SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, V. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, R. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913
Resumo: O presente artigo discute sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional e no Ensino Superior, considerando o contexto social em que se configura atualmente, assim como apresenta os desafios existentes para a atuação de professores nesses campos de ensino. Partimos então da questão norteadora: Que desafios precisam ser enfrentados na formação de docentes para o campo da educação profissional e Superior? Desenvolvemos a temática proposta por meio de revisão bibliográfica assim como utilizamos parte dos estudos desenvolvidos em pesquisa mais ampla que resultou na publicação de uma tese sobre a docência exercida por bacharéis. Concluímos defendendo a sistematização da formação continuada como política de formação que decorre de acreditarmos que ela pode oferecer subsídios ao Ensino Superior e a Educação Profissional para que o professor consiga enfrentar o momento de crise e incertezas vivenciados nas suas experiências cotidianas, pois a busca de soluções diante dessas incertezas gera uma demanda por novas competências, novas habilidades e exigem que o docente esteja em contínuos estudos.
id IFRN-3_a2fce0ce9d6a82f10b96936a0eacb1fa
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/913
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIORO presente artigo discute sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional e no Ensino Superior, considerando o contexto social em que se configura atualmente, assim como apresenta os desafios existentes para a atuação de professores nesses campos de ensino. Partimos então da questão norteadora: Que desafios precisam ser enfrentados na formação de docentes para o campo da educação profissional e Superior? Desenvolvemos a temática proposta por meio de revisão bibliográfica assim como utilizamos parte dos estudos desenvolvidos em pesquisa mais ampla que resultou na publicação de uma tese sobre a docência exercida por bacharéis. Concluímos defendendo a sistematização da formação continuada como política de formação que decorre de acreditarmos que ela pode oferecer subsídios ao Ensino Superior e a Educação Profissional para que o professor consiga enfrentar o momento de crise e incertezas vivenciados nas suas experiências cotidianas, pois a busca de soluções diante dessas incertezas gera uma demanda por novas competências, novas habilidades e exigem que o docente esteja em contínuos estudos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/91310.15628/holos.2012.913HOLOS; v. 2 (2012); 193-2051807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913/542Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, V. S.Silva, R. F.2022-05-01T20:38:53Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/913Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:53Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
title SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
spellingShingle SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
Oliveira, V. S.
title_short SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
title_full SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
title_fullStr SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
title_sort SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
author Oliveira, V. S.
author_facet Oliveira, V. S.
Silva, R. F.
author_role author
author2 Silva, R. F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, V. S.
Silva, R. F.
description O presente artigo discute sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional e no Ensino Superior, considerando o contexto social em que se configura atualmente, assim como apresenta os desafios existentes para a atuação de professores nesses campos de ensino. Partimos então da questão norteadora: Que desafios precisam ser enfrentados na formação de docentes para o campo da educação profissional e Superior? Desenvolvemos a temática proposta por meio de revisão bibliográfica assim como utilizamos parte dos estudos desenvolvidos em pesquisa mais ampla que resultou na publicação de uma tese sobre a docência exercida por bacharéis. Concluímos defendendo a sistematização da formação continuada como política de formação que decorre de acreditarmos que ela pode oferecer subsídios ao Ensino Superior e a Educação Profissional para que o professor consiga enfrentar o momento de crise e incertezas vivenciados nas suas experiências cotidianas, pois a busca de soluções diante dessas incertezas gera uma demanda por novas competências, novas habilidades e exigem que o docente esteja em contínuos estudos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913
10.15628/holos.2012.913
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913
identifier_str_mv 10.15628/holos.2012.913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/913/542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2012); 193-205
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618924773376