O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711 |
Resumo: | O artigo discute a temática educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo é analisar, sob a perspectiva dos estudantes, como o campus Mossoró do IFRN vem materializando a proposta curricular do curso técnico integrado em Edificações na modalidade EJA, oferecido no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, o estudo se insere na categoria exploratório-descritiva, com base na dialética. As fontes de informação são o Projeto Pedagógico do Curso e os dados (questionários e entrevistas) coletados dos estudantes do último semestre da primeira turma do curso. Considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, constata-se que não há a materialização concreta do currículo integrado no curso e, sim, que apenas algumas ações didáticas, muito específicas e não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim. |
id |
IFRN-3_a52f89a0a26b422f24c2fdf52385f64d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/4711 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTESPROEJAPráticas PedagógicasCurrículo IntegradoO artigo discute a temática educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo é analisar, sob a perspectiva dos estudantes, como o campus Mossoró do IFRN vem materializando a proposta curricular do curso técnico integrado em Edificações na modalidade EJA, oferecido no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, o estudo se insere na categoria exploratório-descritiva, com base na dialética. As fontes de informação são o Projeto Pedagógico do Curso e os dados (questionários e entrevistas) coletados dos estudantes do último semestre da primeira turma do curso. Considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, constata-se que não há a materialização concreta do currículo integrado no curso e, sim, que apenas algumas ações didáticas, muito específicas e não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/471110.15628/holos.2016.4711HOLOS; v. 7 (2016); 378-3871807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711/1612Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jose MoisesSá, Lanuzia Tércia2022-05-01T20:20:07Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4711Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:07Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES |
title |
O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES |
spellingShingle |
O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES Silva, Jose Moises PROEJA Práticas Pedagógicas Currículo Integrado |
title_short |
O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES |
title_full |
O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES |
title_fullStr |
O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES |
title_sort |
O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES |
author |
Silva, Jose Moises |
author_facet |
Silva, Jose Moises Sá, Lanuzia Tércia |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Lanuzia Tércia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jose Moises Sá, Lanuzia Tércia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROEJA Práticas Pedagógicas Currículo Integrado |
topic |
PROEJA Práticas Pedagógicas Currículo Integrado |
description |
O artigo discute a temática educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo é analisar, sob a perspectiva dos estudantes, como o campus Mossoró do IFRN vem materializando a proposta curricular do curso técnico integrado em Edificações na modalidade EJA, oferecido no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, o estudo se insere na categoria exploratório-descritiva, com base na dialética. As fontes de informação são o Projeto Pedagógico do Curso e os dados (questionários e entrevistas) coletados dos estudantes do último semestre da primeira turma do curso. Considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, constata-se que não há a materialização concreta do currículo integrado no curso e, sim, que apenas algumas ações didáticas, muito específicas e não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711 10.15628/holos.2016.4711 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2016.4711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711/1612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 7 (2016); 378-387 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1817341945020678144 |