A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ost, Mariana Afonso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vianna, Marcelo, Pereira, Gabriel Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9883
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência de integração entre arte circense, Educação Física e outros componentes curriculares que culminou na produção de um espetáculo intitulado “Le Cirque: Cabeças Coloridas”. A proposta foi criada e executada por estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Osório – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – no ano de 2018, tendo como espectadores a comunidade escolar. As atividades que resultaram no espetáculo tiveram como principal objetivo oportunizar aos estudantes desenvolverem suas habilidades artísticas, físicas, audiovisuais, culturais, intrapessoais e interpessoais, de modo a explorá-las de acordo com suas aproximações e predisposições. Para isso, o espetáculo foi pensado de maneira a inspirar os espectadores a partir da arte circense na perspectiva da cultura corporal de movimento, considerando a importância de promover o acolhimento de todas as pessoas e de contribuir para que explorassem os diferentes estímulos dessa experiência única. Como principal contribuição da proposta, destacam-se as habilidades artísticas, criativas e sociais desenvolvidas, os talentos individuais explorados pelos estudantes, bem como sua autoconfiança. Ainda, por conta da dinâmica da proposta, cabe ressaltar que a integração entre os participantes foi oportunizada não somente no que se refere às trocas efetivadas entre eles, mas também pelo contato constante com o público, fundamental para que a “magia” do espetáculo circense pudesse acontecer.
id IFRN-3_b901cf3940673ac7c1502eef2d8b2f47
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/9883
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SULEducação Físicaarte circenseprática curricular integradaEste artigo apresenta uma experiência de integração entre arte circense, Educação Física e outros componentes curriculares que culminou na produção de um espetáculo intitulado “Le Cirque: Cabeças Coloridas”. A proposta foi criada e executada por estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Osório – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – no ano de 2018, tendo como espectadores a comunidade escolar. As atividades que resultaram no espetáculo tiveram como principal objetivo oportunizar aos estudantes desenvolverem suas habilidades artísticas, físicas, audiovisuais, culturais, intrapessoais e interpessoais, de modo a explorá-las de acordo com suas aproximações e predisposições. Para isso, o espetáculo foi pensado de maneira a inspirar os espectadores a partir da arte circense na perspectiva da cultura corporal de movimento, considerando a importância de promover o acolhimento de todas as pessoas e de contribuir para que explorassem os diferentes estímulos dessa experiência única. Como principal contribuição da proposta, destacam-se as habilidades artísticas, criativas e sociais desenvolvidas, os talentos individuais explorados pelos estudantes, bem como sua autoconfiança. Ainda, por conta da dinâmica da proposta, cabe ressaltar que a integração entre os participantes foi oportunizada não somente no que se refere às trocas efetivadas entre eles, mas também pelo contato constante com o público, fundamental para que a “magia” do espetáculo circense pudesse acontecer.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/988310.15628/holos.2020.9883HOLOS; v. 6 (2020); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9883/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOst, Mariana AfonsoVianna, MarceloPereira, Gabriel Silveira2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9883Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
title A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
spellingShingle A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Ost, Mariana Afonso
Educação Física
arte circense
prática curricular integrada
title_short A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
title_full A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
title_fullStr A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
title_full_unstemmed A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
title_sort A ARTE CIRCENSE E SEU DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
author Ost, Mariana Afonso
author_facet Ost, Mariana Afonso
Vianna, Marcelo
Pereira, Gabriel Silveira
author_role author
author2 Vianna, Marcelo
Pereira, Gabriel Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ost, Mariana Afonso
Vianna, Marcelo
Pereira, Gabriel Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
arte circense
prática curricular integrada
topic Educação Física
arte circense
prática curricular integrada
description Este artigo apresenta uma experiência de integração entre arte circense, Educação Física e outros componentes curriculares que culminou na produção de um espetáculo intitulado “Le Cirque: Cabeças Coloridas”. A proposta foi criada e executada por estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Osório – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – no ano de 2018, tendo como espectadores a comunidade escolar. As atividades que resultaram no espetáculo tiveram como principal objetivo oportunizar aos estudantes desenvolverem suas habilidades artísticas, físicas, audiovisuais, culturais, intrapessoais e interpessoais, de modo a explorá-las de acordo com suas aproximações e predisposições. Para isso, o espetáculo foi pensado de maneira a inspirar os espectadores a partir da arte circense na perspectiva da cultura corporal de movimento, considerando a importância de promover o acolhimento de todas as pessoas e de contribuir para que explorassem os diferentes estímulos dessa experiência única. Como principal contribuição da proposta, destacam-se as habilidades artísticas, criativas e sociais desenvolvidas, os talentos individuais explorados pelos estudantes, bem como sua autoconfiança. Ainda, por conta da dinâmica da proposta, cabe ressaltar que a integração entre os participantes foi oportunizada não somente no que se refere às trocas efetivadas entre eles, mas também pelo contato constante com o público, fundamental para que a “magia” do espetáculo circense pudesse acontecer.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9883
10.15628/holos.2020.9883
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9883
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.9883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9883/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2020); 1-13
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1821325347747004416