TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Janara Aline
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Koslowski, Luciano André Deitos, Licodiedoff, Silvana, Riella, Humberto Gracher
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2250
Resumo: Nos últimos anos, a problemática de contaminações ambientais atingiu grandes proporções e as indústrias têxteis tem grande colaboração neste cenário, pois possuem um dos processos de maior geração de poluentes, contribuindo com uma carga poluidora rejeitada no meio ambiente, que quando não tratado corretamente são indutores de sérios problemas de contaminação ambiental. As exigências de qualidade da água evoluíram e prosseguem, em processo contínuo, acompanhando os avanços do conhecimento técnico e científico. Os padrões de qualidade tornam-se gradativamente mais exigentes. Uma forma de tratar estes resíduos é pela técnica dos Processos Oxidativos Avançados (POA's), que são processos com potencial de produzir radicais hidroxila (•OH), espécies altamente oxidantes, capazes de melhorar a matéria orgânica. O presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de um Processo Oxidativo Avançado no tratamento de efluentes têxteis, denominado processo oxidativo de Fenton. Nos estudos realizados, envolvendo a degradação dos corantes Azul turquesa e Verde malaquita, por meio de um planejamento fatorial, análises de absorbância, DQO e pH, ficou evidenciada a elevada capacidade de degradação da reação de Fenton. Os resultados obtidos demonstraram que em pH 3,0 e temperatura de 25°C a remoção de cor foi de 99,3% e a DQO de 85,7%. A 50°C com o mesmo valor de pH a remoção de cor foi de 94,6%, e a DQO de 92,8%.
id IFRN-3_b37e2f04cdf6159c7859f5529affb64a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2250
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTONprocessos oxidativos avançadosPOA’sefluente têxtilreação de fenton.Nos últimos anos, a problemática de contaminações ambientais atingiu grandes proporções e as indústrias têxteis tem grande colaboração neste cenário, pois possuem um dos processos de maior geração de poluentes, contribuindo com uma carga poluidora rejeitada no meio ambiente, que quando não tratado corretamente são indutores de sérios problemas de contaminação ambiental. As exigências de qualidade da água evoluíram e prosseguem, em processo contínuo, acompanhando os avanços do conhecimento técnico e científico. Os padrões de qualidade tornam-se gradativamente mais exigentes. Uma forma de tratar estes resíduos é pela técnica dos Processos Oxidativos Avançados (POA's), que são processos com potencial de produzir radicais hidroxila (•OH), espécies altamente oxidantes, capazes de melhorar a matéria orgânica. O presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de um Processo Oxidativo Avançado no tratamento de efluentes têxteis, denominado processo oxidativo de Fenton. Nos estudos realizados, envolvendo a degradação dos corantes Azul turquesa e Verde malaquita, por meio de um planejamento fatorial, análises de absorbância, DQO e pH, ficou evidenciada a elevada capacidade de degradação da reação de Fenton. Os resultados obtidos demonstraram que em pH 3,0 e temperatura de 25°C a remoção de cor foi de 99,3% e a DQO de 85,7%. A 50°C com o mesmo valor de pH a remoção de cor foi de 94,6%, e a DQO de 92,8%.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/225010.15628/holos.2016.2250HOLOS; v. 4 (2016); 25-351807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2250/1528Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Janara AlineKoslowski, Luciano André DeitosLicodiedoff, SilvanaRiella, Humberto Gracher2022-05-01T20:21:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2250Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTON
title TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTON
spellingShingle TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTON
Rocha, Janara Aline
processos oxidativos avançados
POA’s
efluente têxtil
reação de fenton.
title_short TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTON
title_full TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTON
title_fullStr TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTON
title_full_unstemmed TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTON
title_sort TRATAMENTO DE UM EFLUENTE MODELO TÊXTIL VIA REAÇÃO DE FENTON
author Rocha, Janara Aline
author_facet Rocha, Janara Aline
Koslowski, Luciano André Deitos
Licodiedoff, Silvana
Riella, Humberto Gracher
author_role author
author2 Koslowski, Luciano André Deitos
Licodiedoff, Silvana
Riella, Humberto Gracher
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Janara Aline
Koslowski, Luciano André Deitos
Licodiedoff, Silvana
Riella, Humberto Gracher
dc.subject.por.fl_str_mv processos oxidativos avançados
POA’s
efluente têxtil
reação de fenton.
topic processos oxidativos avançados
POA’s
efluente têxtil
reação de fenton.
description Nos últimos anos, a problemática de contaminações ambientais atingiu grandes proporções e as indústrias têxteis tem grande colaboração neste cenário, pois possuem um dos processos de maior geração de poluentes, contribuindo com uma carga poluidora rejeitada no meio ambiente, que quando não tratado corretamente são indutores de sérios problemas de contaminação ambiental. As exigências de qualidade da água evoluíram e prosseguem, em processo contínuo, acompanhando os avanços do conhecimento técnico e científico. Os padrões de qualidade tornam-se gradativamente mais exigentes. Uma forma de tratar estes resíduos é pela técnica dos Processos Oxidativos Avançados (POA's), que são processos com potencial de produzir radicais hidroxila (•OH), espécies altamente oxidantes, capazes de melhorar a matéria orgânica. O presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de um Processo Oxidativo Avançado no tratamento de efluentes têxteis, denominado processo oxidativo de Fenton. Nos estudos realizados, envolvendo a degradação dos corantes Azul turquesa e Verde malaquita, por meio de um planejamento fatorial, análises de absorbância, DQO e pH, ficou evidenciada a elevada capacidade de degradação da reação de Fenton. Os resultados obtidos demonstraram que em pH 3,0 e temperatura de 25°C a remoção de cor foi de 99,3% e a DQO de 85,7%. A 50°C com o mesmo valor de pH a remoção de cor foi de 94,6%, e a DQO de 92,8%.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2250
10.15628/holos.2016.2250
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2250
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.2250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2250/1528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2016); 25-35
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617110736896