O LÚDICO NA PEDAGOGIA COM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS – PNE’s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Driele Cendon
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Trindade, Sormânia Pereira, Lima, Tales Câmara de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/28
Resumo: Este estudo analisa a ludicidade como forma de instrumento na educação e seus efeitos no desenvolvimento das pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE’s) na Escola Viva, localizada no município do Natal – RN. Nessa perspectiva, a ludicidade é manifestada no instante em que o lazer estabelece uma sensação de completude, despertando no indivíduo o desejo de continuar a desenvolver atividades que lhe proporcionam prazer. Essa Escola desenvolve suas atividades a partir do lúdico, comprovando que a associação “pedagogia x lúdico” tende a obter bons resultados no desenvolvimento físico-psíquico dos PNE’s. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, na qual buscou uma relação estreita com a realidade dos alunos portadores de necessidades especiais, através de entrevistas abertas aos educadores e diretores e ainda aos próprios alunos no decorrer das atividades. O estudo fornece subsídios para explorar a sensibilidade dos mesmos, liberando-os da rotulação que são “incapazes” de aprender e produzir; procura-se demonstrar que apesar destes alunos serem PNE’s, eles são capazes de aprimorar seus conhecimentos, sendo, o lúdico, ferramenta indispensável nesta atividade, considerando que o mesmo, contribui para as manifestações na vida sociocultural de cada PNE. Palavras-chave: Inclusão Social, Lúdico, Educação, Portadores de Necessidades Especiais.
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