BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Francisca Belkise de Freitas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Marcos Vinícios de Oliveira, Barbosa, Erineudo Moreira, Bertini, Luciana Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1015
Resumo: O jogo visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Desta forma, reconhecendo a relevância deste recurso tão importante, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo, intitulado “Bingo Químico”, para auxiliar o ensino das fórmulas e nomenclatura dos compostos. Antes da aplicação do jogo foi ministrada uma aula teórica sobre o assunto em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem. Em seguida, o jogo foi aplicado com 37 alunos da 2ª série do ensino médio técnico integrado em Biocombustível do IFRN câmpus Apodi. Após a aplicação do jogo, foi aplicado um teste de sondagem e um levantamento de dados para saber como foi à aceitação do jogo. A dinâmica ocorreu como um bingo tradicional, porém não foram sorteados números, e sim os nomes dos compostos. Os resultados obtidos pela análise dos dados coletados do teste de sondagem após o jogo foram satisfatórios. O percentual de notas abaixo e acima de 6,0 foram respectivamente 32% e 68%, tendo uma melhora de 14% com relação ao teste de sondagem antes do jogo. O jogo Bingo Químico mostrou ser um recurso lúdico válido, tornando o ensino de Química no ensino médio mais contextualizado, interessante e divertido.
id IFRN-3_deeba489d8f9ae6951e07bcec7b71d44
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1015
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOSO jogo visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Desta forma, reconhecendo a relevância deste recurso tão importante, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo, intitulado “Bingo Químico”, para auxiliar o ensino das fórmulas e nomenclatura dos compostos. Antes da aplicação do jogo foi ministrada uma aula teórica sobre o assunto em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem. Em seguida, o jogo foi aplicado com 37 alunos da 2ª série do ensino médio técnico integrado em Biocombustível do IFRN câmpus Apodi. Após a aplicação do jogo, foi aplicado um teste de sondagem e um levantamento de dados para saber como foi à aceitação do jogo. A dinâmica ocorreu como um bingo tradicional, porém não foram sorteados números, e sim os nomes dos compostos. Os resultados obtidos pela análise dos dados coletados do teste de sondagem após o jogo foram satisfatórios. O percentual de notas abaixo e acima de 6,0 foram respectivamente 32% e 68%, tendo uma melhora de 14% com relação ao teste de sondagem antes do jogo. O jogo Bingo Químico mostrou ser um recurso lúdico válido, tornando o ensino de Química no ensino médio mais contextualizado, interessante e divertido.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/101510.15628/holos.2012.1015HOLOS; v. 6 (2012); 124-1301807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1015/619Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Francisca Belkise de FreitasCosta, Marcos Vinícios de OliveiraBarbosa, Erineudo MoreiraBertini, Luciana Medeiros2022-05-01T20:37:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1015Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:37:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS
title BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS
spellingShingle BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS
Moreira, Francisca Belkise de Freitas
title_short BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS
title_full BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS
title_fullStr BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS
title_full_unstemmed BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS
title_sort BINGO QUÍMICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO FÓRMULAS E NOMENCLATURAS DOS COMPOSTOS
author Moreira, Francisca Belkise de Freitas
author_facet Moreira, Francisca Belkise de Freitas
Costa, Marcos Vinícios de Oliveira
Barbosa, Erineudo Moreira
Bertini, Luciana Medeiros
author_role author
author2 Costa, Marcos Vinícios de Oliveira
Barbosa, Erineudo Moreira
Bertini, Luciana Medeiros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Francisca Belkise de Freitas
Costa, Marcos Vinícios de Oliveira
Barbosa, Erineudo Moreira
Bertini, Luciana Medeiros
description O jogo visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Desta forma, reconhecendo a relevância deste recurso tão importante, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo, intitulado “Bingo Químico”, para auxiliar o ensino das fórmulas e nomenclatura dos compostos. Antes da aplicação do jogo foi ministrada uma aula teórica sobre o assunto em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem. Em seguida, o jogo foi aplicado com 37 alunos da 2ª série do ensino médio técnico integrado em Biocombustível do IFRN câmpus Apodi. Após a aplicação do jogo, foi aplicado um teste de sondagem e um levantamento de dados para saber como foi à aceitação do jogo. A dinâmica ocorreu como um bingo tradicional, porém não foram sorteados números, e sim os nomes dos compostos. Os resultados obtidos pela análise dos dados coletados do teste de sondagem após o jogo foram satisfatórios. O percentual de notas abaixo e acima de 6,0 foram respectivamente 32% e 68%, tendo uma melhora de 14% com relação ao teste de sondagem antes do jogo. O jogo Bingo Químico mostrou ser um recurso lúdico válido, tornando o ensino de Química no ensino médio mais contextualizado, interessante e divertido.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1015
10.15628/holos.2012.1015
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1015
identifier_str_mv 10.15628/holos.2012.1015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1015/619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2012); 124-130
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619230957568