NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769 |
Resumo: | A luta e resistência popular pela terra é um marco na historicidade da sociedade brasileira. Pensar o campo é vislumbrar na sua contextura ações populares e dos movimentos sociais que lutaram pela terra, pelo direito social e político de pertencimento ao território rural. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a luta pela terra e as resistências dos povos do campo no cordel, pelo viés dos direitos humanos na perspectiva de educar o jovem do campo sobre a memória histórica deste espaço social. Nossa proposta é mostrar que é possível educar a juventude do campo, através dos cordéis, estes vistos como espaço de educar que ao serem utilizados na educação escolar, como conteúdo de aprendizagem desenvolvem discussões sobre a educação do campo, tendo como eixos norteadores a memória e escrita do campo contidas nos folhetos. O cordel, como constituinte de uma memória social nordestina e brasileira, traz marcas de produções de poetas populares, que nos textos poéticos, elaboraram suas visões do campo e compuseram uma escrita sobre o trajeto de homens e mulheres e a epopeia de suas experiências em comuns. Educar os jovens do campo a partir da memória e história dos povos do campo na escrita dos cordéis possibilita o diálogo de saberes e valores construídos no conhecimento vivencial dos poetas populares, é ensinar uma história, cuja narrativa se torna importante no aprendizado da juventude, educando pela valorização social, cultural e política com enfoque nos direitos humanos. PALAVRAS-CHAVE: Juventude, Cordel, Memória, Educação do Campo, Direitos humanos |
id |
IFRN-3_c0773429c1f28578049d36d4bf71eea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5769 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOSA luta e resistência popular pela terra é um marco na historicidade da sociedade brasileira. Pensar o campo é vislumbrar na sua contextura ações populares e dos movimentos sociais que lutaram pela terra, pelo direito social e político de pertencimento ao território rural. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a luta pela terra e as resistências dos povos do campo no cordel, pelo viés dos direitos humanos na perspectiva de educar o jovem do campo sobre a memória histórica deste espaço social. Nossa proposta é mostrar que é possível educar a juventude do campo, através dos cordéis, estes vistos como espaço de educar que ao serem utilizados na educação escolar, como conteúdo de aprendizagem desenvolvem discussões sobre a educação do campo, tendo como eixos norteadores a memória e escrita do campo contidas nos folhetos. O cordel, como constituinte de uma memória social nordestina e brasileira, traz marcas de produções de poetas populares, que nos textos poéticos, elaboraram suas visões do campo e compuseram uma escrita sobre o trajeto de homens e mulheres e a epopeia de suas experiências em comuns. Educar os jovens do campo a partir da memória e história dos povos do campo na escrita dos cordéis possibilita o diálogo de saberes e valores construídos no conhecimento vivencial dos poetas populares, é ensinar uma história, cuja narrativa se torna importante no aprendizado da juventude, educando pela valorização social, cultural e política com enfoque nos direitos humanos. PALAVRAS-CHAVE: Juventude, Cordel, Memória, Educação do Campo, Direitos humanosInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/576910.15628/holos.2017.5769HOLOS; v. 3 (2017); 176-1841807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aragão Araújo, Patrícia Cristinadas Neves, Gildivan Francisco2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5769Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS |
title |
NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS |
spellingShingle |
NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS de Aragão Araújo, Patrícia Cristina |
title_short |
NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS |
title_full |
NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS |
title_fullStr |
NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS |
title_full_unstemmed |
NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS |
title_sort |
NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS |
author |
de Aragão Araújo, Patrícia Cristina |
author_facet |
de Aragão Araújo, Patrícia Cristina das Neves, Gildivan Francisco |
author_role |
author |
author2 |
das Neves, Gildivan Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Aragão Araújo, Patrícia Cristina das Neves, Gildivan Francisco |
description |
A luta e resistência popular pela terra é um marco na historicidade da sociedade brasileira. Pensar o campo é vislumbrar na sua contextura ações populares e dos movimentos sociais que lutaram pela terra, pelo direito social e político de pertencimento ao território rural. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a luta pela terra e as resistências dos povos do campo no cordel, pelo viés dos direitos humanos na perspectiva de educar o jovem do campo sobre a memória histórica deste espaço social. Nossa proposta é mostrar que é possível educar a juventude do campo, através dos cordéis, estes vistos como espaço de educar que ao serem utilizados na educação escolar, como conteúdo de aprendizagem desenvolvem discussões sobre a educação do campo, tendo como eixos norteadores a memória e escrita do campo contidas nos folhetos. O cordel, como constituinte de uma memória social nordestina e brasileira, traz marcas de produções de poetas populares, que nos textos poéticos, elaboraram suas visões do campo e compuseram uma escrita sobre o trajeto de homens e mulheres e a epopeia de suas experiências em comuns. Educar os jovens do campo a partir da memória e história dos povos do campo na escrita dos cordéis possibilita o diálogo de saberes e valores construídos no conhecimento vivencial dos poetas populares, é ensinar uma história, cuja narrativa se torna importante no aprendizado da juventude, educando pela valorização social, cultural e política com enfoque nos direitos humanos. PALAVRAS-CHAVE: Juventude, Cordel, Memória, Educação do Campo, Direitos humanos |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769 10.15628/holos.2017.5769 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.5769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2017); 176-184 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623342424064 |