SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Taís Arthur
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Raiane Maria Araujo, Melo, Lidervan de Paula, Costa, Gustavo Henrique Gravatim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9945
Resumo: Tendo em vista a interdisciplinaridade do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, dar significado aos diferentes conteúdos que compõem o currículo é de extrema relevância para profissionais críticos que atuarão ativamente na sociedade. Neste sentido, aulas laboratoriais contextualizadas podem contribuir para a efetivação da aprendizagem, desenvolvendo no discente o espírito investigativo além de aproximar o conteúdo à vivência do aluno. Assim, propõe-se nesse trabalho um conjunto de aulas experimentais para as disciplinas de Química, contextualizada com a temática conservação de alimentos, que demonstre as etapas do desenvolvimento de um conservante sintético (metilparabeno), sua identificação e quantificação em edulcorantes artificiais, além de avaliar a estratégia junto aos estudantes. 
id IFRN-3_96efc261517c7852ee83d675f469b29c
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/9945
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICAAtividades ExperimentaisTecnologia em AlimentosParabenosConservantes ArtificiaisTendo em vista a interdisciplinaridade do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, dar significado aos diferentes conteúdos que compõem o currículo é de extrema relevância para profissionais críticos que atuarão ativamente na sociedade. Neste sentido, aulas laboratoriais contextualizadas podem contribuir para a efetivação da aprendizagem, desenvolvendo no discente o espírito investigativo além de aproximar o conteúdo à vivência do aluno. Assim, propõe-se nesse trabalho um conjunto de aulas experimentais para as disciplinas de Química, contextualizada com a temática conservação de alimentos, que demonstre as etapas do desenvolvimento de um conservante sintético (metilparabeno), sua identificação e quantificação em edulcorantes artificiais, além de avaliar a estratégia junto aos estudantes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/994510.15628/holos.2020.9945HOLOS; v. 5 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9945/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Taís ArthurRodrigues, Raiane Maria AraujoMelo, Lidervan de PaulaCosta, Gustavo Henrique Gravatim2022-05-01T19:16:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9945Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
spellingShingle SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Corrêa, Taís Arthur
Atividades Experimentais
Tecnologia em Alimentos
Parabenos
Conservantes Artificiais
title_short SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title_full SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title_fullStr SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title_full_unstemmed SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title_sort SÍNTESE, IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARABENOS EM EDULCORANTES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
author Corrêa, Taís Arthur
author_facet Corrêa, Taís Arthur
Rodrigues, Raiane Maria Araujo
Melo, Lidervan de Paula
Costa, Gustavo Henrique Gravatim
author_role author
author2 Rodrigues, Raiane Maria Araujo
Melo, Lidervan de Paula
Costa, Gustavo Henrique Gravatim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Taís Arthur
Rodrigues, Raiane Maria Araujo
Melo, Lidervan de Paula
Costa, Gustavo Henrique Gravatim
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades Experimentais
Tecnologia em Alimentos
Parabenos
Conservantes Artificiais
topic Atividades Experimentais
Tecnologia em Alimentos
Parabenos
Conservantes Artificiais
description Tendo em vista a interdisciplinaridade do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, dar significado aos diferentes conteúdos que compõem o currículo é de extrema relevância para profissionais críticos que atuarão ativamente na sociedade. Neste sentido, aulas laboratoriais contextualizadas podem contribuir para a efetivação da aprendizagem, desenvolvendo no discente o espírito investigativo além de aproximar o conteúdo à vivência do aluno. Assim, propõe-se nesse trabalho um conjunto de aulas experimentais para as disciplinas de Química, contextualizada com a temática conservação de alimentos, que demonstre as etapas do desenvolvimento de um conservante sintético (metilparabeno), sua identificação e quantificação em edulcorantes artificiais, além de avaliar a estratégia junto aos estudantes. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9945
10.15628/holos.2020.9945
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9945
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.9945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9945/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2020); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625560162304