INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DEMANDAS DE DEMOCRATIZAÇÃO E PARCERIA COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Edgleuma de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2192
Resumo: Este artigo analisa a política de expansão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no tocante a criação dos Núcleos Avançadas de Educação Superior (NAES), que ampliou a interiorização da educação superior em diversos municípios do Estado por meio de parceria com os poderes públicos municipais. O recorte da pesquisa é referente ao período de 2002 a 2010. Nosso estudo tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A metodologia envolveu a revisão bibliográfica da literatura e pesquisa documental, através da análise de documentos oficiais referentes à legislação e documentos institucionais. Os resultados apontaram que a expansão por meio dos NAES, ampliou o acesso ao ensino superior em diferentes municípios do Estado, mas ainda apresenta limitações nas condições de oferta do ensino superior. Essa política de expansão da UERN ainda precisa de ações que a qualifiquem no sentido da efetiva democratização, em contraponto às demandas imediatas e à tutela dos executivos municipais.
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