QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cândido, Gesinaldo Ataíde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1720
Resumo: A urbanização da humanidade na contemporaneidade vem promovendo uma concentração de pessoas nas cidades, as quais terminam por influenciar e, até certo ponto, comprometer a qualidade de vida de seus moradores, e, portanto, a sustentabilidade urbana. Depreende-se que a grande e crescente densidade populacional nas cidades compromete o acesso a infraestrutura e serviços urbanos e a outros fatores promotores da qualidade de vida. Neste trabalho, entende-se que o conceito de qualidade de vida deve integrar a noção de desenvolvimento humano e a de sustentabilidade. Portanto, permear variáveis ambientais e sociais. Este artigo apresenta discussões sobre a temática da sustentabilidade urbana ao discutir a qualidade de vida urbana de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Para a concretização do objetivo proposto e dar fundamentação teórica à investigação realizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa documental – para obtenção de dados secundários. Portanto, a pesquisa tem um caráter bibliográfico e de análise segundo o método dedutivo, sendo considerada de natureza aplicada e explicativa. Assim, a abordagem teórica está fundamentada na análise da expansão urbana como condicionante da insustentabilidade urbana e que compromete a qualidade de vida urbana. Constatou-se que o processo de expansão urbana de Natal-RN, ocorrido na contemporaneidade, deu-se por meio de forte pressão ambiental e em condições socioeconômicas desiguais, contribuindo para a distribuição desigual da oferta de serviços de infraestrutura urbana, que tem comprometido a qualidade de vida urbana.
id IFRN-3_a93cc237f2eddf2fffdd94be4ade7bf2
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1720
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANAA urbanização da humanidade na contemporaneidade vem promovendo uma concentração de pessoas nas cidades, as quais terminam por influenciar e, até certo ponto, comprometer a qualidade de vida de seus moradores, e, portanto, a sustentabilidade urbana. Depreende-se que a grande e crescente densidade populacional nas cidades compromete o acesso a infraestrutura e serviços urbanos e a outros fatores promotores da qualidade de vida. Neste trabalho, entende-se que o conceito de qualidade de vida deve integrar a noção de desenvolvimento humano e a de sustentabilidade. Portanto, permear variáveis ambientais e sociais. Este artigo apresenta discussões sobre a temática da sustentabilidade urbana ao discutir a qualidade de vida urbana de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Para a concretização do objetivo proposto e dar fundamentação teórica à investigação realizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa documental – para obtenção de dados secundários. Portanto, a pesquisa tem um caráter bibliográfico e de análise segundo o método dedutivo, sendo considerada de natureza aplicada e explicativa. Assim, a abordagem teórica está fundamentada na análise da expansão urbana como condicionante da insustentabilidade urbana e que compromete a qualidade de vida urbana. Constatou-se que o processo de expansão urbana de Natal-RN, ocorrido na contemporaneidade, deu-se por meio de forte pressão ambiental e em condições socioeconômicas desiguais, contribuindo para a distribuição desigual da oferta de serviços de infraestrutura urbana, que tem comprometido a qualidade de vida urbana.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/172010.15628/holos.2014.1720HOLOS; v. 1 (2014); 3-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1720/774Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Maria Cristina CavalcantiCândido, Gesinaldo Ataíde2022-05-01T20:33:53Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1720Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:33:53Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANA
title QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANA
spellingShingle QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANA
Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
title_short QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANA
title_full QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANA
title_fullStr QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANA
title_full_unstemmed QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANA
title_sort QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE URBANA
author Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
author_facet Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
Cândido, Gesinaldo Ataíde
author_role author
author2 Cândido, Gesinaldo Ataíde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
Cândido, Gesinaldo Ataíde
description A urbanização da humanidade na contemporaneidade vem promovendo uma concentração de pessoas nas cidades, as quais terminam por influenciar e, até certo ponto, comprometer a qualidade de vida de seus moradores, e, portanto, a sustentabilidade urbana. Depreende-se que a grande e crescente densidade populacional nas cidades compromete o acesso a infraestrutura e serviços urbanos e a outros fatores promotores da qualidade de vida. Neste trabalho, entende-se que o conceito de qualidade de vida deve integrar a noção de desenvolvimento humano e a de sustentabilidade. Portanto, permear variáveis ambientais e sociais. Este artigo apresenta discussões sobre a temática da sustentabilidade urbana ao discutir a qualidade de vida urbana de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Para a concretização do objetivo proposto e dar fundamentação teórica à investigação realizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa documental – para obtenção de dados secundários. Portanto, a pesquisa tem um caráter bibliográfico e de análise segundo o método dedutivo, sendo considerada de natureza aplicada e explicativa. Assim, a abordagem teórica está fundamentada na análise da expansão urbana como condicionante da insustentabilidade urbana e que compromete a qualidade de vida urbana. Constatou-se que o processo de expansão urbana de Natal-RN, ocorrido na contemporaneidade, deu-se por meio de forte pressão ambiental e em condições socioeconômicas desiguais, contribuindo para a distribuição desigual da oferta de serviços de infraestrutura urbana, que tem comprometido a qualidade de vida urbana.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1720
10.15628/holos.2014.1720
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1720
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.1720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1720/774
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2014); 3-19
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619834937344