PROJETO DE CORREIAS TRANSPORTADORAS: UM ESTUDO COMPUTACIONAL DE COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS CEMA E PRÁTICO
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1780 |
Resumo: | Para o projeto de correias transportadoras, são comumente empregados dois métodos: Método Prático e Método CEMA (Conveyor Equipment Manufacture Association). O Método Prático, mais simplificado, aplica-se a transportadores simples e de pequena capacidade. Neste, calcula-se primeiramente a potência necessária para o transporte e, a partir desta, as tensões na correia. O método CEMA, mais sofisticado, é aplicável a transportadores de vários lances, curtos ou longos, onde calcula-se inicialmente as tensões em cada lance da correia, e, após isto, calcula-se a potência de acionamento. Com isto, um dos objetivos do presente trabalho foi a criação de um programa computacional, o qual realiza o projeto de correias transportadoras através dos métodos Prático e CEMA. Por meio deste programa, foram realizadas simulações para os materiais: rocha fosfática e minério de ferro (itabiritos) para diferentes configurações de correias transportadoras. Como dados de saída do programa, tem-se as seguintes especificações de projeto: largura da correia, distância do material à borda da correia, capacidade mássica, velocidade da correia e potência do motor. Tanto o Método Prático quanto o Método CEMA se mostraram de suma importância para o projeto de correias transportadoras, sendo o primeiro de grande valia na estimativa inicial de um projeto, enquanto o outro, apesar da maior complexidade, é o mais recomendado para o projeto final de correias transportadoras. |
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PROJETO DE CORREIAS TRANSPORTADORAS: UM ESTUDO COMPUTACIONAL DE COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS CEMA E PRÁTICOPara o projeto de correias transportadoras, são comumente empregados dois métodos: Método Prático e Método CEMA (Conveyor Equipment Manufacture Association). O Método Prático, mais simplificado, aplica-se a transportadores simples e de pequena capacidade. Neste, calcula-se primeiramente a potência necessária para o transporte e, a partir desta, as tensões na correia. O método CEMA, mais sofisticado, é aplicável a transportadores de vários lances, curtos ou longos, onde calcula-se inicialmente as tensões em cada lance da correia, e, após isto, calcula-se a potência de acionamento. Com isto, um dos objetivos do presente trabalho foi a criação de um programa computacional, o qual realiza o projeto de correias transportadoras através dos métodos Prático e CEMA. Por meio deste programa, foram realizadas simulações para os materiais: rocha fosfática e minério de ferro (itabiritos) para diferentes configurações de correias transportadoras. Como dados de saída do programa, tem-se as seguintes especificações de projeto: largura da correia, distância do material à borda da correia, capacidade mássica, velocidade da correia e potência do motor. Tanto o Método Prático quanto o Método CEMA se mostraram de suma importância para o projeto de correias transportadoras, sendo o primeiro de grande valia na estimativa inicial de um projeto, enquanto o outro, apesar da maior complexidade, é o mais recomendado para o projeto final de correias transportadoras.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/178010.15628/holos.2014.1780HOLOS; v. 3 (2014); 358-3691807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1780/pdf_41Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmâncio Malagoni, RicardoSantos, Dyrney Araújo dos2022-05-01T20:33:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1780Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:33:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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