PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2015.2038 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2038 |
Resumo: | O artigo buscou identificar as principais correntes teórico-metodológicas que contribuíram para o avanço e o entendimento do comportamento do consumidor, bem como aferir suas nuanças, distinções e semelhanças. Quanto à metodologia, o estudo consiste num ensaio teórico, o que nos remete à revisão bibliográfica, onde pode-se confrontar as idéias dos principais autores que discorrem na área, assim como analisar, de forma didática suas arguições. Sobre os resultados, verificou-se que três modelos contribuíram de forma mais substancial ao entendimento do comportamento do consumidor: modernismo, estruturalismo e pós-modernismo. Pode-se constatar também que estes modelos podem ser agrupadas em duas abordagens, a quantitativa e a qualitativa, o que ocasionou, a posteriori, a híbrida. O modernismo, em sua abordagem quantitativa, buscava compreender o comportamento do consumidor de forma objetiva, enquanto o estruturalismo buscava conhecer as estruturas dos fatos e objetos observados. Já o pós-modernismo apresenta uma abordagem qualitativa, onde as experiências, as crenças, os valores e a carga simbólica do comportamento do indivíduo passam a preponderar sobre a análise das massas. |
id |
IFRN-3_9877964904ca323e4aa46818b04e5c5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2038 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
spelling |
PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMOModernismoPós-modernismoEstruturalismoComportamento do consumidorPositivismoO artigo buscou identificar as principais correntes teórico-metodológicas que contribuíram para o avanço e o entendimento do comportamento do consumidor, bem como aferir suas nuanças, distinções e semelhanças. Quanto à metodologia, o estudo consiste num ensaio teórico, o que nos remete à revisão bibliográfica, onde pode-se confrontar as idéias dos principais autores que discorrem na área, assim como analisar, de forma didática suas arguições. Sobre os resultados, verificou-se que três modelos contribuíram de forma mais substancial ao entendimento do comportamento do consumidor: modernismo, estruturalismo e pós-modernismo. Pode-se constatar também que estes modelos podem ser agrupadas em duas abordagens, a quantitativa e a qualitativa, o que ocasionou, a posteriori, a híbrida. O modernismo, em sua abordagem quantitativa, buscava compreender o comportamento do consumidor de forma objetiva, enquanto o estruturalismo buscava conhecer as estruturas dos fatos e objetos observados. Já o pós-modernismo apresenta uma abordagem qualitativa, onde as experiências, as crenças, os valores e a carga simbólica do comportamento do indivíduo passam a preponderar sobre a análise das massas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/203810.15628/holos.2015.2038HOLOS; v. 8 (2015); 230-2411807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2038/1324Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCiribeli, Joao PauloMendes, Wesley de Almeida2022-05-01T20:22:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2038Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO |
title |
PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO |
spellingShingle |
PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO Ciribeli, Joao Paulo Modernismo Pós-modernismo Estruturalismo Comportamento do consumidor Positivismo Ciribeli, Joao Paulo Modernismo Pós-modernismo Estruturalismo Comportamento do consumidor Positivismo |
title_short |
PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO |
title_full |
PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO |
title_fullStr |
PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO |
title_full_unstemmed |
PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO |
title_sort |
PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO |
author |
Ciribeli, Joao Paulo |
author_facet |
Ciribeli, Joao Paulo Ciribeli, Joao Paulo Mendes, Wesley de Almeida Mendes, Wesley de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Wesley de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciribeli, Joao Paulo Mendes, Wesley de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernismo Pós-modernismo Estruturalismo Comportamento do consumidor Positivismo |
topic |
Modernismo Pós-modernismo Estruturalismo Comportamento do consumidor Positivismo |
description |
O artigo buscou identificar as principais correntes teórico-metodológicas que contribuíram para o avanço e o entendimento do comportamento do consumidor, bem como aferir suas nuanças, distinções e semelhanças. Quanto à metodologia, o estudo consiste num ensaio teórico, o que nos remete à revisão bibliográfica, onde pode-se confrontar as idéias dos principais autores que discorrem na área, assim como analisar, de forma didática suas arguições. Sobre os resultados, verificou-se que três modelos contribuíram de forma mais substancial ao entendimento do comportamento do consumidor: modernismo, estruturalismo e pós-modernismo. Pode-se constatar também que estes modelos podem ser agrupadas em duas abordagens, a quantitativa e a qualitativa, o que ocasionou, a posteriori, a híbrida. O modernismo, em sua abordagem quantitativa, buscava compreender o comportamento do consumidor de forma objetiva, enquanto o estruturalismo buscava conhecer as estruturas dos fatos e objetos observados. Já o pós-modernismo apresenta uma abordagem qualitativa, onde as experiências, as crenças, os valores e a carga simbólica do comportamento do indivíduo passam a preponderar sobre a análise das massas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2038 10.15628/holos.2015.2038 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2038 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.2038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2038/1324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2015); 230-241 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1822183222985883648 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2015.2038 |