MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Miriam Soares de Oliveira e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/850
Resumo: O presente artigo retrata uma experiência realizada em sala de aula com a disciplina de História de quatro cursos técnicos da modalidade Técnico Integrado oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no ano de 2010. A experiência se consolidou com o projeto Meu Curso e a História, que possibilitou que os alunos do 3º ano, em seu 3º bimestre, relacionassem conteúdos de História propostos naquele bimestre com assuntos do seu curso em específico. A proposta teve como objetivo desafiar os limites das disciplinas tanto de História como dos cursos em específico, num esforço interdisciplinar de reconstrução do conhecimento não só através da integração de conhecimentos produzidos em vários campos de estudo, como também numa associação, muitas vezes dialética entre diferentes dimensões da realidade observada e estudada. A proposta teve como resultado a entrega de vinte e quatro trabalhos relacionados aos diferentes temas de História e fundamentados numa relação com o conteúdo específico de cada curso, num esforço de superação da fragmentação e da linearidade de produção do conhecimento. Como afirma Lück (2011), “a prática interdisciplinar ocorre principalmente no contexto de instituições de ensino, onde se pratica o ensino e a pesquisa”. Contudo a sua realização em sala de aula requer a integração do conteúdo e realidade, ou seja, da teoria com a prática dentre muitos outros fatores integrantes da prática pedagógica.
id IFRN-3_b81970ea0db16117d1ea715d88c12567
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/850
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTEO presente artigo retrata uma experiência realizada em sala de aula com a disciplina de História de quatro cursos técnicos da modalidade Técnico Integrado oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no ano de 2010. A experiência se consolidou com o projeto Meu Curso e a História, que possibilitou que os alunos do 3º ano, em seu 3º bimestre, relacionassem conteúdos de História propostos naquele bimestre com assuntos do seu curso em específico. A proposta teve como objetivo desafiar os limites das disciplinas tanto de História como dos cursos em específico, num esforço interdisciplinar de reconstrução do conhecimento não só através da integração de conhecimentos produzidos em vários campos de estudo, como também numa associação, muitas vezes dialética entre diferentes dimensões da realidade observada e estudada. A proposta teve como resultado a entrega de vinte e quatro trabalhos relacionados aos diferentes temas de História e fundamentados numa relação com o conteúdo específico de cada curso, num esforço de superação da fragmentação e da linearidade de produção do conhecimento. Como afirma Lück (2011), “a prática interdisciplinar ocorre principalmente no contexto de instituições de ensino, onde se pratica o ensino e a pesquisa”. Contudo a sua realização em sala de aula requer a integração do conteúdo e realidade, ou seja, da teoria com a prática dentre muitos outros fatores integrantes da prática pedagógica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/85010.15628/holos.2013.850HOLOS; v. 1 (2013); 243-2551807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/850/654Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Miriam Soares de Oliveira e2022-05-01T20:37:09Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/850Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:37:09Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
title MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
spellingShingle MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
Silva, Miriam Soares de Oliveira e
title_short MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
title_full MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
title_fullStr MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
title_full_unstemmed MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
title_sort MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
author Silva, Miriam Soares de Oliveira e
author_facet Silva, Miriam Soares de Oliveira e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Miriam Soares de Oliveira e
description O presente artigo retrata uma experiência realizada em sala de aula com a disciplina de História de quatro cursos técnicos da modalidade Técnico Integrado oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no ano de 2010. A experiência se consolidou com o projeto Meu Curso e a História, que possibilitou que os alunos do 3º ano, em seu 3º bimestre, relacionassem conteúdos de História propostos naquele bimestre com assuntos do seu curso em específico. A proposta teve como objetivo desafiar os limites das disciplinas tanto de História como dos cursos em específico, num esforço interdisciplinar de reconstrução do conhecimento não só através da integração de conhecimentos produzidos em vários campos de estudo, como também numa associação, muitas vezes dialética entre diferentes dimensões da realidade observada e estudada. A proposta teve como resultado a entrega de vinte e quatro trabalhos relacionados aos diferentes temas de História e fundamentados numa relação com o conteúdo específico de cada curso, num esforço de superação da fragmentação e da linearidade de produção do conhecimento. Como afirma Lück (2011), “a prática interdisciplinar ocorre principalmente no contexto de instituições de ensino, onde se pratica o ensino e a pesquisa”. Contudo a sua realização em sala de aula requer a integração do conteúdo e realidade, ou seja, da teoria com a prática dentre muitos outros fatores integrantes da prática pedagógica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/850
10.15628/holos.2013.850
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/850
identifier_str_mv 10.15628/holos.2013.850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/850/654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2013); 243-255
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618883878912