"EU SOU O QUE VISTO": ESTILO, IDENTIDADE E IMAGEM DE JOVENS EXECUTIVAS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6865 |
Resumo: | Buscamos no presente trabalho analisar as relações entre imagem, identidade e estilo, para jovens executivas de Belo Horizonte, por meio de uma pesquisa qualitativa baseada em entrevista semiestruturadas. Assim, discutimos teoricamente sobre a relação entre identidade, imagem e estilo, acerca da influência da aparência no ambiente corporativo e acerca das mulheres nas organizações. Seus estilos atuam espelhando suas identidades, bem como seu posicionamento de maneira destacada dentro de seu contexto profissional. Também lhes confere status e poder demonstrando seu comprometimento com a organização e distinção social, além de ser também uma forma de combater o preconceito de gênero no trabalho. Concluímos, portanto, que a escolha de roupas ultrapassa elementos estéticos, envolvendo aspectos identitários, simbólicos, contextuais bem como a projeção de uma dada imagem e, destarte, um verdadeiro gerenciamento do guarda-roupa. |
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"EU SOU O QUE VISTO": ESTILO, IDENTIDADE E IMAGEM DE JOVENS EXECUTIVASBuscamos no presente trabalho analisar as relações entre imagem, identidade e estilo, para jovens executivas de Belo Horizonte, por meio de uma pesquisa qualitativa baseada em entrevista semiestruturadas. Assim, discutimos teoricamente sobre a relação entre identidade, imagem e estilo, acerca da influência da aparência no ambiente corporativo e acerca das mulheres nas organizações. Seus estilos atuam espelhando suas identidades, bem como seu posicionamento de maneira destacada dentro de seu contexto profissional. Também lhes confere status e poder demonstrando seu comprometimento com a organização e distinção social, além de ser também uma forma de combater o preconceito de gênero no trabalho. Concluímos, portanto, que a escolha de roupas ultrapassa elementos estéticos, envolvendo aspectos identitários, simbólicos, contextuais bem como a projeção de uma dada imagem e, destarte, um verdadeiro gerenciamento do guarda-roupa.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/686510.15628/holos.2020.6865HOLOS; v. 1 (2021); 1-181807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6865/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Danielle Kuhlmann DuarteSaraiva, Luiz AlexCaproni Neto, Henrique Luiz2022-04-29T11:02:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6865Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:02:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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