A LUDIFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, RODLENE KRISTEL ALMEIDA ROCHA DE
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreira, Antonio Nilson Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6049
Resumo: O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) consiste em locus onde se processa grande parte das interações professor-aluno e aluno-aluno em cursos de Educação a Distância (EaD). Todavia, tem se percebido que esses espaços ainda são disponibilizados aos cursistas com forma e aparência que podem ser caracterizadas como fria, estática e pouco envolvente, carecendo de elementos que os tornem mais atrativos aos cursistas.  Diante dessa constatação, esta pesquisa analisa a ludificação como uma das diversas estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas ao AVA, objetivando apontar técnicas que venham a ser significativas para melhorar a qualidade da interação com o objeto “exercício”. A análise foi desenvolvida a partir do AVA da Universidade Estadual do Ceará, em seus cursos de EaD, e ainda com pesquisa de cunho bibliográfico, por autores que desenvolveram a ideia de ludificação. Foram identificadas sete técnicas: pontos de experiência; pontos de habilidade; pontos de carma; níveis do jogo; narrativa; desafios (missões); e medalhas (conquistas) as quais, inseridas no AVA, poderão contribuir para a interação e a aprendizagem dos educandos.
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