A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taschetto da Silva, Marciele
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Aguiar Isaia, Silvia Maria, Moreira da Rocha, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1718
Resumo: Este estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso, desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral investigar como os professores formadores realizam a transposição didática de seus conhecimentos. E como objetivos específicos analisar as aproximações/distanciamentos dos formadores em relação à transposição didática e sua compreensão com base nas estratégias de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas (CONNELY; CLANDININ, 1995) com docentes oriundos de diferentes áreas de conhecimento e que lecionam no Curso. A partir das análises sobre as falas docentes, foi possível refletir sobre os saberes desenvolvidos no curso de Pedagogia, buscando desencadear possíveis discussões acerca do desafio de se ofertar uma formação voltada para as demandas educacionais que aguardam o estudante de hoje, em sua futura atuação.
id IFRN-3_98d9dcc3f19f2c841c36571c53879292
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1718
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORESEste estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso, desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral investigar como os professores formadores realizam a transposição didática de seus conhecimentos. E como objetivos específicos analisar as aproximações/distanciamentos dos formadores em relação à transposição didática e sua compreensão com base nas estratégias de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas (CONNELY; CLANDININ, 1995) com docentes oriundos de diferentes áreas de conhecimento e que lecionam no Curso. A partir das análises sobre as falas docentes, foi possível refletir sobre os saberes desenvolvidos no curso de Pedagogia, buscando desencadear possíveis discussões acerca do desafio de se ofertar uma formação voltada para as demandas educacionais que aguardam o estudante de hoje, em sua futura atuação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/171810.15628/holos.2015.1718HOLOS; v. 2 (2015); 252-2631807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1718/pdf_183Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaschetto da Silva, Marcielede Aguiar Isaia, Silvia MariaMoreira da Rocha, Adriana2022-05-01T20:26:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1718Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
title A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
spellingShingle A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
Taschetto da Silva, Marciele
title_short A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
title_full A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
title_fullStr A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
title_full_unstemmed A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
title_sort A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
author Taschetto da Silva, Marciele
author_facet Taschetto da Silva, Marciele
de Aguiar Isaia, Silvia Maria
Moreira da Rocha, Adriana
author_role author
author2 de Aguiar Isaia, Silvia Maria
Moreira da Rocha, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taschetto da Silva, Marciele
de Aguiar Isaia, Silvia Maria
Moreira da Rocha, Adriana
description Este estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso, desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral investigar como os professores formadores realizam a transposição didática de seus conhecimentos. E como objetivos específicos analisar as aproximações/distanciamentos dos formadores em relação à transposição didática e sua compreensão com base nas estratégias de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas (CONNELY; CLANDININ, 1995) com docentes oriundos de diferentes áreas de conhecimento e que lecionam no Curso. A partir das análises sobre as falas docentes, foi possível refletir sobre os saberes desenvolvidos no curso de Pedagogia, buscando desencadear possíveis discussões acerca do desafio de se ofertar uma formação voltada para as demandas educacionais que aguardam o estudante de hoje, em sua futura atuação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1718
10.15628/holos.2015.1718
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1718
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.1718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1718/pdf_183
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2015); 252-263
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619833888768