ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Matos Paz, José Eduardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Curbelo Garnica, Alfredo Ismael, Curbelo, Fabíola Dias da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7544
Resumo: Neste estudo, avaliou-se a capacidade do bagaço de cana de açúcar, modificado quimicamente, para a retenção de íons metálicos de chumbo. A modificação refere-se a um tratamento com ácido sulfúrico (1,0 molL-1) que leva à reação de grupos carboxilato com a celulose da biomassa. As soluções sintéticas de efluente foram preparadas a partir do nitrato de chumbo (Pb(NO3)2), obtendo concentrações de 2 a 80 mgL-1 do metal. Os ensaios de adsorção foram desenvolvidos pelo método do banho finito. Estes experimentos foram realizados nas temperaturas de 30, 45 e 60 0C com tempo de equilíbrio de 24 horas. A solução remanescente foi analisada por técnica de espectrofotometria para determinação da concentração do metal. Os resultados experimentais mostraram a maior capacidade de adsorção foi alcançada para a temperatura de 30 0C, sendo de aproximadamente 4,8 mg de metal adsorvido por grama de adsorvente. O modelo de Langmuir foi o que que melhor descreveu o processo de adsorção, sendo o de Freundlich não significativo estatisticamente. Da analises dos parâmetros termodinâmicos foi possível constatar o caráter exotérmico do processo estudado,o que condiz com os melhores resultados obtidos para a adsorção do chumbo que foram apresentados para a menor temperatura estudada (30 0C). O sistema também indicou ser um processo espontâneo, através dos valores negativos obtidos para a energia libre de Gibbs e ser configurado como uma adsorção física dado o valor obtido para a entalpia do processo, aproximadamente -7,55 KJ/Kmol.
id IFRN-3_d82b162f4d4dcfc6c34f32f3021e8d76
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/7544
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADOadsorçãobagaço de cana de açúcarchumbomodelo de LangmuirNeste estudo, avaliou-se a capacidade do bagaço de cana de açúcar, modificado quimicamente, para a retenção de íons metálicos de chumbo. A modificação refere-se a um tratamento com ácido sulfúrico (1,0 molL-1) que leva à reação de grupos carboxilato com a celulose da biomassa. As soluções sintéticas de efluente foram preparadas a partir do nitrato de chumbo (Pb(NO3)2), obtendo concentrações de 2 a 80 mgL-1 do metal. Os ensaios de adsorção foram desenvolvidos pelo método do banho finito. Estes experimentos foram realizados nas temperaturas de 30, 45 e 60 0C com tempo de equilíbrio de 24 horas. A solução remanescente foi analisada por técnica de espectrofotometria para determinação da concentração do metal. Os resultados experimentais mostraram a maior capacidade de adsorção foi alcançada para a temperatura de 30 0C, sendo de aproximadamente 4,8 mg de metal adsorvido por grama de adsorvente. O modelo de Langmuir foi o que que melhor descreveu o processo de adsorção, sendo o de Freundlich não significativo estatisticamente. Da analises dos parâmetros termodinâmicos foi possível constatar o caráter exotérmico do processo estudado,o que condiz com os melhores resultados obtidos para a adsorção do chumbo que foram apresentados para a menor temperatura estudada (30 0C). O sistema também indicou ser um processo espontâneo, através dos valores negativos obtidos para a energia libre de Gibbs e ser configurado como uma adsorção física dado o valor obtido para a entalpia do processo, aproximadamente -7,55 KJ/Kmol.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/754410.15628/holos.2018.7544HOLOS; v. 8 (2018); 3-181807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7544/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Matos Paz, José EduardoCurbelo Garnica, Alfredo IsmaelCurbelo, Fabíola Dias da Silva2022-05-01T19:29:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7544Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:29:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADO
title ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADO
spellingShingle ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADO
De Matos Paz, José Eduardo
adsorção
bagaço de cana de açúcar
chumbo
modelo de Langmuir
title_short ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADO
title_full ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADO
title_fullStr ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADO
title_full_unstemmed ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADO
title_sort ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR ATIVADO
author De Matos Paz, José Eduardo
author_facet De Matos Paz, José Eduardo
Curbelo Garnica, Alfredo Ismael
Curbelo, Fabíola Dias da Silva
author_role author
author2 Curbelo Garnica, Alfredo Ismael
Curbelo, Fabíola Dias da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Matos Paz, José Eduardo
Curbelo Garnica, Alfredo Ismael
Curbelo, Fabíola Dias da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv adsorção
bagaço de cana de açúcar
chumbo
modelo de Langmuir
topic adsorção
bagaço de cana de açúcar
chumbo
modelo de Langmuir
description Neste estudo, avaliou-se a capacidade do bagaço de cana de açúcar, modificado quimicamente, para a retenção de íons metálicos de chumbo. A modificação refere-se a um tratamento com ácido sulfúrico (1,0 molL-1) que leva à reação de grupos carboxilato com a celulose da biomassa. As soluções sintéticas de efluente foram preparadas a partir do nitrato de chumbo (Pb(NO3)2), obtendo concentrações de 2 a 80 mgL-1 do metal. Os ensaios de adsorção foram desenvolvidos pelo método do banho finito. Estes experimentos foram realizados nas temperaturas de 30, 45 e 60 0C com tempo de equilíbrio de 24 horas. A solução remanescente foi analisada por técnica de espectrofotometria para determinação da concentração do metal. Os resultados experimentais mostraram a maior capacidade de adsorção foi alcançada para a temperatura de 30 0C, sendo de aproximadamente 4,8 mg de metal adsorvido por grama de adsorvente. O modelo de Langmuir foi o que que melhor descreveu o processo de adsorção, sendo o de Freundlich não significativo estatisticamente. Da analises dos parâmetros termodinâmicos foi possível constatar o caráter exotérmico do processo estudado,o que condiz com os melhores resultados obtidos para a adsorção do chumbo que foram apresentados para a menor temperatura estudada (30 0C). O sistema também indicou ser um processo espontâneo, através dos valores negativos obtidos para a energia libre de Gibbs e ser configurado como uma adsorção física dado o valor obtido para a entalpia do processo, aproximadamente -7,55 KJ/Kmol.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7544
10.15628/holos.2018.7544
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7544
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.7544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7544/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2018); 3-18
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624547237888