PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A TEORIA DO COMPORTAMENTO: DO POSITIVISMO AO PÓS-MODERNISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciribeli, Joao Paulo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendes, Wesley de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
DOI: 10.15628/holos.2015.2038
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2038
Resumo: O artigo buscou identificar as principais correntes teórico-metodológicas que contribuíram para o avanço e o entendimento do comportamento do consumidor, bem como aferir suas nuanças, distinções e semelhanças. Quanto à metodologia, o estudo consiste num ensaio teórico, o que nos remete à revisão bibliográfica, onde pode-se confrontar as idéias dos principais autores que discorrem na área, assim como analisar, de forma didática suas arguições. Sobre os resultados, verificou-se que três modelos contribuíram de forma mais substancial ao entendimento do comportamento do consumidor: modernismo, estruturalismo e pós-modernismo. Pode-se constatar também que estes modelos podem ser agrupadas em duas abordagens, a quantitativa e a qualitativa, o que ocasionou, a posteriori, a híbrida. O modernismo, em sua abordagem quantitativa, buscava compreender o comportamento do consumidor de forma objetiva, enquanto o estruturalismo buscava conhecer as estruturas dos fatos e objetos observados. Já o pós-modernismo apresenta uma abordagem qualitativa, onde as experiências, as crenças, os valores e a carga simbólica do comportamento do indivíduo passam a preponderar sobre a análise das massas.
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