O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2016.5079 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5079 |
Resumo: | Este trabalho traça um panorama da situação dos Mestrados Profissionais (MP) da área de Ensino no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Por meio das ferramentas de pesquisa bibliográfica e documental, realizamos este estudo de natureza quantitativa no qual foram analisados os dados dos programas de pós-graduação em funcionamento no país. A área de Ensino criada em 2000, é a que mais possui programas de Mestrado Profissional, 56% do total de seus programas são dessa modalidade, e os dados mostram que a procura por cursos desse tipo continua a crescer. Diante dessa expansão, verificamos o impacto da regulamentação dos Mestrados Profissionais pela Portaria CAPES/MEC nº 17 de 2009, analisando as propostas de cursos novos antes e depois dessa data. Comparamos os programas acadêmicos e os profissionais da área quanto a produtividade técnica, o percentual de propostas de cursos novos e programas existentes, verificando os fatores limitantes para sua implantação e o seu desempenho nas reavaliações periódicas. Verificamos que os mestrados profissionais vêm crescendo em quantidade e qualidade, mas ainda tem menor produtividade científica em comparação com os programas acadêmicos. |
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O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINOMestrado ProfissionalEnsinoSistema Nacional de Pós-GraduaçãoAvaliação da Pós-GraduaçãoEste trabalho traça um panorama da situação dos Mestrados Profissionais (MP) da área de Ensino no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Por meio das ferramentas de pesquisa bibliográfica e documental, realizamos este estudo de natureza quantitativa no qual foram analisados os dados dos programas de pós-graduação em funcionamento no país. A área de Ensino criada em 2000, é a que mais possui programas de Mestrado Profissional, 56% do total de seus programas são dessa modalidade, e os dados mostram que a procura por cursos desse tipo continua a crescer. Diante dessa expansão, verificamos o impacto da regulamentação dos Mestrados Profissionais pela Portaria CAPES/MEC nº 17 de 2009, analisando as propostas de cursos novos antes e depois dessa data. Comparamos os programas acadêmicos e os profissionais da área quanto a produtividade técnica, o percentual de propostas de cursos novos e programas existentes, verificando os fatores limitantes para sua implantação e o seu desempenho nas reavaliações periódicas. Verificamos que os mestrados profissionais vêm crescendo em quantidade e qualidade, mas ainda tem menor produtividade científica em comparação com os programas acadêmicos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/507910.15628/holos.2016.5079HOLOS; v. 8 (2016); 318-3371807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5079/pdfCopyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Priscila Albertasse DutraDel Pino, José Cláudio2022-05-01T20:19:46Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5079Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:19:46Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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