CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Júnior, José Gilberto Olimpio
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: da Silva, Nubelia Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/102
Resumo: A microrregião do Seridó Oriental do Rio Grande do Norte constitui a área do presente estudo que se situa na parte centro-sul deste Estado, da qual fazem parte os seguintes municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó e São José do Seridó, totalizando juntos 3.825,73 Km² de área territorial, equivalendo a 7, 24% de todo o território do Estado. Esse subespaço do Rio Grande do Norte faz parte da região semi-árida ou do polígono das secas nordestinas e diferencia-se de outras áreas do Estado, dentre outros fatores, por abranger uma enorme área fustigada por secas constantes. Ultimamente, poucos estudos teórico-empíricos têm sido realizados sobre esse recorte espacial objetivando identificar, mapear e analisar os componentes geoambientais e a biodiversidade dessa importante região geográfica do Estado, nem tampouco se tem atualizado suas informações geográficas, nas mais diversas dimensões. Dessa maneira, é importante fazer um estudo da região, destacando a formação geológica e geomorfológica que é predominantemente constituída de formações antigas e topografia suave e ondulada, dispondo de solos, de um modo geral, formados por rochas cristalinas e apresentando grandes limitações, devido à pequena capacidade de retenção da água e a susceptibilidade à erosão. Juntando-se a isso, tem-se o clima predominante muito quente e com temperaturas superiores a 27ºC e uma vegetação de caatinga. Para desenvolver este trabalho, conduzimos um levantamento de informações cartográficas e bibliográficas da área, aulas de campo, interpretação e a análise dos dados levantados e a disposição destes em um artigo.
id IFRN-3_a30e8034cd0ddf14b1da7b15626d1351
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/102
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTEA microrregião do Seridó Oriental do Rio Grande do Norte constitui a área do presente estudo que se situa na parte centro-sul deste Estado, da qual fazem parte os seguintes municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó e São José do Seridó, totalizando juntos 3.825,73 Km² de área territorial, equivalendo a 7, 24% de todo o território do Estado. Esse subespaço do Rio Grande do Norte faz parte da região semi-árida ou do polígono das secas nordestinas e diferencia-se de outras áreas do Estado, dentre outros fatores, por abranger uma enorme área fustigada por secas constantes. Ultimamente, poucos estudos teórico-empíricos têm sido realizados sobre esse recorte espacial objetivando identificar, mapear e analisar os componentes geoambientais e a biodiversidade dessa importante região geográfica do Estado, nem tampouco se tem atualizado suas informações geográficas, nas mais diversas dimensões. Dessa maneira, é importante fazer um estudo da região, destacando a formação geológica e geomorfológica que é predominantemente constituída de formações antigas e topografia suave e ondulada, dispondo de solos, de um modo geral, formados por rochas cristalinas e apresentando grandes limitações, devido à pequena capacidade de retenção da água e a susceptibilidade à erosão. Juntando-se a isso, tem-se o clima predominante muito quente e com temperaturas superiores a 27ºC e uma vegetação de caatinga. Para desenvolver este trabalho, conduzimos um levantamento de informações cartográficas e bibliográficas da área, aulas de campo, interpretação e a análise dos dados levantados e a disposição destes em um artigo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2008-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10210.15628/holos.2007.102HOLOS; v. 2 (2007); 78-911807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/102/104Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra Júnior, José Gilberto Olimpioda Silva, Nubelia Moreira2022-05-01T20:51:59Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/102Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:51:59Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE
title CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Bezerra Júnior, José Gilberto Olimpio
title_short CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE
title_full CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE
title_sort CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE
author Bezerra Júnior, José Gilberto Olimpio
author_facet Bezerra Júnior, José Gilberto Olimpio
da Silva, Nubelia Moreira
author_role author
author2 da Silva, Nubelia Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra Júnior, José Gilberto Olimpio
da Silva, Nubelia Moreira
description A microrregião do Seridó Oriental do Rio Grande do Norte constitui a área do presente estudo que se situa na parte centro-sul deste Estado, da qual fazem parte os seguintes municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó e São José do Seridó, totalizando juntos 3.825,73 Km² de área territorial, equivalendo a 7, 24% de todo o território do Estado. Esse subespaço do Rio Grande do Norte faz parte da região semi-árida ou do polígono das secas nordestinas e diferencia-se de outras áreas do Estado, dentre outros fatores, por abranger uma enorme área fustigada por secas constantes. Ultimamente, poucos estudos teórico-empíricos têm sido realizados sobre esse recorte espacial objetivando identificar, mapear e analisar os componentes geoambientais e a biodiversidade dessa importante região geográfica do Estado, nem tampouco se tem atualizado suas informações geográficas, nas mais diversas dimensões. Dessa maneira, é importante fazer um estudo da região, destacando a formação geológica e geomorfológica que é predominantemente constituída de formações antigas e topografia suave e ondulada, dispondo de solos, de um modo geral, formados por rochas cristalinas e apresentando grandes limitações, devido à pequena capacidade de retenção da água e a susceptibilidade à erosão. Juntando-se a isso, tem-se o clima predominante muito quente e com temperaturas superiores a 27ºC e uma vegetação de caatinga. Para desenvolver este trabalho, conduzimos um levantamento de informações cartográficas e bibliográficas da área, aulas de campo, interpretação e a análise dos dados levantados e a disposição destes em um artigo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/102
10.15628/holos.2007.102
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/102
identifier_str_mv 10.15628/holos.2007.102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/102/104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2007); 78-91
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617248100352