SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2012.913 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913 |
Resumo: | O presente artigo discute sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional e no Ensino Superior, considerando o contexto social em que se configura atualmente, assim como apresenta os desafios existentes para a atuação de professores nesses campos de ensino. Partimos então da questão norteadora: Que desafios precisam ser enfrentados na formação de docentes para o campo da educação profissional e Superior? Desenvolvemos a temática proposta por meio de revisão bibliográfica assim como utilizamos parte dos estudos desenvolvidos em pesquisa mais ampla que resultou na publicação de uma tese sobre a docência exercida por bacharéis. Concluímos defendendo a sistematização da formação continuada como política de formação que decorre de acreditarmos que ela pode oferecer subsídios ao Ensino Superior e a Educação Profissional para que o professor consiga enfrentar o momento de crise e incertezas vivenciados nas suas experiências cotidianas, pois a busca de soluções diante dessas incertezas gera uma demanda por novas competências, novas habilidades e exigem que o docente esteja em contínuos estudos. |
id |
IFRN-3_a2fce0ce9d6a82f10b96936a0eacb1fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/913 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
spelling |
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIORO presente artigo discute sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional e no Ensino Superior, considerando o contexto social em que se configura atualmente, assim como apresenta os desafios existentes para a atuação de professores nesses campos de ensino. Partimos então da questão norteadora: Que desafios precisam ser enfrentados na formação de docentes para o campo da educação profissional e Superior? Desenvolvemos a temática proposta por meio de revisão bibliográfica assim como utilizamos parte dos estudos desenvolvidos em pesquisa mais ampla que resultou na publicação de uma tese sobre a docência exercida por bacharéis. Concluímos defendendo a sistematização da formação continuada como política de formação que decorre de acreditarmos que ela pode oferecer subsídios ao Ensino Superior e a Educação Profissional para que o professor consiga enfrentar o momento de crise e incertezas vivenciados nas suas experiências cotidianas, pois a busca de soluções diante dessas incertezas gera uma demanda por novas competências, novas habilidades e exigem que o docente esteja em contínuos estudos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/91310.15628/holos.2012.913HOLOS; v. 2 (2012); 193-2051807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913/542Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, V. S.Silva, R. F.2022-05-01T20:38:53Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/913Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:53Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR |
title |
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR Oliveira, V. S. Oliveira, V. S. |
title_short |
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR |
title_full |
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR |
author |
Oliveira, V. S. |
author_facet |
Oliveira, V. S. Oliveira, V. S. Silva, R. F. Silva, R. F. |
author_role |
author |
author2 |
Silva, R. F. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, V. S. Silva, R. F. |
description |
O presente artigo discute sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional e no Ensino Superior, considerando o contexto social em que se configura atualmente, assim como apresenta os desafios existentes para a atuação de professores nesses campos de ensino. Partimos então da questão norteadora: Que desafios precisam ser enfrentados na formação de docentes para o campo da educação profissional e Superior? Desenvolvemos a temática proposta por meio de revisão bibliográfica assim como utilizamos parte dos estudos desenvolvidos em pesquisa mais ampla que resultou na publicação de uma tese sobre a docência exercida por bacharéis. Concluímos defendendo a sistematização da formação continuada como política de formação que decorre de acreditarmos que ela pode oferecer subsídios ao Ensino Superior e a Educação Profissional para que o professor consiga enfrentar o momento de crise e incertezas vivenciados nas suas experiências cotidianas, pois a busca de soluções diante dessas incertezas gera uma demanda por novas competências, novas habilidades e exigem que o docente esteja em contínuos estudos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913 10.15628/holos.2012.913 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2012.913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913/542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2012); 193-205 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1822183222675505152 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2012.913 |