“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11347 |
Resumo: | Compreender o pensamento de Francisco Lins (1866-1933) quanto à educação profissional é o objetivo deste trabalho. O assunto foi tratado em crônicas do intelectual mineiro, hoje relegado ao esquecimento, mas que outrora destacou-se nas esferas em que atuou. Debruço-me nesta investigação sobre essas produções a fim de entender as ideias que desenvolveu sobre o tema da educação profissional. Trabalho com a perspectiva de Roger Chartier (1990) de que a compreensão de qualquer texto depende da maneira como chega ao leitor. Desse modo, busco entender o uso, a materialidade e o suporte em que os textos circularam. A partir da análise, percebo que, em um primeiro momento, o interesse do educador era tratar o ensino profissional-agrícola, engajado nas ideias do movimento ruralista, que pregava uma formação para o trabalho e o desenvolvimento do país, considerando-o como "essencialmente agrícola". Posteriormente, inserido no contexto de reformas educativas dos anos 1920, influenciado pelas ideias escolanovistas, pensa a educação profissional associada ao ensino prático das instituições primárias, visando à identificação de aptidões e orientação profissional. Nessa formulação, os professores teriam um papel fundamental, sendo a formação desses profissionais também tratada em seus textos. |
id |
IFRN-3_d50b565138bc57b1fbbc03cee014db70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11347 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINSViagensEscola NovaInstitut Jean-Jacques RousseaucrônicasHistória da Educação.Compreender o pensamento de Francisco Lins (1866-1933) quanto à educação profissional é o objetivo deste trabalho. O assunto foi tratado em crônicas do intelectual mineiro, hoje relegado ao esquecimento, mas que outrora destacou-se nas esferas em que atuou. Debruço-me nesta investigação sobre essas produções a fim de entender as ideias que desenvolveu sobre o tema da educação profissional. Trabalho com a perspectiva de Roger Chartier (1990) de que a compreensão de qualquer texto depende da maneira como chega ao leitor. Desse modo, busco entender o uso, a materialidade e o suporte em que os textos circularam. A partir da análise, percebo que, em um primeiro momento, o interesse do educador era tratar o ensino profissional-agrícola, engajado nas ideias do movimento ruralista, que pregava uma formação para o trabalho e o desenvolvimento do país, considerando-o como "essencialmente agrícola". Posteriormente, inserido no contexto de reformas educativas dos anos 1920, influenciado pelas ideias escolanovistas, pensa a educação profissional associada ao ensino prático das instituições primárias, visando à identificação de aptidões e orientação profissional. Nessa formulação, os professores teriam um papel fundamental, sendo a formação desses profissionais também tratada em seus textos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1134710.15628/holos.2020.11347HOLOS; v. 8 (2020); 1-111807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11347/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daise Silva dos2022-05-01T19:14:38Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11347Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:14:38Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS |
title |
“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS |
spellingShingle |
“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS Santos, Daise Silva dos Viagens Escola Nova Institut Jean-Jacques Rousseau crônicas História da Educação. |
title_short |
“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS |
title_full |
“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS |
title_fullStr |
“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS |
title_full_unstemmed |
“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS |
title_sort |
“AO CORRER DA PENA”: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS |
author |
Santos, Daise Silva dos |
author_facet |
Santos, Daise Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daise Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Viagens Escola Nova Institut Jean-Jacques Rousseau crônicas História da Educação. |
topic |
Viagens Escola Nova Institut Jean-Jacques Rousseau crônicas História da Educação. |
description |
Compreender o pensamento de Francisco Lins (1866-1933) quanto à educação profissional é o objetivo deste trabalho. O assunto foi tratado em crônicas do intelectual mineiro, hoje relegado ao esquecimento, mas que outrora destacou-se nas esferas em que atuou. Debruço-me nesta investigação sobre essas produções a fim de entender as ideias que desenvolveu sobre o tema da educação profissional. Trabalho com a perspectiva de Roger Chartier (1990) de que a compreensão de qualquer texto depende da maneira como chega ao leitor. Desse modo, busco entender o uso, a materialidade e o suporte em que os textos circularam. A partir da análise, percebo que, em um primeiro momento, o interesse do educador era tratar o ensino profissional-agrícola, engajado nas ideias do movimento ruralista, que pregava uma formação para o trabalho e o desenvolvimento do país, considerando-o como "essencialmente agrícola". Posteriormente, inserido no contexto de reformas educativas dos anos 1920, influenciado pelas ideias escolanovistas, pensa a educação profissional associada ao ensino prático das instituições primárias, visando à identificação de aptidões e orientação profissional. Nessa formulação, os professores teriam um papel fundamental, sendo a formação desses profissionais também tratada em seus textos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11347 10.15628/holos.2020.11347 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11347 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.11347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11347/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2020); 1-11 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625690185728 |