A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Fábio Henrique Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Dayanna Gomes, Padilha, Luana Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/275
Resumo: Atualmente pesquisa-se e estuda-se bastante o fenômeno eletromagnético nas mais variadas áreas do conhecimento, desde os efeitos do campo magnético gerado por aparelhos celulares a pesquisas envolvendo campos magnéticos artificiais em vegetais e na Biofísica. Tudo isto porque o discurso do desenvolvimento auto-sustentável é o alvo do momento, utilizar os recursos do meio sejam eles vegetais ou animais, de forma consciente, de modo que as gerações futuras possam desfrutar dos mesmos assim como nós. Outro campo de importância é o das pesquisas agrícolas, em que as descobertas e o desenvolvimento de técnicas serão sempre bem-vindos, em virtude das constantes agressões sofridas pelo meio, sejam elas de natureza antrópica, como as queimadas e o desmatamento, ou natural, como as pragas que atacam as plantações. Diante disso, torna-se interessante, estudos a respeito dos fatores que influenciam ou “potencializem” a germinação de sementes e o crescimento de vegetais, objetivando a recuperação de áreas até então inutilizadas. Com tal finalidade desenvolveu-se este Projeto de Pesquisa, cultivando algumas amostras de alface em laboratório, esperando-se que o campo magnético gerado pelo solenóide, atuasse sobre os íons que compõem a seiva bruta, facilitando assim a sua subida e consequentemente a aceleração do crescimento do vegetal.
id IFRN-3_9ad0e7bbe996b47ee0a71f7ec63ba820
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/275
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAISAtualmente pesquisa-se e estuda-se bastante o fenômeno eletromagnético nas mais variadas áreas do conhecimento, desde os efeitos do campo magnético gerado por aparelhos celulares a pesquisas envolvendo campos magnéticos artificiais em vegetais e na Biofísica. Tudo isto porque o discurso do desenvolvimento auto-sustentável é o alvo do momento, utilizar os recursos do meio sejam eles vegetais ou animais, de forma consciente, de modo que as gerações futuras possam desfrutar dos mesmos assim como nós. Outro campo de importância é o das pesquisas agrícolas, em que as descobertas e o desenvolvimento de técnicas serão sempre bem-vindos, em virtude das constantes agressões sofridas pelo meio, sejam elas de natureza antrópica, como as queimadas e o desmatamento, ou natural, como as pragas que atacam as plantações. Diante disso, torna-se interessante, estudos a respeito dos fatores que influenciam ou “potencializem” a germinação de sementes e o crescimento de vegetais, objetivando a recuperação de áreas até então inutilizadas. Com tal finalidade desenvolveu-se este Projeto de Pesquisa, cultivando algumas amostras de alface em laboratório, esperando-se que o campo magnético gerado pelo solenóide, atuasse sobre os íons que compõem a seiva bruta, facilitando assim a sua subida e consequentemente a aceleração do crescimento do vegetal.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2010-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/27510.15628/holos.2010.275HOLOS; v. 1 (2010); 22-301807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/275/305Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Fábio Henrique SilvaSantos, Dayanna GomesPadilha, Luana Lopes2022-05-01T20:48:15Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/275Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:48:15Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAIS
title A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAIS
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAIS
Sales, Fábio Henrique Silva
title_short A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAIS
title_full A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAIS
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAIS
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAIS
title_sort A INFLUÊNCIA DO CAMPO MAGNÉTICO NA GERMINAÇÃO DE VEGETAIS
author Sales, Fábio Henrique Silva
author_facet Sales, Fábio Henrique Silva
Santos, Dayanna Gomes
Padilha, Luana Lopes
author_role author
author2 Santos, Dayanna Gomes
Padilha, Luana Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Fábio Henrique Silva
Santos, Dayanna Gomes
Padilha, Luana Lopes
description Atualmente pesquisa-se e estuda-se bastante o fenômeno eletromagnético nas mais variadas áreas do conhecimento, desde os efeitos do campo magnético gerado por aparelhos celulares a pesquisas envolvendo campos magnéticos artificiais em vegetais e na Biofísica. Tudo isto porque o discurso do desenvolvimento auto-sustentável é o alvo do momento, utilizar os recursos do meio sejam eles vegetais ou animais, de forma consciente, de modo que as gerações futuras possam desfrutar dos mesmos assim como nós. Outro campo de importância é o das pesquisas agrícolas, em que as descobertas e o desenvolvimento de técnicas serão sempre bem-vindos, em virtude das constantes agressões sofridas pelo meio, sejam elas de natureza antrópica, como as queimadas e o desmatamento, ou natural, como as pragas que atacam as plantações. Diante disso, torna-se interessante, estudos a respeito dos fatores que influenciam ou “potencializem” a germinação de sementes e o crescimento de vegetais, objetivando a recuperação de áreas até então inutilizadas. Com tal finalidade desenvolveu-se este Projeto de Pesquisa, cultivando algumas amostras de alface em laboratório, esperando-se que o campo magnético gerado pelo solenóide, atuasse sobre os íons que compõem a seiva bruta, facilitando assim a sua subida e consequentemente a aceleração do crescimento do vegetal.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/275
10.15628/holos.2010.275
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/275
identifier_str_mv 10.15628/holos.2010.275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/275/305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2010); 22-30
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617658093568