METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo avaliar uma metodologia de ensino orientada para projetos, utilizada na disciplina “Estatística Aplicada” na turma 3.77.1N do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do CEFET-RN. É proposta uma discussão em relação à metodologia aplicada a fim de se obter sugestões de melhoria, além de avaliar o grau de satisfação do aluno no que diz respeito à importância da referida disciplina para o curso. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos e pesquisas destinadas aos alunos que cursaram a disciplina. Em relação aos resultados alcançados, pode-se destacar uma melhora no aprendizado do aluno, na medida em que ele pôde se envolver com situações reais da sua área de atuação. Foi possível depreender da pesquisa que o modelo Pedagogia de Projetos é altamente viável e proporciona uma maior integração entre os alunos. Palavras-chave: pesquisa, questionário, metodologia, pedagogia de projetos, estatística, aprendizagem. |
id |
IFRN-3_bf2a369f379c0a3456d784ec9a992dc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/7 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RNA presente pesquisa tem como objetivo avaliar uma metodologia de ensino orientada para projetos, utilizada na disciplina “Estatística Aplicada” na turma 3.77.1N do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do CEFET-RN. É proposta uma discussão em relação à metodologia aplicada a fim de se obter sugestões de melhoria, além de avaliar o grau de satisfação do aluno no que diz respeito à importância da referida disciplina para o curso. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos e pesquisas destinadas aos alunos que cursaram a disciplina. Em relação aos resultados alcançados, pode-se destacar uma melhora no aprendizado do aluno, na medida em que ele pôde se envolver com situações reais da sua área de atuação. Foi possível depreender da pesquisa que o modelo Pedagogia de Projetos é altamente viável e proporciona uma maior integração entre os alunos. Palavras-chave: pesquisa, questionário, metodologia, pedagogia de projetos, estatística, aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/710.15628/holos.2007.7HOLOS; v. 1 (2007); 70-821807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7/8Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFILGUEIRA, JOÃO MARIACARVALHO, CAMILA PEREIRA DEFIGUEIREDO, LÚCIA MARIADANTAS, MANOEL THIAGO NOGUEIRA2022-05-01T20:52:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:52:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN |
title |
METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN |
spellingShingle |
METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN FILGUEIRA, JOÃO MARIA |
title_short |
METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN |
title_full |
METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN |
title_fullStr |
METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN |
title_sort |
METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN |
author |
FILGUEIRA, JOÃO MARIA |
author_facet |
FILGUEIRA, JOÃO MARIA CARVALHO, CAMILA PEREIRA DE FIGUEIREDO, LÚCIA MARIA DANTAS, MANOEL THIAGO NOGUEIRA |
author_role |
author |
author2 |
CARVALHO, CAMILA PEREIRA DE FIGUEIREDO, LÚCIA MARIA DANTAS, MANOEL THIAGO NOGUEIRA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FILGUEIRA, JOÃO MARIA CARVALHO, CAMILA PEREIRA DE FIGUEIREDO, LÚCIA MARIA DANTAS, MANOEL THIAGO NOGUEIRA |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo avaliar uma metodologia de ensino orientada para projetos, utilizada na disciplina “Estatística Aplicada” na turma 3.77.1N do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do CEFET-RN. É proposta uma discussão em relação à metodologia aplicada a fim de se obter sugestões de melhoria, além de avaliar o grau de satisfação do aluno no que diz respeito à importância da referida disciplina para o curso. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos e pesquisas destinadas aos alunos que cursaram a disciplina. Em relação aos resultados alcançados, pode-se destacar uma melhora no aprendizado do aluno, na medida em que ele pôde se envolver com situações reais da sua área de atuação. Foi possível depreender da pesquisa que o modelo Pedagogia de Projetos é altamente viável e proporciona uma maior integração entre os alunos. Palavras-chave: pesquisa, questionário, metodologia, pedagogia de projetos, estatística, aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7 10.15628/holos.2007.7 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2007.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7/8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2007); 70-82 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616803504128 |