DO PARADIGMA ASSISTENCIAL AO PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: A PERCEPÇAO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Marina Patricio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Feijó de Andrade, Izabel Cristina, Machado, Shana Siqueira Bragaglia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4384
Resumo: Este artigo deriva de uma dissertação de mestrado que dentre outros objetivos buscou conhecer a percepção de professoras sobre um período histórico de transição entre paradigmas educacionais. Pesquisa de caráter qualitativo foi realizada num município de médio porte de RS; tendo como instrumento de pesquisa a história oral e análise de conteúdo para tratamento dos dados colhidos em contexto de afirmação do compromisso com o desenvolvimento integral das crianças. Compreendemos, ao final do estudo que a presença das professoras no interior das creches impulsionou fortemente a  transição  entre  o paradigma assistencial, um modelo construído historicamente nas instituições brasileiras e o paradigma de desenvolvimento integral das crianças. As professoras sentiram-se protagonistas de um tempo de mudanças. Além de cuidar, perceberam que outras dimensões acentuaram a complexidade da prática pedagógica na educação infantil como educar, brincar, interagir e associar.
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