QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crestani, Leticia Novak
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cracco, Isabela Fernandes, Schoffen, Gustavo Luiz OLiveira, Mangili, Otávio Celeste, Nishida, Fernanda Shizue, MASSUDA, ELY MITIE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10232
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar a qualidade de vida dos estudantes de medicina, nos diferentes estágios da formação, do primeiro ao sexto ano do curso. Para a pesquisa de corte transversal, descritivo e exploratório, além de questionário socioeconômico, a escala de Flanagan composta por 15 itens foi utilizada para a determinação da qualidade de vida estratificando o grau de satisfação individual em relação ao bem-estar físico e mental, relacionamentos, atividades sociais, comunitárias e cívicas, recreação e desenvolvimento e enriquecimento pessoal. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados e o teste de Spearman foi aplicado para avaliar as correlações obtidas com o ano de curso e as questões do instrumento utilizado. As correlações obtidas mostraram-se fracas, mas indicaram que quanto maior a série em que o estudante se encontra, menor a satisfação em relação em alguns componentes da escala.
id IFRN-3_9ca671ef15c10467163dbe6c999e89dd
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10232
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINASaúde do estudantepromoção da saúdecomportamento relacionado com saúde.Este estudo teve por objetivo analisar a qualidade de vida dos estudantes de medicina, nos diferentes estágios da formação, do primeiro ao sexto ano do curso. Para a pesquisa de corte transversal, descritivo e exploratório, além de questionário socioeconômico, a escala de Flanagan composta por 15 itens foi utilizada para a determinação da qualidade de vida estratificando o grau de satisfação individual em relação ao bem-estar físico e mental, relacionamentos, atividades sociais, comunitárias e cívicas, recreação e desenvolvimento e enriquecimento pessoal. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados e o teste de Spearman foi aplicado para avaliar as correlações obtidas com o ano de curso e as questões do instrumento utilizado. As correlações obtidas mostraram-se fracas, mas indicaram que quanto maior a série em que o estudante se encontra, menor a satisfação em relação em alguns componentes da escala.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1023210.15628/holos.2021.10232HOLOS; v. 7 (2021)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrestani, Leticia NovakCracco, Isabela FernandesSchoffen, Gustavo Luiz OLiveiraMangili, Otávio CelesteNishida, Fernanda ShizueMASSUDA, ELY MITIEpor2023-04-07T00:03:26Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10232Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:03:26Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
title QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
spellingShingle QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Crestani, Leticia Novak
Saúde do estudante
promoção da saúde
comportamento relacionado com saúde.
title_short QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
title_full QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
title_fullStr QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
title_full_unstemmed QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
title_sort QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
author Crestani, Leticia Novak
author_facet Crestani, Leticia Novak
Cracco, Isabela Fernandes
Schoffen, Gustavo Luiz OLiveira
Mangili, Otávio Celeste
Nishida, Fernanda Shizue
MASSUDA, ELY MITIE
author_role author
author2 Cracco, Isabela Fernandes
Schoffen, Gustavo Luiz OLiveira
Mangili, Otávio Celeste
Nishida, Fernanda Shizue
MASSUDA, ELY MITIE
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crestani, Leticia Novak
Cracco, Isabela Fernandes
Schoffen, Gustavo Luiz OLiveira
Mangili, Otávio Celeste
Nishida, Fernanda Shizue
MASSUDA, ELY MITIE
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do estudante
promoção da saúde
comportamento relacionado com saúde.
topic Saúde do estudante
promoção da saúde
comportamento relacionado com saúde.
description Este estudo teve por objetivo analisar a qualidade de vida dos estudantes de medicina, nos diferentes estágios da formação, do primeiro ao sexto ano do curso. Para a pesquisa de corte transversal, descritivo e exploratório, além de questionário socioeconômico, a escala de Flanagan composta por 15 itens foi utilizada para a determinação da qualidade de vida estratificando o grau de satisfação individual em relação ao bem-estar físico e mental, relacionamentos, atividades sociais, comunitárias e cívicas, recreação e desenvolvimento e enriquecimento pessoal. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados e o teste de Spearman foi aplicado para avaliar as correlações obtidas com o ano de curso e as questões do instrumento utilizado. As correlações obtidas mostraram-se fracas, mas indicaram que quanto maior a série em que o estudante se encontra, menor a satisfação em relação em alguns componentes da escala.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10232
10.15628/holos.2021.10232
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10232
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.10232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2021)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951615624904704