QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10232 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo analisar a qualidade de vida dos estudantes de medicina, nos diferentes estágios da formação, do primeiro ao sexto ano do curso. Para a pesquisa de corte transversal, descritivo e exploratório, além de questionário socioeconômico, a escala de Flanagan composta por 15 itens foi utilizada para a determinação da qualidade de vida estratificando o grau de satisfação individual em relação ao bem-estar físico e mental, relacionamentos, atividades sociais, comunitárias e cívicas, recreação e desenvolvimento e enriquecimento pessoal. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados e o teste de Spearman foi aplicado para avaliar as correlações obtidas com o ano de curso e as questões do instrumento utilizado. As correlações obtidas mostraram-se fracas, mas indicaram que quanto maior a série em que o estudante se encontra, menor a satisfação em relação em alguns componentes da escala. |
id |
IFRN-3_9ca671ef15c10467163dbe6c999e89dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/10232 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINASaúde do estudantepromoção da saúdecomportamento relacionado com saúde.Este estudo teve por objetivo analisar a qualidade de vida dos estudantes de medicina, nos diferentes estágios da formação, do primeiro ao sexto ano do curso. Para a pesquisa de corte transversal, descritivo e exploratório, além de questionário socioeconômico, a escala de Flanagan composta por 15 itens foi utilizada para a determinação da qualidade de vida estratificando o grau de satisfação individual em relação ao bem-estar físico e mental, relacionamentos, atividades sociais, comunitárias e cívicas, recreação e desenvolvimento e enriquecimento pessoal. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados e o teste de Spearman foi aplicado para avaliar as correlações obtidas com o ano de curso e as questões do instrumento utilizado. As correlações obtidas mostraram-se fracas, mas indicaram que quanto maior a série em que o estudante se encontra, menor a satisfação em relação em alguns componentes da escala.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1023210.15628/holos.2021.10232HOLOS; v. 7 (2021)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrestani, Leticia NovakCracco, Isabela FernandesSchoffen, Gustavo Luiz OLiveiraMangili, Otávio CelesteNishida, Fernanda ShizueMASSUDA, ELY MITIEpor2023-04-07T00:03:26Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10232Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:03:26Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA |
title |
QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA |
spellingShingle |
QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA Crestani, Leticia Novak Saúde do estudante promoção da saúde comportamento relacionado com saúde. |
title_short |
QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA |
title_full |
QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA |
title_fullStr |
QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA |
title_full_unstemmed |
QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA |
title_sort |
QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA |
author |
Crestani, Leticia Novak |
author_facet |
Crestani, Leticia Novak Cracco, Isabela Fernandes Schoffen, Gustavo Luiz OLiveira Mangili, Otávio Celeste Nishida, Fernanda Shizue MASSUDA, ELY MITIE |
author_role |
author |
author2 |
Cracco, Isabela Fernandes Schoffen, Gustavo Luiz OLiveira Mangili, Otávio Celeste Nishida, Fernanda Shizue MASSUDA, ELY MITIE |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crestani, Leticia Novak Cracco, Isabela Fernandes Schoffen, Gustavo Luiz OLiveira Mangili, Otávio Celeste Nishida, Fernanda Shizue MASSUDA, ELY MITIE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde do estudante promoção da saúde comportamento relacionado com saúde. |
topic |
Saúde do estudante promoção da saúde comportamento relacionado com saúde. |
description |
Este estudo teve por objetivo analisar a qualidade de vida dos estudantes de medicina, nos diferentes estágios da formação, do primeiro ao sexto ano do curso. Para a pesquisa de corte transversal, descritivo e exploratório, além de questionário socioeconômico, a escala de Flanagan composta por 15 itens foi utilizada para a determinação da qualidade de vida estratificando o grau de satisfação individual em relação ao bem-estar físico e mental, relacionamentos, atividades sociais, comunitárias e cívicas, recreação e desenvolvimento e enriquecimento pessoal. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados e o teste de Spearman foi aplicado para avaliar as correlações obtidas com o ano de curso e as questões do instrumento utilizado. As correlações obtidas mostraram-se fracas, mas indicaram que quanto maior a série em que o estudante se encontra, menor a satisfação em relação em alguns componentes da escala. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10232 10.15628/holos.2021.10232 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10232 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.10232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 7 (2021) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951615624904704 |