O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jose Moises
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sá, Lanuzia Tércia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711
Resumo: O artigo discute a temática educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo é analisar, sob a perspectiva dos estudantes, como o campus Mossoró do IFRN vem materializando a proposta curricular do curso técnico integrado em Edificações na modalidade EJA, oferecido no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, o estudo se insere na categoria exploratório-descritiva, com base na dialética. As fontes de informação são o Projeto Pedagógico do Curso e os dados (questionários e entrevistas) coletados dos estudantes do último semestre da primeira turma do curso. Considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, constata-se que não há a materialização concreta do currículo integrado no curso e, sim, que apenas algumas ações didáticas, muito específicas e não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.
id IFRN-3_a52f89a0a26b422f24c2fdf52385f64d
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4711
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTESPROEJAPráticas PedagógicasCurrículo IntegradoO artigo discute a temática educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo é analisar, sob a perspectiva dos estudantes, como o campus Mossoró do IFRN vem materializando a proposta curricular do curso técnico integrado em Edificações na modalidade EJA, oferecido no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, o estudo se insere na categoria exploratório-descritiva, com base na dialética. As fontes de informação são o Projeto Pedagógico do Curso e os dados (questionários e entrevistas) coletados dos estudantes do último semestre da primeira turma do curso. Considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, constata-se que não há a materialização concreta do currículo integrado no curso e, sim, que apenas algumas ações didáticas, muito específicas e não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/471110.15628/holos.2016.4711HOLOS; v. 7 (2016); 378-3871807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711/1612Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jose MoisesSá, Lanuzia Tércia2022-05-01T20:20:07Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4711Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:07Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES
title O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES
spellingShingle O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES
Silva, Jose Moises
PROEJA
Práticas Pedagógicas
Currículo Integrado
title_short O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES
title_full O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES
title_fullStr O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES
title_full_unstemmed O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES
title_sort O PROEJA NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ POR SEUS ESTUDANTES
author Silva, Jose Moises
author_facet Silva, Jose Moises
Sá, Lanuzia Tércia
author_role author
author2 Sá, Lanuzia Tércia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jose Moises
Sá, Lanuzia Tércia
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
Práticas Pedagógicas
Currículo Integrado
topic PROEJA
Práticas Pedagógicas
Currículo Integrado
description O artigo discute a temática educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo é analisar, sob a perspectiva dos estudantes, como o campus Mossoró do IFRN vem materializando a proposta curricular do curso técnico integrado em Edificações na modalidade EJA, oferecido no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, o estudo se insere na categoria exploratório-descritiva, com base na dialética. As fontes de informação são o Projeto Pedagógico do Curso e os dados (questionários e entrevistas) coletados dos estudantes do último semestre da primeira turma do curso. Considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, constata-se que não há a materialização concreta do currículo integrado no curso e, sim, que apenas algumas ações didáticas, muito específicas e não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711
10.15628/holos.2016.4711
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.4711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711/1612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2016); 378-387
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1817341945020678144