo com o aumento do nível de substituição do sorgo pelo neem. Quanto ao teor de fibra insolúvel em detergente neutro (FDN) percebe que os níveis de substituição 50; 75 e 100% de neem, além dos 100%  neem + melaço, aos 28 dias de armazenamento não diferiram estatisticamente. As temperaturas das silagens foram influenciadas  pelo nível de substituição de sorgo pelo neem aos 28 dias. Para o pH não foi observado diferença  significativa evidenciando uma boa qualidade de silagem se mantendo na média de 3,51 a 4,15. Portanto,  a substituição da forragem de sorgo pelo neem deve ser utilizada até o nível de 25%, assim como se pode ensilar o neem associado a 5% de melaço, aos 35 dias de armazenamento, pois a composição química foi considerada satisfatória, configurando-se como uma alternativa que pode ser usada na alimentação dos ruminantes.
id IFRN-3_9404db70f253b1a78935124c94c2537a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10073
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)Composição químicaEnsilagemMelaçoNutrição de RuminantesSubstituição.O presente estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar as características de silagem confeccionadas com forragem de sorgo associada as folhas do neem em diferentes níveis de substituição. O experimento foi realizado no IFRN – Campus Apodi. O sorgo utilizado foi da variedade BRS Ponta Negra consorciado com a  forragem do neem (folhas e pecíolos). Foram confeccionados 48 minissilos, preenchidos com as matérias-primas previamente trituradas, sendo abertos aos 28 e 35 dias após a ensilagem, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com os cinco níveis de substituição das folhas do neem (0; 25; 50; 75 e 100%) e um do neem com associação de melaço (100% + M), sendo 4 repetições. Analisando os resultados obtidos para matéria seca (MS) tem-se que a mesma sofreu influência a medida que aumentava os níveis de substituição. O teor de proteína bruta (PB) aumentou de acordo com o aumento do nível de substituição do sorgo pelo neem. Quanto ao teor de fibra insolúvel em detergente neutro (FDN) percebe que os níveis de substituição 50; 75 e 100% de neem, além dos 100%  neem + melaço, aos 28 dias de armazenamento não diferiram estatisticamente. As temperaturas das silagens foram influenciadas  pelo nível de substituição de sorgo pelo neem aos 28 dias. Para o pH não foi observado diferença  significativa evidenciando uma boa qualidade de silagem se mantendo na média de 3,51 a 4,15. Portanto,  a substituição da forragem de sorgo pelo neem deve ser utilizada até o nível de 25%, assim como se pode ensilar o neem associado a 5% de melaço, aos 35 dias de armazenamento, pois a composição química foi considerada satisfatória, configurando-se como uma alternativa que pode ser usada na alimentação dos ruminantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1007310.15628/holos.2020.10073HOLOS; v. 6 (2020); 1-161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10073/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Hilton Felipe MarinhoSouza, Cicília Maria Silva deRodrigues, Breno NoronhaRodrigues Terceiro, Francisco da CostaSoares, Maria Mariana de FreitasJesus, Paloma Priscila Costa de2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10073Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)
title PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)
spellingShingle PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)
Barreto, Hilton Felipe Marinho
Composição química
Ensilagem
Melaço
Nutrição de Ruminantes
Substituição.
title_short PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)
title_full PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)
title_fullStr PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)
title_full_unstemmed PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)
title_sort PADRÃO DE QUALIDADE DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) ASSOCIADO AO NEEM (Azadirachta indica)
author Barreto, Hilton Felipe Marinho
author_facet Barreto, Hilton Felipe Marinho
Souza, Cicília Maria Silva de
Rodrigues, Breno Noronha
Rodrigues Terceiro, Francisco da Costa
Soares, Maria Mariana de Freitas
Jesus, Paloma Priscila Costa de
author_role author
author2 Souza, Cicília Maria Silva de
Rodrigues, Breno Noronha
Rodrigues Terceiro, Francisco da Costa
Soares, Maria Mariana de Freitas
Jesus, Paloma Priscila Costa de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Hilton Felipe Marinho
Souza, Cicília Maria Silva de
Rodrigues, Breno Noronha
Rodrigues Terceiro, Francisco da Costa
Soares, Maria Mariana de Freitas
Jesus, Paloma Priscila Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Composição química
Ensilagem
Melaço
Nutrição de Ruminantes
Substituição.
topic Composição química
Ensilagem
Melaço
Nutrição de Ruminantes
Substituição.
description O presente estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar as características de silagem confeccionadas com forragem de sorgo associada as folhas do neem em diferentes níveis de substituição. O experimento foi realizado no IFRN – Campus Apodi. O sorgo utilizado foi da variedade BRS Ponta Negra consorciado com a  forragem do neem (folhas e pecíolos). Foram confeccionados 48 minissilos, preenchidos com as matérias-primas previamente trituradas, sendo abertos aos 28 e 35 dias após a ensilagem, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com os cinco níveis de substituição das folhas do neem (0; 25; 50; 75 e 100%) e um do neem com associação de melaço (100% + M), sendo 4 repetições. Analisando os resultados obtidos para matéria seca (MS) tem-se que a mesma sofreu influência a medida que aumentava os níveis de substituição. O teor de proteína bruta (PB) aumentou de acordo com o aumento do nível de substituição do sorgo pelo neem. Quanto ao teor de fibra insolúvel em detergente neutro (FDN) percebe que os níveis de substituição 50; 75 e 100% de neem, além dos 100%  neem + melaço, aos 28 dias de armazenamento não diferiram estatisticamente. As temperaturas das silagens foram influenciadas  pelo nível de substituição de sorgo pelo neem aos 28 dias. Para o pH não foi observado diferença  significativa evidenciando uma boa qualidade de silagem se mantendo na média de 3,51 a 4,15. Portanto,  a substituição da forragem de sorgo pelo neem deve ser utilizada até o nível de 25%, assim como se pode ensilar o neem associado a 5% de melaço, aos 35 dias de armazenamento, pois a composição química foi considerada satisfatória, configurando-se como uma alternativa que pode ser usada na alimentação dos ruminantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10073
10.15628/holos.2020.10073
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10073
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.10073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10073/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2020); 1-16
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625574842368