A LUDIFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6049 |
Resumo: | O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) consiste em locus onde se processa grande parte das interações professor-aluno e aluno-aluno em cursos de Educação a Distância (EaD). Todavia, tem se percebido que esses espaços ainda são disponibilizados aos cursistas com forma e aparência que podem ser caracterizadas como fria, estática e pouco envolvente, carecendo de elementos que os tornem mais atrativos aos cursistas. Diante dessa constatação, esta pesquisa analisa a ludificação como uma das diversas estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas ao AVA, objetivando apontar técnicas que venham a ser significativas para melhorar a qualidade da interação com o objeto “exercício”. A análise foi desenvolvida a partir do AVA da Universidade Estadual do Ceará, em seus cursos de EaD, e ainda com pesquisa de cunho bibliográfico, por autores que desenvolveram a ideia de ludificação. Foram identificadas sete técnicas: pontos de experiência; pontos de habilidade; pontos de carma; níveis do jogo; narrativa; desafios (missões); e medalhas (conquistas) as quais, inseridas no AVA, poderão contribuir para a interação e a aprendizagem dos educandos. |
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A LUDIFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMO ambiente virtual de aprendizagem (AVA) consiste em locus onde se processa grande parte das interações professor-aluno e aluno-aluno em cursos de Educação a Distância (EaD). Todaviatem se percebido que esses espaços ainda são disponibilizados aos cursiO ambiente virtual de aprendizagem (AVA) consiste em locus onde se processa grande parte das interações professor-aluno e aluno-aluno em cursos de Educação a Distância (EaD). Todavia, tem se percebido que esses espaços ainda são disponibilizados aos cursistas com forma e aparência que podem ser caracterizadas como fria, estática e pouco envolvente, carecendo de elementos que os tornem mais atrativos aos cursistas. Diante dessa constatação, esta pesquisa analisa a ludificação como uma das diversas estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas ao AVA, objetivando apontar técnicas que venham a ser significativas para melhorar a qualidade da interação com o objeto “exercício”. A análise foi desenvolvida a partir do AVA da Universidade Estadual do Ceará, em seus cursos de EaD, e ainda com pesquisa de cunho bibliográfico, por autores que desenvolveram a ideia de ludificação. Foram identificadas sete técnicas: pontos de experiência; pontos de habilidade; pontos de carma; níveis do jogo; narrativa; desafios (missões); e medalhas (conquistas) as quais, inseridas no AVA, poderão contribuir para a interação e a aprendizagem dos educandos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/604910.15628/holos.2019.6049HOLOS; v. 7 (2019); 1-241807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6049/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, RODLENE KRISTEL ALMEIDA ROCHA DEMoreira, Antonio Nilson Gomes2022-05-01T19:18:00Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6049Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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