QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Lidiane Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, André Luis Calado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3431
Resumo: O aumento no consumo de água interfere diretamente na disponibilidade dos recursos hídricos, sendo a tecnologia uma forte aliada para minimizar tais problemas. O aproveitamento de água de chuva é uma alternativa para minimizar o consumo, porém é importante que sejam feitos estudos para avaliar a sua qualidade. O presente artigo tem como objetivo investigar a possibilidade de coleta e aproveitamento de água de chuva no Campus Natal Central do IFRN. As coletas foram realizadas entre março e junho de 2015 e analisados os 5 primeiros milímetros de chuva a fim de comparar sua qualidade quanto aos padrões físico-químicos e microbiológicos. Os parâmetros físico-químicos apresentaram uma redução das concentrações ao longo do tempo de chuva, porém quanto aos parâmetros microbiológicos todas as amostras demonstraram-se positivas para coliformes totais e E. coli. Desta forma, a água de chuva apresenta grande potencial em ser utilizada para fins não potáveis no Campus Central do IFRN e seu aproveitamento oferece benefícios sociais, ambientais e econômicos. Além dos fins não potáveis, tratamentos simples podem ser empregados para que a água de chuva seja utilizada para outras finalidades, porém é importante que sejam feitos estudos mais detalhados para analisar a qualidade hídrica.
id IFRN-3_9939e43afdbc31a8fcbc03c76061dab0
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3431
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVAÁgua de chuvaqualidade hídricapotabilidadeO aumento no consumo de água interfere diretamente na disponibilidade dos recursos hídricos, sendo a tecnologia uma forte aliada para minimizar tais problemas. O aproveitamento de água de chuva é uma alternativa para minimizar o consumo, porém é importante que sejam feitos estudos para avaliar a sua qualidade. O presente artigo tem como objetivo investigar a possibilidade de coleta e aproveitamento de água de chuva no Campus Natal Central do IFRN. As coletas foram realizadas entre março e junho de 2015 e analisados os 5 primeiros milímetros de chuva a fim de comparar sua qualidade quanto aos padrões físico-químicos e microbiológicos. Os parâmetros físico-químicos apresentaram uma redução das concentrações ao longo do tempo de chuva, porém quanto aos parâmetros microbiológicos todas as amostras demonstraram-se positivas para coliformes totais e E. coli. Desta forma, a água de chuva apresenta grande potencial em ser utilizada para fins não potáveis no Campus Central do IFRN e seu aproveitamento oferece benefícios sociais, ambientais e econômicos. Além dos fins não potáveis, tratamentos simples podem ser empregados para que a água de chuva seja utilizada para outras finalidades, porém é importante que sejam feitos estudos mais detalhados para analisar a qualidade hídrica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/343110.15628/holos.2016.3431HOLOS; v. 8 (2016); 135-1461807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3431/pdfCopyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Lidiane GomesAraújo, André Luis Calado2022-05-01T20:19:46Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3431Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:19:46Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
title QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
spellingShingle QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
Pinheiro, Lidiane Gomes
Água de chuva
qualidade hídrica
potabilidade
title_short QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
title_full QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
title_fullStr QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
title_full_unstemmed QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
title_sort QUALIDADE E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
author Pinheiro, Lidiane Gomes
author_facet Pinheiro, Lidiane Gomes
Araújo, André Luis Calado
author_role author
author2 Araújo, André Luis Calado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Lidiane Gomes
Araújo, André Luis Calado
dc.subject.por.fl_str_mv Água de chuva
qualidade hídrica
potabilidade
topic Água de chuva
qualidade hídrica
potabilidade
description O aumento no consumo de água interfere diretamente na disponibilidade dos recursos hídricos, sendo a tecnologia uma forte aliada para minimizar tais problemas. O aproveitamento de água de chuva é uma alternativa para minimizar o consumo, porém é importante que sejam feitos estudos para avaliar a sua qualidade. O presente artigo tem como objetivo investigar a possibilidade de coleta e aproveitamento de água de chuva no Campus Natal Central do IFRN. As coletas foram realizadas entre março e junho de 2015 e analisados os 5 primeiros milímetros de chuva a fim de comparar sua qualidade quanto aos padrões físico-químicos e microbiológicos. Os parâmetros físico-químicos apresentaram uma redução das concentrações ao longo do tempo de chuva, porém quanto aos parâmetros microbiológicos todas as amostras demonstraram-se positivas para coliformes totais e E. coli. Desta forma, a água de chuva apresenta grande potencial em ser utilizada para fins não potáveis no Campus Central do IFRN e seu aproveitamento oferece benefícios sociais, ambientais e econômicos. Além dos fins não potáveis, tratamentos simples podem ser empregados para que a água de chuva seja utilizada para outras finalidades, porém é importante que sejam feitos estudos mais detalhados para analisar a qualidade hídrica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3431
10.15628/holos.2016.3431
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3431
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.3431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3431/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2016); 135-146
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621500076032