A DICOTOMIA PORTUÁRIA BRASILEIRA E A CARÊNCIA POR SISTEMAS EFICIENTES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6080 |
Resumo: | Este artigo abordará sobre o contexto do mercado exterior brasileiro e as maiores dificuldades enfrentadas pelos exportadores no processo de liberação das cargas nos portos devido aos trâmites burocráticos. No estudo de caso, será realizado uma análise qualitativa, extraída de dados estatísticos, figuras e gráficos produzidos por organismos governamentais e órgãos de relevância para indústrias. O texto também explorará o assunto sistema de gestão Porto Sem Papel e suas funcionalidades, implantado pelo Governo Federal, com objetivo de aumentar a eficiência das atracações e desatracações de navios, assim, reduzindo a ociosidade das cargas nos portos e o tempo de entrega no destino final. O objetivo geral do trabalho é elucidar a necessidade de racionalização dos procedimentos portuários, por meio de uma reforma nas práticas rotineiras dos órgãos mais envolvidos nas liberações alfandegárias e a necessidade do governo em desenvolver os portos e terminais para que continuem recebendo investimentos externos e se mantenham como uma economia forte de mercado. |
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A DICOTOMIA PORTUÁRIA BRASILEIRA E A CARÊNCIA POR SISTEMAS EFICIENTESLogística PortuáriaBurocraciaSistema de gestão Porto Sem PapelEste artigo abordará sobre o contexto do mercado exterior brasileiro e as maiores dificuldades enfrentadas pelos exportadores no processo de liberação das cargas nos portos devido aos trâmites burocráticos. No estudo de caso, será realizado uma análise qualitativa, extraída de dados estatísticos, figuras e gráficos produzidos por organismos governamentais e órgãos de relevância para indústrias. O texto também explorará o assunto sistema de gestão Porto Sem Papel e suas funcionalidades, implantado pelo Governo Federal, com objetivo de aumentar a eficiência das atracações e desatracações de navios, assim, reduzindo a ociosidade das cargas nos portos e o tempo de entrega no destino final. O objetivo geral do trabalho é elucidar a necessidade de racionalização dos procedimentos portuários, por meio de uma reforma nas práticas rotineiras dos órgãos mais envolvidos nas liberações alfandegárias e a necessidade do governo em desenvolver os portos e terminais para que continuem recebendo investimentos externos e se mantenham como uma economia forte de mercado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/608010.15628/holos.2017.6080HOLOS; v. 7 (2017); 110-1261807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6080/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Kamylle RubinFerreira, Carla GuimarãesSoares Murta, Aurélio LamareMurta, Maria da Penha Araujo2022-05-01T19:33:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6080Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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