METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thamyres Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Vanessa Silva de, Pontes, Marília, Libório, Matheus Pereira, Hadad, Renato Moreira, Laudares, Sandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6187
Resumo: Em novembro de 2015 ocorreu um dos maiores desastres ambientais já registrados em Minas Gerais e no Brasil, o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão. Neste estudo, o objetivo é mensurar a área atingida mais próxima ao rompimento da barragem para quantificar os impactos gerados ao meio ambiente. Para isso, foram utilizadas ferramentas, técnicas e softwares de geoprocessamento para georreferenciar, tratar, classificar e analisar imagens na região do desastre em diferentes períodos. A metodologia aplicada permite medir a área do impacto e consequentemente avaliar os danos ambientais causados pelo desastre não natural. Com base na área de projeto deste estudo, a lama de rejeitos atingiu uma área aproximada de 944 ha, sendo 249,29 ha de vegetação da Mata Atlântica. Afetou também 125,60 ha de uso alternativo do solo. Em relação aos recursos hídricos, foi afetado um total de 21,80 km de cursos d’água, sendo eles: Córrego Santarém, Córrego Vermelho, Rio Gualaxo do Norte, Córrego Mirandinha, Córrego Capião e Córrego Camargo. O uso do geoprocessamento neste estudo atendeu o objetivo proposto, pois com esta tecnologia foi possível mensurar alguns dos danos causados ao meio ambiente após o rompimento da barragem de rejeitos em Bento Rodrigues utilizando imagens de satélite.
id IFRN-3_b81d2b5b8eed44a3a614d4d201332a68
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6187
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)desastre ambientalsensoriamento remotogeoprocessamentoEm novembro de 2015 ocorreu um dos maiores desastres ambientais já registrados em Minas Gerais e no Brasil, o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão. Neste estudo, o objetivo é mensurar a área atingida mais próxima ao rompimento da barragem para quantificar os impactos gerados ao meio ambiente. Para isso, foram utilizadas ferramentas, técnicas e softwares de geoprocessamento para georreferenciar, tratar, classificar e analisar imagens na região do desastre em diferentes períodos. A metodologia aplicada permite medir a área do impacto e consequentemente avaliar os danos ambientais causados pelo desastre não natural. Com base na área de projeto deste estudo, a lama de rejeitos atingiu uma área aproximada de 944 ha, sendo 249,29 ha de vegetação da Mata Atlântica. Afetou também 125,60 ha de uso alternativo do solo. Em relação aos recursos hídricos, foi afetado um total de 21,80 km de cursos d’água, sendo eles: Córrego Santarém, Córrego Vermelho, Rio Gualaxo do Norte, Córrego Mirandinha, Córrego Capião e Córrego Camargo. O uso do geoprocessamento neste estudo atendeu o objetivo proposto, pois com esta tecnologia foi possível mensurar alguns dos danos causados ao meio ambiente após o rompimento da barragem de rejeitos em Bento Rodrigues utilizando imagens de satélite.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/618710.15628/holos.2019.6187HOLOS; v. 7 (2019); 1-171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6187/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thamyres RochaOliveira, Vanessa Silva dePontes, MaríliaLibório, Matheus PereiraHadad, Renato MoreiraLaudares, Sandro2022-05-01T19:18:00Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6187Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)
title METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)
spellingShingle METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)
Oliveira, Thamyres Rocha
desastre ambiental
sensoriamento remoto
geoprocessamento
title_short METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)
title_full METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)
title_fullStr METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)
title_full_unstemmed METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)
title_sort METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DANOS AMBIENTAIS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM BENTO RODRIGUES (MG)
author Oliveira, Thamyres Rocha
author_facet Oliveira, Thamyres Rocha
Oliveira, Vanessa Silva de
Pontes, Marília
Libório, Matheus Pereira
Hadad, Renato Moreira
Laudares, Sandro
author_role author
author2 Oliveira, Vanessa Silva de
Pontes, Marília
Libório, Matheus Pereira
Hadad, Renato Moreira
Laudares, Sandro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thamyres Rocha
Oliveira, Vanessa Silva de
Pontes, Marília
Libório, Matheus Pereira
Hadad, Renato Moreira
Laudares, Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv desastre ambiental
sensoriamento remoto
geoprocessamento
topic desastre ambiental
sensoriamento remoto
geoprocessamento
description Em novembro de 2015 ocorreu um dos maiores desastres ambientais já registrados em Minas Gerais e no Brasil, o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão. Neste estudo, o objetivo é mensurar a área atingida mais próxima ao rompimento da barragem para quantificar os impactos gerados ao meio ambiente. Para isso, foram utilizadas ferramentas, técnicas e softwares de geoprocessamento para georreferenciar, tratar, classificar e analisar imagens na região do desastre em diferentes períodos. A metodologia aplicada permite medir a área do impacto e consequentemente avaliar os danos ambientais causados pelo desastre não natural. Com base na área de projeto deste estudo, a lama de rejeitos atingiu uma área aproximada de 944 ha, sendo 249,29 ha de vegetação da Mata Atlântica. Afetou também 125,60 ha de uso alternativo do solo. Em relação aos recursos hídricos, foi afetado um total de 21,80 km de cursos d’água, sendo eles: Córrego Santarém, Córrego Vermelho, Rio Gualaxo do Norte, Córrego Mirandinha, Córrego Capião e Córrego Camargo. O uso do geoprocessamento neste estudo atendeu o objetivo proposto, pois com esta tecnologia foi possível mensurar alguns dos danos causados ao meio ambiente após o rompimento da barragem de rejeitos em Bento Rodrigues utilizando imagens de satélite.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6187
10.15628/holos.2019.6187
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6187
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.6187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6187/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2019); 1-17
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623693697024