NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aragão Araújo, Patrícia Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: das Neves, Gildivan Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769
Resumo: A luta e resistência popular pela terra é um marco na historicidade da sociedade brasileira. Pensar o campo é vislumbrar na sua contextura ações populares e dos movimentos sociais que lutaram pela terra, pelo direito social e político de pertencimento ao território rural. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a luta pela terra e as resistências dos povos do campo no cordel, pelo viés dos direitos humanos na perspectiva de educar o jovem do campo sobre a memória histórica deste espaço social. Nossa proposta é mostrar que é possível educar a juventude do campo, através dos cordéis, estes vistos como espaço de educar que ao serem utilizados na educação escolar, como conteúdo de aprendizagem desenvolvem discussões sobre a educação do campo, tendo como eixos norteadores a memória e escrita do campo contidas nos folhetos.  O cordel, como constituinte de uma memória social nordestina e brasileira, traz marcas de produções de poetas populares, que nos textos poéticos, elaboraram suas visões do campo e compuseram uma escrita sobre o trajeto de homens e mulheres e a epopeia de suas experiências em comuns. Educar os jovens do campo a partir da memória e história dos povos do campo na escrita dos cordéis possibilita o diálogo de saberes e valores construídos no conhecimento vivencial dos poetas populares, é ensinar uma história, cuja narrativa se torna importante no aprendizado da juventude, educando pela valorização social, cultural e política com enfoque nos direitos humanos.  PALAVRAS-CHAVE: Juventude, Cordel, Memória, Educação do Campo, Direitos humanos
id IFRN-3_c0773429c1f28578049d36d4bf71eea0
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5769
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOSA luta e resistência popular pela terra é um marco na historicidade da sociedade brasileira. Pensar o campo é vislumbrar na sua contextura ações populares e dos movimentos sociais que lutaram pela terra, pelo direito social e político de pertencimento ao território rural. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a luta pela terra e as resistências dos povos do campo no cordel, pelo viés dos direitos humanos na perspectiva de educar o jovem do campo sobre a memória histórica deste espaço social. Nossa proposta é mostrar que é possível educar a juventude do campo, através dos cordéis, estes vistos como espaço de educar que ao serem utilizados na educação escolar, como conteúdo de aprendizagem desenvolvem discussões sobre a educação do campo, tendo como eixos norteadores a memória e escrita do campo contidas nos folhetos.  O cordel, como constituinte de uma memória social nordestina e brasileira, traz marcas de produções de poetas populares, que nos textos poéticos, elaboraram suas visões do campo e compuseram uma escrita sobre o trajeto de homens e mulheres e a epopeia de suas experiências em comuns. Educar os jovens do campo a partir da memória e história dos povos do campo na escrita dos cordéis possibilita o diálogo de saberes e valores construídos no conhecimento vivencial dos poetas populares, é ensinar uma história, cuja narrativa se torna importante no aprendizado da juventude, educando pela valorização social, cultural e política com enfoque nos direitos humanos.  PALAVRAS-CHAVE: Juventude, Cordel, Memória, Educação do Campo, Direitos humanosInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/576910.15628/holos.2017.5769HOLOS; v. 3 (2017); 176-1841807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aragão Araújo, Patrícia Cristinadas Neves, Gildivan Francisco2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5769Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS
title NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS
spellingShingle NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS
de Aragão Araújo, Patrícia Cristina
title_short NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS
title_full NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS
title_fullStr NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS
title_full_unstemmed NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS
title_sort NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS
author de Aragão Araújo, Patrícia Cristina
author_facet de Aragão Araújo, Patrícia Cristina
das Neves, Gildivan Francisco
author_role author
author2 das Neves, Gildivan Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Aragão Araújo, Patrícia Cristina
das Neves, Gildivan Francisco
description A luta e resistência popular pela terra é um marco na historicidade da sociedade brasileira. Pensar o campo é vislumbrar na sua contextura ações populares e dos movimentos sociais que lutaram pela terra, pelo direito social e político de pertencimento ao território rural. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a luta pela terra e as resistências dos povos do campo no cordel, pelo viés dos direitos humanos na perspectiva de educar o jovem do campo sobre a memória histórica deste espaço social. Nossa proposta é mostrar que é possível educar a juventude do campo, através dos cordéis, estes vistos como espaço de educar que ao serem utilizados na educação escolar, como conteúdo de aprendizagem desenvolvem discussões sobre a educação do campo, tendo como eixos norteadores a memória e escrita do campo contidas nos folhetos.  O cordel, como constituinte de uma memória social nordestina e brasileira, traz marcas de produções de poetas populares, que nos textos poéticos, elaboraram suas visões do campo e compuseram uma escrita sobre o trajeto de homens e mulheres e a epopeia de suas experiências em comuns. Educar os jovens do campo a partir da memória e história dos povos do campo na escrita dos cordéis possibilita o diálogo de saberes e valores construídos no conhecimento vivencial dos poetas populares, é ensinar uma história, cuja narrativa se torna importante no aprendizado da juventude, educando pela valorização social, cultural e política com enfoque nos direitos humanos.  PALAVRAS-CHAVE: Juventude, Cordel, Memória, Educação do Campo, Direitos humanos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769
10.15628/holos.2017.5769
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5769/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2017); 176-184
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623342424064