COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11560 |
Resumo: | Este ensaio tem como objetivo estabelecer uma possível relação de aprendizagem institucional e organizacional a de resposta social aos problemas ocasionados pela emergência sanitária de Covid-19, a partir da experiência brasileira de criação das chamadas novíssimas universidades federais. Nestas instituições, preponderou a participação e o engajamento para que pudessem ser formatadas a partir da lógica da educação regionalizada, como potencializadora de processos de desenvolvimento territorial. Essa relação teórico-reflexiva é construída a partir das considerações de Tenório (2020) e Giannella (2020) sobre os efeitos sociais da Covid-19 no que diz respeito à questão social acrescida, no que toca a uma necessária repactuação democrática, e à redefinição do Comum num mundo pós-pandêmico, respectivamente. Ao final, este ensaio propõe que a experiência das novíssimas universidades federais pode ser uma importante instrumentalização para a concretização de respostas aos questionamentos trazidos para esta contribuição. |
id |
IFRN-3_c3eac0ffa00781bc345830c5f9a92505 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11560 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM?Covid-19novíssimas universidades federaisquestão social acrescidacomummundo pós-pandêmico.Este ensaio tem como objetivo estabelecer uma possível relação de aprendizagem institucional e organizacional a de resposta social aos problemas ocasionados pela emergência sanitária de Covid-19, a partir da experiência brasileira de criação das chamadas novíssimas universidades federais. Nestas instituições, preponderou a participação e o engajamento para que pudessem ser formatadas a partir da lógica da educação regionalizada, como potencializadora de processos de desenvolvimento territorial. Essa relação teórico-reflexiva é construída a partir das considerações de Tenório (2020) e Giannella (2020) sobre os efeitos sociais da Covid-19 no que diz respeito à questão social acrescida, no que toca a uma necessária repactuação democrática, e à redefinição do Comum num mundo pós-pandêmico, respectivamente. Ao final, este ensaio propõe que a experiência das novíssimas universidades federais pode ser uma importante instrumentalização para a concretização de respostas aos questionamentos trazidos para esta contribuição.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1156010.15628/holos.2022.11560HOLOS; v. 2 (2022); 1-181807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11560/3337Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ives Romero Tavares doSantos, Cinthia Lima dos2022-10-27T13:44:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11560Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-10-27T13:44:03Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM? |
title |
COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM? |
spellingShingle |
COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM? Nascimento, Ives Romero Tavares do Covid-19 novíssimas universidades federais questão social acrescida comum mundo pós-pandêmico. |
title_short |
COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM? |
title_full |
COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM? |
title_fullStr |
COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM? |
title_full_unstemmed |
COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM? |
title_sort |
COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM? |
author |
Nascimento, Ives Romero Tavares do |
author_facet |
Nascimento, Ives Romero Tavares do Santos, Cinthia Lima dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cinthia Lima dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ives Romero Tavares do Santos, Cinthia Lima dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 novíssimas universidades federais questão social acrescida comum mundo pós-pandêmico. |
topic |
Covid-19 novíssimas universidades federais questão social acrescida comum mundo pós-pandêmico. |
description |
Este ensaio tem como objetivo estabelecer uma possível relação de aprendizagem institucional e organizacional a de resposta social aos problemas ocasionados pela emergência sanitária de Covid-19, a partir da experiência brasileira de criação das chamadas novíssimas universidades federais. Nestas instituições, preponderou a participação e o engajamento para que pudessem ser formatadas a partir da lógica da educação regionalizada, como potencializadora de processos de desenvolvimento territorial. Essa relação teórico-reflexiva é construída a partir das considerações de Tenório (2020) e Giannella (2020) sobre os efeitos sociais da Covid-19 no que diz respeito à questão social acrescida, no que toca a uma necessária repactuação democrática, e à redefinição do Comum num mundo pós-pandêmico, respectivamente. Ao final, este ensaio propõe que a experiência das novíssimas universidades federais pode ser uma importante instrumentalização para a concretização de respostas aos questionamentos trazidos para esta contribuição. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11560 10.15628/holos.2022.11560 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11560 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2022.11560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11560/3337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2022); 1-18 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625716400128 |